Como Colocar as Mãos Para Escrever Mais Rápido no PC

Neste artigo vou ensinar como colocar as mãos para escrever mais rápido no PC e dar algumas dicas mais (sim, há formas de escrever rápido em vez de usar apenas o dedo indicador da mão direita pulando de tecla em tecla, e pulando do teclado do computador para o rato…). Se dominar isto, a sua produtividade a escrever irá aumentar bastante!

Aposto que sente inveja quando vê alguém escrevendo rapidamente no teclado, usando todos os dedos das mãos e sem sequer olhar para as teclas! Bem, eu também costumava sentir isso, mas após anos a teclar já consigo escrever no teclado sem olhar para as teclas. Considero até essencial dominar esta forma de escrever para conseguir colocar no ecrã o texto quase tão rapidamente quanto você o cria na sua mente.

(No entanto não pense em cenas de filmes como exemplo pois aí os atores apenas estão apertando teclas ao acaso e é frustrante perceber que o que um ator está teclando não corresponde ao que aparece no monitor…)

Consigo escrever usando todos os dedos das mãos e sem olhar para o teclado, embora ainda tenha alguns pontos a melhorar. Por exemplo, sempre faço um ligeira pausa antes de usar as teclas SHIFT ou CTRL ou em letras com acentos e nas teclas numéricas. Com a prática chego lá. Também tenho tendência a usar sempre a mesma tecla SHIFT em vez de ambas, o que seria o ideal.

O primeiro passo é saber como colocar as mãos. Não é difícil, veja:

Como Colocar as Mãos no Teclado

Imagem: Veja como colocar as mãos no teclado. Elas começam nessa posição inicial e sempre devem retornar a ela para a partir daí chegarem mas rápido a qualquer outra tecla. Com a prática você conseguirá fazer isto instintivamente (dica: use as saliências nas teclas F e J para ajudar a posicionar os dedos indicadores sem precisar olhar para o teclado).

Li num fórum que uma pessoa perguntou a um amigo se ele sabia para que serviam as saliências nas teclas F e J do teclado, e o amigo disse que achava serem para pessoas cegas… Você pode usar essa marcas nas teclas para pousar as mãos na linha central de teclas sem sequer olhar para o teclado. Assim, ficará imediatamente com todos os dedos posicionados em todas as teclas que lhes correspondem e poderá começar a escrever mais rapidamente.

Como colocar a mão esquerda no teclado

Os quatro dedos da mão esquerda ficam com as teclas ASDF na linha central, mas também – aqui está um dos segredos para escrever rápido – com as QWER na linha superior, com as ZXCV na linha inferior, com todas as do extremo esquerdo do teclado (para o dedo menor), e com as numéricas 1234. Pode ser mais difícil encontrar sem olhar as teclas numéricas porque estas ficam mais distantes da linha central.

Como colocar a mão direita no teclado

A mão direita fica com as teclas JKLÇ na linha central, com as UIOP na superior, com as M,.- na inferior,  e com os números 7890, e com todas as restantes teclas do extremo direito. Nota: No seu teclado algumas teclas poderão estar em posição diferente das que indiquei. Estou a usar o meu teclado como referência enquanto escrevo isto e ele é um Logitech Easy Keyboard; não é o da imagem.

As teclas na parte central TY, GH, BN, e os números 56, são “divididas” pelos dedos indicadores das duas mãos. Cada dedo fica com a tecla que tem mais perto. A tecla de Espaços é neutra, ou seja, pode usar qualquer um dos polegares para ela. No meu caso sempre uso o polegar esquerdo para colocar um espaço (acabei de usar!), mas (usei de novo!) o ideal é usar o polegar que seja mais indicado para cada situação para assim aumentar o desempenho a escrever.

Imagem de Teclado Personalizado com Teclas Coloridas

Imagem: Talvez perceba melhor com esta imagem: as teclas coloridas neste teclado personalizado podem servir para perceber melhor onde fica a mão esquerda no grupo de teclas verdes na esquerda, e onde fica a mão direita no grupo de teclas verdes da direita. Usar teclas coloridas enquanto aprende como colocar os dedos também é uma boa forma de aprender mais facilmente.

Depois deverá memorizar onde está cada tecla e atribuir um conjunto de teclas a cada dedo. Com a prática saberá instintivamente onde está cada tecla, e, embora talvez não o conseguisse dizer se alguém lhe perguntasse, os seus dedos saberão e apertam a tecla certa ainda antes de você sequer pensar nisso. É como se os seus dedos tivessem memória própria… Talvez cada dedo tenha um pequenino cérebro dentro, já pensou nisso? Tarde demais, eu pensei primeiro. 😉

Programas para treinar a escrita rápida

Como Colocar os Dedos no Teclado - Typing Tutor

Imagem: Há muitos programas específicos para treinar a escrita por toque no PC (chamada em inglês de “touch typing”) como esse da imagem, o Typing Tutor, aí mostrando cada grupo de teclas com cores diferentes e a que dedo correspondem.

Estes programas até contam quantas letras você escreve por minuto, vão indicando se você está aumentando a sua velocidade a escrever ou não, e ainda dão exercícios para você praticar. No começo, estes exercícios são para treinar os dedos e memorizar a forma de colocar as mãos, e consistem em repetir determinadas sequências de três ou quatro teclas muuuitas vezes.

Nos testes mais avançados você já passa a ter de escrever textos completos, de preferência sem erros, pois o software também indica a sua precisão a escrever, quantos erros você cometeu, e a sua percentagem de acertos. Diferentes softwares poderão ter um foco mais específico em determinada área, então escolha o que achar melhor para você.

Alguns programas para treinar a escrita no teclado podem integrar-se com os editores de texto que você já usa – como o Microsoft Word, por exemplo – e continuam a monitorizar o seu desempenho mesmo quando você está escrevendo nesses editores de texto e não apenas naquele que é instalado com o software. Neste caso, o software está sempre ativo, mesmo que você não esteja interagindo diretamente com ele enquanto escreve.

Dicas para escrever mais rápido

Uma dica básica é que as suas mãos sempre devem regressar quase que automaticamente à linha central e às 4 teclas que lhes estão reservadas: ASDF para a mão esquerda e JKLÇ para a mão direita. A partir destas teclas, os dedos chegarão rapidamente a qualquer tecla em outra linha.

Ao usar os softwares de treino, pratique a escrever olhando apenas para o texto que vai aparecendo no monitor. Com a prática conseguirá escrever cada vez mais depressa, e até poderá surpreender-se com a rapidez com que os seus dedos deslizam de tecla para tecla!

Letras maiúsculas e acentos: Para isto a forma correta é usar um dedo de uma mão para a tecla modificadora (SHIFT, por exemplo) e o dedo da outra mão para a tecla a modificar em vez de usar os dois dedos da mesma mão, o que atrasaria um pouco a escrita. Exemplo para escrever U maiúsculo: dedo mindinho esquerdo no SHIFT esquerdo e dedo indicador direito na tecla U. Lembre-se: Sem olhar!

Você vai notar que há dias em que custa um pouco mais a escrever, isto pode ser por ter os dedos suados o que faz eles “prenderem” nas teclas. Para resolver isto existem à venda uns frascos de cremes para mãos muito bons. É boa ideia sempre ter um por perto. Na ausência de creme, pode sempre apontar uma ventoinha para as mãos. É o que eu faço, pelo menos no verão. 😉

Não sei se isto acontece com você, mas comigo por vezes acontece que se eu olhar para as teclas enquanto estou a escrever atrapalho-me porque quero encontrar a tecla com os olhos antes do que com os dedos. Então o melhor é olhar apenas para o ecrã e não para o teclado. No entanto, ao olhar para o teclado, o que funciona melhor comigo é olhar apenas para o centro do teclado, bem entre as teclas G e H, e usar a visão periférica para controlar os dedos.

Outra coisa boa de memorizar as posições das teclas é que você poderá escrever até no escuro, já que não precisa olhar para as teclas, mas sempre é melhor ter o teclado iluminado nem que seja com um candeeiro USB de LEDs (veja como fazer candeeiros). Se o seu teclado tem iluminação própria sob as teclas, melhor.

Por incrível que pareça, já houve um tempo em que os computadores não tinham rato (!). Tenho a teoria de que o rato deve ter sido inventado por algum programador preguiçoso que não sabia a forma correta de colocar as mãos para escrever…

Se você precisa escrever no computador regularmente, recomendo que aprenda como colocar as mãos no teclado, memorize as posições das teclas, e treine bastante a escrever sem olhar para o teclado. Treine, por exemplo, com os programas como o que mencionei acima ou através de cursos de escrita. Existem cursos online para aprender digitação também (assim como para qualquer outra coisa que você consiga imaginar).

Depois de aprender, já não esquecerá o que aprendeu – desde que continue a escrever regularmente – e passará e escrever sempre rápido. Quando já dominar o teclado, poderá passar para o nível máximo de “mestre em digitação”: conseguir digitar rápido sem olhar o teclado e… sem olhar o ecrã. Pode começar a treinar já para isso: experimente teclar com os olhos fechados.

Depois abra os olhos e veja os erros que cometeu. Repita as vezes necessárias até conseguir escrever sem cometer erros. Afinal, não se trata apenas de aprender a colocar as mãos no teclado para escrever rápido, mas a colocar as mãos para escrever rápido sem cometer erros.

Na prática, isto ajudará bastante se você tiver que copiar textos em papel para o computador: poderá escrever sem erros enquanto mantém os olhos no papel. A outra forma – a errada – seria alternar o olhar entre o papel, o teclado, o monitor, e o rato (!) enquanto escreve… e ainda assim cometer erros.

Atualização: Mencionei no texto que o meu teclado é (era) o Logitech Easy Keyboard, mas entretanto mudei de teclado.  Comprei na Fnac o teclado mecânico Logitech G710+. Ou seja, mudei para melhor. 😉 Dica extra para quem quer escrever rápido no teclado: compre um teclado mecânico.

Os teclados mecânicos têm várias vantagens em relação aos teclados “normais”, mas para o que interessa aqui – digitar rápido no teclado – basta dizer que quando você pressiona uma  tecla, o clique acontece “em cima” e não “em baixo”. Ou seja, não precisa pressionar tanto a tecla para que ela faça contacto; apenas pressionando um pouquinho ela já faz contacto e você pode mais rapidamente mover o dedo para a tecla seguinte.

As teclas também fazem algum som ao serem pressionadas, o que, pelo menos para mim, torna a digitação ainda mais agradável. Algumas pessoas consideram esse som uma desvantagem; elas acham que os teclados mecânicos são demasiado barulhentos. Eu não considero isso uma desvantagem, antes uma vantagem.

Aliás, você pode usar o som das teclas a seu favor: uma boa e rápida digitação mantém um ritmo mais ou menos constante no batimento das teclas. Se o som dos seus batimentos de teclas mantém um ritmo constante, então você está no caminho certo. O som ritmado das suas teclas tornar-se-á música para os seus ouvidos.

A única desvantagem que eu vejo nestes teclados é o preço, já que os teclados mecânicos são bem mais caros do que os teclados “normais” – os de membrana – podendo custar, no caso do G710+ da Logitech, cerca de dez vezes mais. Na minha opinião, as diversas vantagens dos teclados mecânicos compensam pelo preço mais alto.

Algumas vantagens são: período de vida mais longo; teclas iluminadas, permitindo até, dependendo dos modelos, personalizar os efeitos de iluminação ou iluminar apenas determinadas teclas; teclas com funções personalizáveis, fácil substituição das teclas por outras com, por exemplo, cor diferente ou carateres diferentes; se uma tecla avariar, pode substituir apenas essa tecla e não todo o teclado (cada tecla tem um sistema de pressão individual); criação de perfis para atalhos de teclado; etc.

Os teclados mecânicos possuem ainda outras vantagens que os tornam melhores para jogos. Como esta página não é sobre jogos, vamos deixar isso para outro post. 😉 Ah, não é coincidência a marca do meu novo teclado ser a mesma do meu velho teclado: gosto desta marca… Os meus ratos também são (quase) todos da Logitech.

Leia também dicas de como trocar um teclado

[Texto atualizado em 05/10/2017]

21 thoughts on “Como Colocar as Mãos Para Escrever Mais Rápido no PC”

  1. Bom site Sérgio gostei muito vou começar a praticar agora espero em 3 anos alcançar isso e mais uma vez muito obrigado pelo site!!!!

  2. Cara obrigado pela dica, eu baixei um programa e já fiz toda a parte do ASDF e JKL, também o E e o I , o resto ainda não, parece muito difícil mais depois se torna fácil, eu aprendi isso que escrevi acima em meia hora, vlw até + 😉

  3. GUGTYGUSWGH3UJJGDHJGJBJDBHFGJHGRRGYIFRHJB ENRBJEBJKBRJKEBERHJRHBUKJGURGTTJGJTTJTJTJTJTTGGOLTÇGGJFRNVNFNFNFNNFFNFNKRJSKLRHTGKLSHRLTJHLJHTGTHLGKHSILHGKLHXKGXKHGFKGHXFJIGXRJUIUGITJHEITUGTGRDYUGIUUTGUTGTUTUGHHGHGHGHGH GHHG HG TU UUUU U UOUTIORUI OU TUOTUIUI TYIT TY IYI YIYUI OYRO8YT8O Y U U Y

    1. Alexandre Alberto Quissoma boa noite?
      eu estou a fazer um curso de informática e vou precisar mesmo das tuas dica brigado espero aprender rápido. muito o brigado .

  4. meu eu não entendi muito isso … mas mesmo assim obrigado , faz um vedeo no you tube tah dai talvez eu vou aprender tah bjss aprendi um pouco thau e eu uso o desão para apertar no espaco kkkk viciei dai eu escrevo mais rapido um pouco pse tah vou parar de escrever bobagem thau 😉

  5. valeu …………………………………………………………………………………………………………………………………….

  6. Ola,
    Obrigada!
    Depois de trinta anos resolvi voltar e reaprender com o computador, na maquina de escrever fui professora.
    Confesso,esta dificil de segurar as maos suave, e sai muitas letras repitidas. Vou continuar..
    Obrigada!

  7. Ola!! Boa Tarde ……
    muito obrigado com essas dicas , estou com muitas dificuldas referente a digitação, mais irrei foca…
    Alexsandro Ferreira

    1. Olá,
      O segredo é persistência, não olhar o teclado, e sempre voltar a colocar os dedos na linha de teclas central. (Já sei que vai dizer que “Isso são 3 segredos!”) 😉

      Sugiro alguns exercícios para digitar mais rápido que me ajudaram:

      1) Digite todo o alfabeto de A a Z, primeiro olhando as teclas se for necessário e depois sem olhar (olhando para a tela enquanto digita e não para o teclado). Repita as vezes que forem necessárias até conseguir digitar todo o alfabeto sem olhar as teclas.

      2) Coloque um papel com algum pequeno texto na frente do teclado, e tente digitar o texto olhando o papel. Depois veja os erros que cometeu, essas são as teclas que precisará praticar mais.

      Ah, e quando estiver participando de fóruns ou salas de chat (ou comentando em algum blog…), escreva as palavras completas em vez das habituais abreviaturas, transformando assim as sessões de chat em “sessões de prática de digitação”.

  8. Tentava só a digitar,mas sua ajuda foi providencial . Agora já
    encontro mais facilidade para seguir com a tarefa.
    Obrigada . Marina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.