GearBest

Como Abrir Ficheiros Com Extensões Desconhecidas

Hoje vou explicar como você pode abrir ficheiros com extensões “desconhecidas” no Windows incluindo ficheiros com extensão lng de que já falei antes (como traduzir ficheiros lng). Para quem chegou tarde, todos os ficheiros têm um nome que é constituído por duas partes: o nome propriamente dito e uma extensão. Um exemplo de um nome de ficheiro completo pode ser algo do tipo “meu-ficheiro.txt”, a parte .txt é a extensão, e por ela podemos imediatamente ver de que tipo de ficheiro se trata, neste caso sabemos que o txt é um ficheiro de texto.

O nome e a extensão estão separados por um ponto, e dependendo das definições do seu sistema você poderá não ver as extensões dos ficheiros e apenas o nome. Para passar a ver também as extensões siga estes passos (exemplo em Windows Vista):

  1. Clique em Iniciar;
  2. Painel de Controlo;
  3. Opções de Pastas;
  4. Clique no separador Ver;
  5. Procure na lista o item “Ocultar extensões para tipos de ficheiros conhecidos”, e desmarque-o se estiver marcado;
  6. Clique Ok para gravar as alterações.

Agora sempre que abrir uma pasta verá nomes de ficheiros mais longos do que antes pois estará vendo também as extensões deles: Em pastas de música verá ficheiros com extensão .mp3; em pastas de vídeos verá ficheiros com extensão avi, mp4, mov; em pastas de documentos verá ficheiros com extensão txt, doc, xls, etc.

Extensões conhecidas e desconhecidas

Há ficheiros que são automaticamente abertos por determinados programas sem que você tenha de fazer nada para isso, por exemplo os ficheiros com a extensão txt (texto) são abertos pelo Notepad ou Bloco de Notas, porque essa extensão é associada automaticamente pelo sistema a esse programa.

No entanto você poderá ter muitas extensões no seu sistema – normalmente de ficheiros que são instalados junto com algum programa – que não são “conhecidas” pelo Windows assim ele não sabe que programa usar para as abrir, nestes casos você necessita indicar qual o programa que deverá ser usado e deverá ser um programa compatível com esse tipo de ficheiro.

Você não poderá por exemplo usar o Bloco de Notas para abrir um vídeo porque para isto necessita de um leitor de vídeo, no entanto deverá poder usar um programa de vídeo para abrir também ficheiros de música como o Windows Media Player, no meu caso uso outros dois reprodutores de multimédia para reproduzir músicas e vídeos que são o VLC Player e por vezes também o Gom Player (download no Baixaki), este tem a vantagem de abrir também animações flash, os famosos ficheiros swf.

E se você tiver ficheiros que saiba serem de vídeos ou música mas eles também tiverem extensões que não estão associadas a nenhum programa você pode associá-las a um destes leitores e deverá funcionar, eles reconhecem todos os formatos de ficheiros multimédia mais comuns e alguns incomuns, como mkv, flv (vídeo flash como os vídeos do YouTube), mov, 3gp, wmv, divx, etc. O site do Gom Player também tem um programa para converter ficheiros de vídeos de uns formatos para outros chamado Gom Video Converter.

Um ficheiro poderá ter qualquer extensão e você também poderá criar ficheiros com extensões “novas”: por exemplo ao salvar um ficheiro de texto você pode por exemplo dar o seu nome como extensão, mas isto não é recomendado porque essa nova extensão vai ser inicialmente vista como “desconhecida” quando tentar abrir ficheiros que a usem, e se você enviar esses ficheiros para seus amigos ele não os conseguirão abrir nem saberão se se trata de ficheiros de texto, de música, de vídeo, etc. e você terá de lhes explicar como os abrir, por isto é recomendado sempre usar extensões conhecidas, por exemplo txt para ficheiros de texto.

Como abrir ficheiros lng

Vou dar um exemplo de como abrir ficheiros com a extensão lng, os ficheiros de idiomas, este é um tipo de ficheiro de texto usado por determinados programas para guardar as definições do idioma usado na interface desse programa, e que é uma das tais extensões desconhecidas pelo Windows até que você indique qual o programa que quer associar a essa extensão tornando-a “conhecida”.

Se ao abrir um ficheiro lng surgir uma mensagem do Windows dizendo que “o Windows não consegue abrir este ficheiro” ou se ele abrir com um outro programa que não seja um editor de texto (improvável) você deverá indicar qual o programa a ser usado para abrir o ficheiro mas apenas terá de fazer isto uma vez, depois o programa que indicou ficará associado à extensão lng de forma a que bastará clicar num ficheiro lng no futuro para que seja aberto no programa que indicou.

Clique em “Seleccione o programa na lista de programas instalados” (neste momento estou a usar Windows vista então se você estiver com outra versão poderá ver um mensagem ligeiramente diferente), depois seleccione o programa pretendido na lista de programas mostrados, por exemplo o Bloco de Notas.

Se o programa que quer usar não aparece na lista deverá clicar em “Procurar” e navegar até à pasta onde o programa está instalado e selecciona-lo. O seu ecrã poderá piscar ou actualizar-se quando fizer isso, isto é normal. Deixe a caixinha “Sempre usar o programa seleccionado para abrir este tipo de ficheiro” marcada.

Está feito, os ícones de todos os ficheiros lng no seu sistema também serão actualizados com o ícone do programa que você associou a essa extensão!

Leia aqui como limpar atalhos usando Iobit Shortcut Fixer

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.