Aprenda a Desenhar Desenhos Realistas

Acabei de fazer um achado na Internet: o blog Desenhe Tudo da Leida Nogueira, onde esta fantástica artista ensina a desenhar desenhos realistas, ou melhor, a fazer desenhos realistas (antes que alguém diga que “desenhar desenhos” é uma redundância) entre outros tipos de desenho artístico e ilustrações.

Para quem chegou tarde, o desenho realista é um tipo de desenho em que o objeto ou modelo é desenhado exatamente como é, com todos os detalhes para que pareça quase real, ao contrário, por exemplo, do desenho para quadrinhos ou do desenho mangá. Pelo menos, essa é a minha definição de desenho realístico.

Desenho realista de Aishwarya por André Skrob.

Exemplo de desenho realista, neste caso um retrato realista de Aishwarya pelo artista André Skrob.

(Todas as imagens de desenhos neste post são do blog Desenhe Tudo da Leida. Espero que ela não se importe. Alguns são desenhos feitos por outros artistas, mas a maioria é da Leida mesmo. Tem muitos outros desenhos lá no blog.)

Sempre fico impressionado quando vejo um desenho que a princípio não sei se é desenho ou fotografia. Esse tipo de desenho é chamado desenho hiper-realista. O desenho hiper-realista, quando bem feito, é indistinguível de uma fotografia. Ele também precisa de bastante atenção ao pormenor e de tempo de trabalho. Alguns desenhos hiper-realistas podem demorar vários dias a terminar.

Certamente não são desenhos fáceis de desenhar, sobretudo para quem estiver começando, mas com vontade, paciência e dedicação – e prática, muita prática – qualquer pessoa que goste de desenhar conseguirá aprender a desenhar com realismo, quer esteja desenhando uma pessoa, um animal ou um objeto / natureza-morta.

A Leida dá dicas de outros tipos de desenho artístico, e usando vários materiais como lápis, caneta, carvão, giz, etc. Ela tem também outros sites de desenho; tem um blog em inglês e outro em coreano – este parece mais dedicado a desenhos de nu artístico – e uma página no site DeviantArt (que é sem dúvida um dos melhores sites para quem quer divulgar a sua arte na Internet), outra no Facebook, e também vende no eBay, e também oferece cursos presenciais… ou seja, a Leida Nogueira está em todo o lugar!

Seguindo os ensinamentos no blog e nos cursos de desenho da Leida, você poderá aprender os conhecimentos essenciais – “traçado e linhas, proporções corretas, finalização do desenho” – começando pelo esboço até saber desenhar efeitos de luz e sombra, que são essenciais para fazer o desenho parecer tridimensional.

Essa parte vai requerer muito treino, mas no final o efeito de luz e sombra (tanto a sombra própria do objeto como a sombra dele projetada no ambiente) fará o desenho parecer sair do papel. Você conhece aquela frase “desenhar é levar uma linha para passear”? Bem, no seu estudo você terá que “levar muitas linhas para passear”, mas no final vai valer a pena.

Dica: se você está começando a aprender a desenhar, guarde os seus desenhos iniciais, mesmo os que acha que não ficaram bons, para ir comparando com os que fizer ao longo da sua aprendizagem e perceber a sua evolução. Deverá notar uma diferença considerável – para melhor – entre os primeiros e os últimos; os mais recentes.

Em alguns posts lá no blog, a Leida ensina como desenhar passo a passo, mostrando, por exemplo, como desenhar cabeça, face, cabelo, pé. Para desenho de pés, ela dá a dica de usar os seus próprios pés como modelo. Tem também um post sobre anatomia humana.

Tem um workshop de desenho gratuito em vídeo com quatro aulas de desenho que são enviadas por e-mail para os inscritos. Infelizmente, as aulas não chegam todas de uma vez; tem um intervalo de alguns dias entre uma aula e a seguinte. Felizmente, as aulas são narradas passo a passo.

Na primeira aula do workshop, a Leida ensina algumas técnicas básicas, mas na segunda aula já ensina como desenhar um olho realista passo a passo. A Leida também oferece cursos de desenho e pintura, em São Paulo, no estúdio de arte Desenhe Tudo.

Aqui ficam alguns dos desenhos que estão no blog da Leida e que achei interessantes, mas lá tem muitos mais.

Desenho de garota surfista.

Desenho de garota surfista.

Desenho realista de Marilyn Monroe.

Desenho realista de Marilyn Monroe.

Desenho realista de chávena por Leida Nogueira.

Desenho realista de chávena de café em 3D, que parece sair do papel.

Desenho realista de gato a lapiseira por Paul Lung.

Desenho de gato realista, feito a lapiseira, pelo artista Paul Lung.

Desenho de rosto de mulher por Leida Nogueira.

Desenho de rosto de mulher por Leida Nogueira.

Desenho realista de mulher.

Desenho realista de mulher.

Desenho de Red Sonja a marcador por Leida Nogueira.

Desenho a marcador de Red Sonja. (O blog tem mais imagens mostrando a evolução deste desenho em concreto no post dedicado a desenhar com marcador).

Como desenhar olho realista em três passos - traçado, proporções, finalização.

Três passos “simples” para aprender a desenhar olhos realistas: traçado de linhas, conhecimento sobre proporções, finalização do desenho. Este método pode ser aplicado para qualquer parte do desenho. Conseguir desenhar olhos que transmitam expressividade é uma habilidade muito importante para desenhadores que precisam desenhar retratos realistas.

Usando esfuminho em desenho de olho realista.

Usando esfuminho em desenho de olho realista. O esfuminho serve para esfumar o desenho em áreas pequenas que requerem precisão, como em redor dos olhos.

Visite o blog da Leida Nogueira para ver mais desenhos e aprender dicas e técnicas sobre desenho.

Leia também t-shirts com rostos de animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.