Antena Para Internet Via Satélite

Hoje vou partilhar algumas imagens da antena para Internet via satélite Tooway que encontrei na Internet. Para quem chegou tarde a Internet via satélite é uma forma de poder usar a rede global em áreas onde não existe nenhuma outra forma de aceder à Internet ou simplesmente como alternativa a outros tipos de acesso e com boas velocidades (na Tooway até 10 Mbps dependendo do tarifário escolhido), embora o custo seja mais alto se compararmos os limites de velocidades, volumes de tráfego, e custos de instalação e dos equipamentos da Internet por satélite com os outros tipos de acesso.

Imagens da antena para Internet via satélite Tooway

 

Antena para internet via Satélite Tooway e Modem

 

Na imagem acima uma antena para internet via satélite da Tooway e respectivo modem. Há empresas distribuidoras que vendem kits de auto-instalação que o próprio cliente pode montar evitando assim os custos de deslocação de um técnico, mas a não ser que seja experiente a instalar antenas parabólicas é recomendável que a instalação seja feita pelo técnico pois a antena deverá ficar perfeitamente alinhada com o satélite para uma boa recepção do sinal.

Antena para internet via satélite tooway em telhado

Na imagem acima uma antena de satélite Tooway montada num mastro ao lado do telhado. A antena deve sempre sem montada de forma a ter uma visão desobstruída com o satélite. Árvores altas e outros tipos de obstáculos poderão prejudicar a recepção do sinal. Dito isto, há quem garante conseguir boa captação mesmo com antenas interiores, mas regra geral e desde que não existam impedimentos (por exemplo por as antenas de satélite serem consideradas inestéticas pela vizinhança) é sempre preferível fazer uma instalação exterior.

 

Antena satélite tooway - detalhe ângulo de rotação

Aqui um detalhe do ângulo de rotação da antena. Depois de montada pode usar uma chave apropriada para rodar o parafuso que ajusta a inclinação da antena. Também pode usar um nível para verificar o ângulo certo, há modelos diferentes com o parafuso de ajuste na parte de trás por exemplo então o da imagem é apenas um exemplo. Também há equipamentos para verificar a recepção de sinal enquanto se instala a antena.

Antena Tooway em suporte no chão

Acima uma antena Tooway montada num suporte no chão. As antenas Tooway podem ser compradas com ou sem suporte, e há vários tipos de suporte diferente, desde o suporte básico para aparafusar na parede, até suportes para colocar no chão, e mastros para colocar em bases de cimento. Em todos os casos a antena deverá ficar estável e no caso dos suportes para o chão que podem ser movidos em qualquer momento é boa ideia colocar pesos nos pés deles para que a antena permaneça estável. Por motivos estéticos também pode ser preferível manter a antena baixa para que não seja vista da rua por exemplo.

Antena satélite Tooway em mastro

E para terminar, esta imagem de uma antena satélite Tooway num mastro no terraço de um prédio. Quando instalada em moradias ou habitações de um só andar podem observar-se algumas regras básicas durante a instalação: a antena deve ficar sempre com visão directa para o satélite sem obstáculos; não é necessário colocá-la muito elevada até para que seja mais fácil de limpar e alcançar do chão por exemplo para limpar neve acumulada na antena durante o inverno; mas também não deve ser colocada muito baixa de forma a que o sinal possa ser bloqueado por pessoas que passem em frente a ela. Cada caso é um caso, mas podendo fazê-lo e se se pretender usá-la apenas numa localização fixa o ideal é montar o prato na parede a uns três ou quatro metros do chão.

36 thoughts on “Antena Para Internet Via Satélite”

  1. Moro na zona rural tenho internet via rádio mas o sinal é ruim a maensalidade é de R$45,00 por mês,qual o custo que eu terei adquirindo a antena satélite Tooway.

  2. nosso pais é muito atrazado vivemos na idade da pedra lascada, e veja que somos o 2º no rancke que mais acessa a REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, ja pensou se não acessamos a rede ???? rrsrsrsrsrsrs esse é o nosso pais as empresa querem investir mas os governos não deicham

  3. Olá

    Tenho interese em está adquirindo uma antena para internete via satelite, preciso saber os preços e potência das mesma.

  4. Gostaria de saber quanto custa a antena completa e se vem o manual em portugues e principalmente se ela ja pega aqui no brasil

  5. hola eu morava na espanha simplesmente chamei um tcnico ele instalou a antena na posicao que pegava canais do brasil e eu nao tinha nenhum custo so pagei a instalacao, como posso intalar aqui, sendo que tenho o mesmo receptor que usava la sen custo mensal e possivel ?

    1. Pode ver no site http://www.satinternet.com/pt/tarifarios os preços atualizados da antena tooway e demais equipamentos. No entanto se optar por qualquer dos “tarifários base” com a opção aluguer gratuito não paga nada pela antena nem pelo modem, apenas pagará a mensalidade de internet.

      Sobre se funciona, a vantagem de ter internet via satélite é que funciona em todo o lado sem problemas de cobertura (como no caso do 3G / 4G) e sem o problema de baixa velocidade constante devido à distância com a central no caso do ADSL (para quem estiver longe da central obviamente). Deverá ter quase toda a velocidade contratada. A antena deve ficar perfeitamente montada e apontada para minimizar perdas na ligação e oscilações no caso de vento.

      A desvantagem deste tipo de serviço é a latência ou ping que é o tempo de resposta do servidor devido à enorme distância a que está o satélite. Na prática isto significa que ao abrir um site ele demorará sempre um pouco a começar a abrir mas depois carrega todo o conteúdo quase instantaneamente mesmo em sites mais “pesados”. Devido à latência não é um bom serviço para determinados jogos online por exemplo.

      É um óptimo serviço quem quer velocidade e tráfego sem os limites apertados das ligações móveis e para quem vive frustrado com baixa ligação no ADSL. Alguns tarifários tooway incluem tráfego ilimitado noturno das 23h às 07h.

      A internet tooway está disponível para Portugal (Europa e norte de África), não está disponível para o Brasil.

      1. Esse serviço de internet via satélite Tooway não funciona no Brasil, apenas Europa e norte de África. Sugiro pesquisar na net: internet via satélite brasil.
        Aí você encontra, entre outros, a RuralWeb – Internet via satélite para fazendas e área rural que pode ser o que você está procurando, a Ragio – Internet banda larga via satélite, a Neger Telecom, etc.

  6. estou interessado em uma antena pra internet so queria saber como funciona e quanto custa e se pega em qualquer lugar mesmo no interior qual o tipo de mensalidade

  7. Estou interessada em adquirir uma antena para internete via satelite, moro num sitio em Minas Gerais.
    Favor mandar preço do produto, instalaçao e dos planos.
    Obrigada

  8. Gostaria de saber maiores informações Resido em área rural e gostaria de maiores informações! Quanto ao preço e se há mais algum valor a ser cobrado sinal e etc.

    Att,
    Zenaidy

        1. Internet via satélite para o Brasil: Veja nas páginas abaixo se tem cobertura satélite na sua região.

          Lembrando que, apesar das vantagens da Internet via satélite referidas no texto (cobertura mesmo em áreas rurais, boa velocidade, etc), a desvantagem é o tempo de resposta (“lag”) devido à distância a que está o satélite. Na prática, você sempre terá de esperar vários segundos entre clicar em alguma coisa e obter resposta.

          Por exemplo, para abrir uma página de um site, você clica, espera vários segundos (5 ou mais), depois a página abre. Dica: para contornar esta situação, adquira o hábito de abrir novas páginas em abas no navegador em vez de as abrir na mesma aba. Assim, elas vão abrindo enquanto você ainda está a ler a página atual. Depois que terminar de ler a atual, feche-a, e a aba seguinte já estará aberta.

          Digo isto só para que não hajam falsas expetativas sobre este tipo de Internet. Também não é um bom para jogos de tiro / FPS (Call of Duty, Battlefield, etc) ou outros que exijam resposta rápida dos servidores. Tirando isso, se você não é um “gamer”, este pode ser um bom serviço com boa velocidade, dependendo do plano que você escolher. Acrescento que os planos sem mensalidades costumam ser mais caros, mas a vantagem é que… bem, não têm mensalidades.

          Dica extra: Para quem já tem algum outro tipo de conexão de Internet – por exemplo ADSL – é possível combinar diferentes conexões para acelerar a Internet. Isto pode ser útil se você tem duas ou mais conexões com velocidades e planos de características diferentes (uma rápida e uma lenta; uma com um plano de dados mais limitado e uma com um plano “ilimitado”). Pode combinar duas ou mais conexões de Internet, mesmo de tecnologias diferentes (ADLS, 4G/LTE, Satélite, etc) usando um programa, serviço (Speedify…), ou router (“load balancing router”…) para esse efeito.

          E agora, o momento que você estava esperando: Nestes sites, você pode verificar se tem cobertura de satélite destas empresas:

          HughesNet – Agora sim você tem internet: Cobertura da Internet via Satélite.

          Como ver se tem cobertura da HughesNet: No topo da página, no lado direito, em “Área do assinante”, escolha o seu Estado (o predefinido é São Paulo), depois no centro da página, indique o seu CEP, e clique “Buscar”. Você pode verificar se tem cobertura via satélite no Brasil em Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, e Tocantins. Ufa!

          InternetSat – Sua internet de banda larga via satélite: No caso da InternetSat, basta visitar a página Coberturae olhar o mapa. Fácil, não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.