GearBest

Como Acelerar Sua Internet Com OnSpeed

Hoje vou dar algumas dicas de como você pode acelerar sua Internet usando o programa OnSpeed (pago), e até de hábitos que você pode usar no dia a dia para melhorar a sua experiência de uso de Internet sobretudo ao navegar por páginas e sites online.

Antes de mais, quando se fala em “acelerar a Internet” isto não funciona realmente assim pois não se pode “acelerar” a Internet, o que se pode fazer é, no caso do programa OnSpeed de que vou falar mais abaixo e de outros semelhantes e que podem ser chamados de aceleradores, comprimir os dados recebidos para que as páginas carreguem mais depressa (pois há menos dados a carregar) e dando assim a aparência de que a Internet fica mais rápida.

Entendendo o básico da sua ligação com a Internet

Quando você abre uma página no seu navegador Internet Explorer (ou Mozilla Firefox ou Google Chrome, etc.) essa página demorará determinado tempo a aparecer na janela do seu navegador e já deve ter notado que algumas páginas demoram mais tempo do que outras a abrirem. Isto acontece porque cada página na verdade inclui vários ficheiros que podem ser textos, imagens, animações, vídeos, e até sons. Cada um destes ficheiros tem um certo tamanho e demorará mais ou menos tempo a ser enviado para o seu computador para que você possa ver a página completa.

O tempo que a página com todos os seus ficheiros demora a surgir no seu navegador depende por um lado do tamanho de todos esses ficheiros, e por outro lado, da sua velocidade de ligação à Internet. Quanto mais pequeno for o tamanho dos ficheiros e mais rápido for o seu acesso à Internet mais depressa a página é carregada.

Se você aceder à rede usando uma ligação de Internet 4G por exemplo ou mesmo de Internet via satélite não precisa se preocupar com isto pois a sua velocidade será suficientemente alta para que você possa abrir qualquer página instantaneamente. Assim, serviços para acelerar sua Internet apenas são necessários se a sua ligação for lenta, por exemplo no caso de ligações de Internet móvel através de modems 3G mesmo considerados de banda larga, mas com velocidades abaixo de 1 Mbps, ou mesmo usando ligações EDGE com velocidade abaixo de 300 Kbps, é nestas ligações lentas que os aceleradores funcionam melhor.

Algumas dicas (grátis) para acelerar sua Internet

Se quiser acelerar agora mesmo a abertura das páginas, entre nas configurações do seu navegador e desactive as opções para mostrar imagens, e se quiser ir mais além pode desactivar também o javascript, no entanto esta opção poderá prejudicar a sua experiência habitual de navegação, se isto acontecer, basta entrar na configuração de novo e reactivar as opções tal como estavam antes.

Como acelerar o Google Chrome: Clique no ícone com a ferramenta no topo superior direito, e procure a opção “Definições de conteúdo”, e seleccione as opções “Não mostrar imagens” e “Não permitir que sites executem JavaScript”.

Como acelerar o Firefox: Clique em Ferramentas > Opções > Conteúdo, e desmarque as caixinhas ao lado de “Carregar imagens automaticamente” e “Permitir JavaScript”.

Como funciona o programa OnSpeed

Basicamente os serviços e programas como OnSpeed aceleram sua Internet porque funcionam como intermediários entre o seu computador e os computadores aos quais você se liga sempre que tenta abrir uma página. Cada página que você vê está alojada em algum computador em alguma parte do mundo, estes computadores são chamados de “servidores” (o seu pode ser chamado de “cliente” porque está a receber dados dos servidores), então o OnSpeed intercepta a sua ligação, vamos dizer assim, usando “proxies” que recebem os dados que deveriam ser enviados directamente para o seu computador, comprime-os, e envia as versões comprimidas dos ficheiros para o seu computador em vez das originais.

Então ao aceder a uma página você está na verdade a receber uma versão comprimida dessa página, com ficheiros mais pequenos, e por isto sendo transferidos em menos tempo do que demoraria a transferir os ficheiros não-comprimidos originais. Na verdade e tal como diz o site, você terá uma experiência de Internet de banda larga mesmo com uma ligação lenta pois em ligações dial-up a velocidade poderá ser acelerada até 10x.

Acelerar Internet Com OnSpeed

Essa é uma captura de imagem do programa OnSpeed, ele mostra o nível de aceleração actual, o volume de dados comprimidos e quais os tipos de dados mais comprimidos, ele funciona mais notavelmente em sites com muitas imagens, e neste caso você notará que a compressão de imagens (“graphics”) será a característica mais marcante.

Na prática você irá notar de imediato duas coisas:

  • As páginas da Internet abrem bem mais rápido. Sobretudo em ligações lentas e usando a aceleração máxima permitida pelo software a diferença é notável. Páginas que antes demoravam segundos a carregar, usando o acelerador elas abrem instantaneamente.
  • As imagens perdem qualidade. Como você está a receber versões comprimidas das imagens, elas terão menos qualidade. No caso do OnSpeed o utilizador pode definir qual o nível de aceleração que pretende.
    • Menos aceleração = Mais qualidade de imagens (mais próximas da versão original) = Internet menos rápida;
    • Mais aceleração (mais compressão) = Menos qualidade de imagens = Internet mais rápida;
  • Se usar o navegador Internet Explorer terá uma nova barra do OnSpeed no topo que mostrará, entre outras coisas, o seu nível de aceleração, no meu teste ele chegou a atingir uma aceleração de 10x em alguns momentos, mas mantendo-se mais frequentemente entre 3x e 5x.

O acelerador de Internet OnSpeed permite definir vários níveis de aceleração (compressão) e outra opções como uso de Cache (guardar ficheiros para usar mais tarde), activar ou desactivar temporariamente o software, fazer iniciar com o Windows sempre que liga o computador, etc.

O OnSpeed não é grátis, tem um pagamento anual, e com a compra do serviço o utilizador recebe o código de activação do software on speed e o link para download. Após fazer a instalação, não precisa se preocupar mais, o programa integra-se com o Internet Explorer e com o Google Chrome (na versão que experimentei não funcionou bem com o Firefox), e fica activo em segundo plano e acelera a sua Internet sem que você precise fazer mais nada.

Se quiser ver algumas das alterações que o programas faz na sua ligação vá às opções dos navegadores e veja que ele adicionou um servidor proxy à ligação. Ele também mostra um novo ícone na barra junto ao relógio que fica animado quando o software está activo. Para notar de imediato mais rapidez usando a sua velha e lenta ligação à Internet experimente entrar nas opções do programa e definir o nível de aceleração máxima. 😉

Hoje você descobriu que é possível acelerar sua Internet (mesmo que esta não seja a definição correcta) com o programa on speed e que mesmo com uma ligação lenta é possível fazer as páginas abrirem quase instantaneamente, claro que isto varia de um página para outra, e páginas com ficheiros grandes ainda demorarão algum tempo a carregar mas sempre menos do que anteriormente, se usando aceleradores.

Clique aqui para saber mais sobre o OnSpeed

4 opiniões sobre “Como Acelerar Sua Internet Com OnSpeed”

    1. Acelerar Internet : Concordo com você quando os aceleradores fazem alterações na sua conexão mudando os valores MTU, etc. se forem mal configurados a conexão poderá até ficar mais lenta, mas o onspeed é um tipo diferente de acelerador (é um proxy e há outros aceleradores de internet semelhantes, acontece que o onspeed é o que estou usando de momento) ele não altera nada localmente na sua máquina além de se adicionar como proxy na conexão passando depois a comprimir os dados.

      Eu estou usando o acelerador onspeed há uns dois anos com a aceleração máxima e garanto que ele acelera a internet lenta sobretudo em páginas com muitas imagens. É de momento o meu programa favorito para acelerar a internet no windows 8 windows 7 windows vista e windows xp – sim, tenho todos estes sistemas – e sobretudo para a internet móvel 3g lenta ou edge, neste caso para acelerar internet móvel tem ainda a vantagem de reduzir o volume de tráfego graças à compressão de dados pois na internet móvel os planos sempre têm limites de tráfego, mesmo os “ilimitados”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.