Adecco Psicotécnicos

Traduzi de espanhol para português o seguinte texto sobre como fazer testes psicotécnicos do blog Addeco. Psicotécnicos, psicológicos, dicas e sugestões para quem vai fazer este tipo de testes, sobretudo se for a primeira vez. Pode ler o texto original na seguinte página: Qué son los test psicotécnicos e como enfrentarlos , assim como outros artigos interessantes com dicas sobre emprego, produtividade, criatividade, convivência no ambiente de trabalho, etc.

O que são os testes psicotécnicos e como os encarar

Os testes psicotécnicos são um recurso frequente em alguns processos de seleção de pessoal. A ideia é obter, a partir de alguns exercícios padronizados, um perfil psicológico mais ou menos geral dos candidatos.

Por serem provas pouco conhecidas, costumam gerar muita ansiedade entre os participantes e por vezes, esta acaba por causar equívocos facilmente evitáveis. Não há forma de conhecer todos os testes mas é possível encontrar alguns na internet e usá-los para praticar. Alguns especialistas afirmam que o hábito de realizar este tipo de exercícios facilita bastante a sua aprovação.

Em primeiro lugar, não se deve deixar surpreender. Se você nunca fez um teste psicotécnico antes, comece a praticar agora. A primeira vez que alguém enfrenta um teste deste tipo pode ser desconcertante. É melhor conhecer perfeitamente o tipo de exercício que irá ter de fazer pois isto permitirá poupar tempo para entender a lógica do mesmo.

No momento do exame, faça uma primeira leitura geral. Desta maneira, saberá aproximadamente qual o conteúdo e o tempo requerido para cada exercício. Assim será mais fácil organizar-se e concentrar-se em cada item em particular.

Antes de começar a resolver o teste, leia atentamente as instruções. Assegure-se de conhecer perfeitamente o que está sendo pedido, especialmente no caso de se tratar de exames com correção por leitura óptica, onde um erro anulará automaticamente toda a resposta.

Não perca demasiado tempo com os exercícios difíceis, avance e se tiver tempo de sobra volte a eles. Muitas vezes as respostas erradas descontam pontuação, pelo que é preferível não as responder do que responder incorretamente. Não desanime se não conseguir completar todos os exercícios, em geral não é essa a finalidade do exame.

Nas perguntas sobre personalidade, não minta nem tente dar uma imagem diferente da verdadeira. Recorde que estas provas estão pensadas para construir um perfil psicológico, as respostas falsas podem ser reconhecidas com relativa facilidade e em geral se forem encontradas incongruências nas suas respostas, os restantes exercícios serão anulados.

Finalmente, tal como acontece quando vai a uma entrevista de emprego, descanse corretamente, chegue com tempo suficiente para se ambientar e permanecer tranquilo. E, acima de tudo, confie em si mesmo, esta é a regra de ouro não escrita que o fará avançar com firmeza nos testes e fundamentalmente na vida.

Leia também testes lógicos psicotécnicos online .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.