GearBest

Antenas Para Modem 3G

Hoje vou falar um pouco sobre antenas para modem 3G que são uma boa forma de conseguir ter uma ligação mais rápida à Net sobretudo se tem dificuldade em conseguir captar sinal com o seu modem 3G e também darei umas dicas sobre modems e conectores de antena.

Bom mesmo é ter uma ligação 4G (ver equipamentos TMN 4G) que faz a velocidade 3G parecer insignificante, mas se isso não for possível o 3G tem de servir. De qualquer forma se usa a Internet apenas para navegar em sites e consultar o email, um modem 3G serve perfeitamente.

Vantagens de usar antena no modem: Com uma antena você irá melhor captação de sinal de rede e terá um sinal mais estável. Se costuma ter apenas uma barrinha de sinal e mesmo assim ele é instável, com uma antena passará a ter várias barras e a ligação não cairá. É importante ter uma ligação estável mesmo que com poucas barrinhas, evitando assim que a ligação caia frequentemente.

Antenas interiores vs Antenas exteriores

Você pode optar por antenas interiores ou antenas exteriores. As interiores são as pequenas antenas de 20 cm ou 40 cm ou mais e que ficam ao lado modem. Estas antenas são menos eficazes do que as exteriores mas podem servir para aumentar um pouco o nível de recepção no caso de você já conseguir alguma cobertura.

Em alternativa pode optar pelas antenas exteriores. Estas antenas ficam no telhado da casa (não obrigatoriamente, é claro, mas isto é o mais habitual e quanto mais alto ficarem, melhor) e garantem melhor recepção de sinal, desde que devidamente direccionadas para a torre de antena da operadora.

Com as antenas exteriores você consegue melhor sinal do que com as antenas interiores, mas por outro lado elas têm algumas desvantagens:

  • Antenas exteriores são mais caras,
  • necessitam de cabos bem mais longos para fazerem a ligação com o modem,
  • você terá mais trabalho na instalação e gastará mais tempo,
  • terá de subir no telhado,
  • fazer furos nas paredes para passar os cabos,
  • Poderá ter a instalação feita pelo vendedor mas aí terá de pagar pelo trabalho dele…

Algumas dicas sobre as antenas para modem 3G

Pen Vodafone com conector de antena interno

Imagem: Alguns modems 3G possuem um conector interno para antena na placa de circuitos mas sem acesso visível do exterior, sendo necessário abrir o modem para verificar onde está e se existe, o conector (fazer isto invalida a garantia do equipamento).

Alguns utilizadores recortam um buraco na tampa do modem para acederem ao conector como na imagem acima, neste caso uma pen Vodafone. Em alguns casos, devido ao conector existir na placa mas não ter suporte para ligar a antena é necessário soldar o cabo da antena directamente no conector mas apenas faça isto se tiver experiência a soldar este tipo de equipamentos.

Conector interno para antena no modem Huawei E1550

Imagem: No caso destes modems Huawei E1550 abertos você pode ver o pequeno conector circular para antena na parte de cima da imagem (canto inferior esquerdo da primeira imagem), neste caso o conector é demasiado pequeno para segurar o conector de uma antena e a tampa não permite acesso do exterior pelo que seria necessário soldar o cabo de antena no conector e também fazer uma abertura na tampa para passar o cabo.

Um problema que algumas pessoas têm no uso no dia-a-dia dos modems 3G é a constante oscilação do sinal entre os tipos de rede mesmo usando antenas. Os modems 4G podem captar redes EDGE, UMTS, HSPA, HSDPA, HSUPA, 4G, LTE, e os modems 3G captam UMTS mas por vezes ficam oscilando entre a Internet EDGE e UMTS.

A solução para evitar isto pode ser entrar nas opções de configuração do modem e configurar para que use apenas uma das redes, EDGE ou UMTS. Com isto ele usará apenas essa rede e não tentará mudar ao captar o sinal da outra rede.

Claro que se definir para usar apenas UMTS deve colocar o modem e a antena num local onde de facto tenha cobertura dessa rede. No caso das antenas interiores pode ver se consegue melhor sinal junto a uma janela, ou pelo menos num local afastado de paredes.

Conectores de antena para modems 3G

Imagem: Diferentes tipos de conectores de antena. Se não encontrar uma antena com o conector certo pode procurar por adaptadores de conectores de antena, existem adaptadores para quase todos os tipos.

Ao comprar uma antena 3G deve verificar qual o conector dela pois há muitos tipos diferentes de conectores, um dos mais comuns é o conector CRC9, que costuma ser o que existe numa pen de Internet, embora nem todas possuam conector para antena.

Também deve verificar o ganho de sinal que a antena permite (quanto mais melhor), e a frequência, tanto em Internet 3G como 4G, por exemplo a Internet 4G poderá ser de 2.100 Mhz, 2.600 Mhz, mas frequências mais baixas costumam ser mais fáceis de captar.

E além das antenas há outras formas para melhorar a sua ligação à Internet:

Clique aqui para o artigo sobre acelerar Internet EDGE

10 opiniões sobre “Antenas Para Modem 3G”

    1. Sugiro estas duas lojas online de antenas gsm para 3G, 4G, wifi, repetidores de sinal, cabos, conectores de vários tipos, adaptadores, antenas externas, antenas internas, routers, etc. Já fiz compras na wifi-online e foi uma boa experiência, a dipol ainda não experimentei. Espero que encontre o que procura. Para lojas no Brasil, tente pesquisar no google pois sempre tem resultados. 😀
      http://dipol.pt,
      http://wifi-online.es.

  1. Caros amigos sugiro a compra de antenas que não usam entrada para cabo de sinal de RF pois alem de apresentar maior perda de sinal (o sinal tem que atravessar o cabo) pelo cabo e pelos conectores. Eu comprei uma antena que usa a tecnologia Usb para descer os dados do modem 3g ou 4g que trabalha dentro de uma caixa hermetica que voces podem encontrar no site do fabricante http://www.antenas3g.com.br Nesta configuração o Modem 3g ou 4g é posicionado exatamente no ponto de convergencia de sinal da citada antena parabolica e é literalmente bombardeado pelo sinal com muito mais intensidade, proporcionando um ganho de sinal absurdo. Estou muito feliz com minha nova aquisiç
    ão. Espero ter colaborado…

    1. O site que refere parece muito bom. Creio que a página que vende a antena parabólica para modems 3g é esta: http://www.antenas3g.com.br/antenas_parabolica_3g.html. Embora o site não mencione 4g, a antena deve funcionar também para 4g desde que capte a mesma frequência do operador (frequências da antena: 800 Mhz a 1900 Mhz) e que o cliente esteja usando modem 4g.

      O site tem ainda páginas sobre antenas 3g para modem Claro, Tim, Vivo, Oi, Brasil Telecom, entre outras; e ainda amplificadores 3g para modems e celulares, e repetidores de sinal.

      Sugiro também o software na página downloads ( http://www.antenas3g.com.br/downloads.html ) que qualquer pessoa pode usar para tentar melhorar o sinal de internet 3g que mostra por exemplo o valor de perda de sinal (rssi) do modem. Lembrando que quanto mais baixo este valor, melhor, e que deve fechar o software do modem antes de abrir este programa “mobile data monitoring application” ou “mdma”. Obrigado pela dica.

  2. Possuo um modem 3G sem conector externo para antena. Preciso pois de um conector para se conectar ao plug intern desse modem. Acredito que o nome desse conector é o U.fl Devo comprar o plug macho ou femea? É realmente o conector U.fl? Grato, Valdir

    1. Sugiro algumas alternativas em vez de tentar conectar no plug interno (abrir o modem invalida a garantia dele), por exemplo uma antena externa universal para modems 3g e que funciona por indução e pode ser usada com qualquer modem mesmo os que não possuem plug externo, semelhantes a esta aqui:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-588158296-antena-externa-universal-para-modem-3g-e-celular-rural-_JM

      Ou o site mencionado antes, lembrando que antenas externas sempre dão um ganho se sinal muito superior a antenas internas:

      http://www.antenas3g.com.br/antenas_parabolica_3g.html

      Sugiro que procure no google por “conector de antena modem 3g” seguido da marca e modelo do seu modem para mais informações. Tente também colocar o modem em diferentes locais, perto de uma janela ou do telhado, e apontando em várias direções para encontrar o melhor sinal. Use o software que acompanha o modem para ver o nível de sinal ou use o programa MDMA mencionado no post (neste caso deve fechar o programa do modem antes).

      No meu caso coloquei o modem junto ao telhado apontado para a antena da operadora (importante) e ligado a um roteador tp-link tl-mr3420 que cria uma rede sem fios à qual posso depois ligar o computador desde qualquer parte da casa.

  3. Olá,
    Muito bom o blog.

    Tenho uma questão. Na nossa casa, em Colares, a rede nos telemóveis PT (TMN), não é muita mas geralmente consegue-se alguma coisa, uma barra pelo menos. O problema é que o meu telefone é 3G e não tenho absolutamente nada. Estou a pensar montar uma antena, para ter rede em casa mesmo que o telefone fique “fixo”. A minha questão é: como ligo o cabo da antena ao telefone, visto que a única ligação que tem é a dos phones e do carregador, um mini jack e micro usb.

    Obrigado.

    1. Olá,
      Sobre o telefone ser 3G, talvez ele não apanhe sinal nenhum porque está a tentar captar apenas 3G e essa zona não tenha cobertura 3G mas apenas 2G, se for este o caso pode experimentar alterar as definições de rede dele para captar apenas rede GSM (2G) ou EDGE.

      E se for mexer nas configurações de rede, pode aproveitar para ativar, apenas temporariamente para teste, a definição manual de rede em vez de automática (o telefone mostra todas as redes que encontra em vez de apenas a TMN / MEO) para comparar o sinal de cada uma e ver qual a que tem melhor cobertura na sua zona. Com isto o telefone irá mostrar no ecrã as redes que capta, por exemplo, “MEO 2G, NOS 4G, VODAFONE 3G”, e se você vir que tem melhor cobertura de outra rede, passar a usá-la em vez da atual (claro que terá de se tornar cliente dela antes).

      Para casos onde há má cobertura de rede móvel e se quer aumentar o sinal dentro de casa, acho que o ideal é uma antena externa com repetidor. A antena fica fora da casa e apontada para a antena da operadora, e o repetidor fica dentro de casa. Este repetidor está ligado à antena exterior por cabo e repete o sinal, sem fios, por toda a casa. Mas antes de gastar dinheiro é sempre bom confirmar com um técnico, no local, se de facto esta é a melhor solução.

      A Vodafone tem uma solução alternativa para estes casos que é o Vodafone Sinal Max, mas acho que é a única operadora em Portugal a usar um sistema deste tipo; tem a desvantagem de que requer uma ligação adicional de banda larga, por exemplo, ADSL.

      http://negocios.vodafone.pt/voz/movel/sinal-max.htm

      Recomendo ainda esta página com muita informação sobre antenas e repetidores:

      https://almalivre.wordpress.com/2009/11/25/melhorando-a-conexao-3g-repetidores-de-sinal/ .

      Abraço.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.