Como Converter Ficheiros BIN Para ISO

Como converter ficheiros com a extensão BIN para ISO? Existem várias formas, mas vou deixar uma forma bem fácil que é usar o programa WinBin2Iso. Ele é portátil; não requer instalação. Ele é grátis; não custa dinheiro. Ele é pequenininho; tem apenas 35 KB de tamanho. Não, a sério: são KBs e não MBs. Eu também não queria acreditar quando vi!

Para descarregar o programinha, visite esta página e escolha a versão portátil (portable) mais indicada para o seu sistema. Eu descarreguei a “WinBin2Iso_Portable.zip”. Se o seu sistema for de 64 bits, você pode escolher a versão “x64”. Depois basta abrir o programa, indicar o caminho do ficheiro a converter e o nome do ficheiro convertido, e esperar até o programa terminar a conversão.

Uma vantagem dos programas portáteis, além da simplicidade de uso, é que você poderá executá-los, por exemplo, a partir de uma pen drive. Se você for usar muito este programa, talvez prefira usar a versão “normal” com instalador (não a testei).

Para quem chegou tarde, os ficheiros ou arquivos BIN, tal como os ISO, são ficheiros de “imagem de disco”. Ou seja, contêm uma cópia exata do conteúdo de um disco, seja ele CD, DVD ou outro. Ao contrário dos ficheiros ISO, os BIN podem não ser tão fáceis de abrir se o utilizador não tiver instalado no computador um programa para esse fim.

Imagine que você descarregou um ficheiro da Internet, mas ao tentar abri-lo nota que ele é um ficheiro BIN e você não tem nenhum programa instalado que abra ficheiros desse tipo. Isto foi o que me aconteceu há uns dias. O que fiz para resolver o problema foi descarregar o programa WinBin2Iso e usá-lo para converter o ficheiro BIN para ISO.

Depois usei o programa 7-Zip para extrair o conteúdo do ISO para uma pasta. Em vez de extrair o ISO, você pode preferir montar este ficheiro como uma unidade virtual para o poder usar como se ele fosse um CD ou DVD. Já agora, o 7-Zip é um programa que uso há anos e que recomendo. Ele é muito bom para gerir ficheiros comprimidos, sejam eles ZIP, RAR, ou de quase qualquer outra extensão.

No meu caso, o WinBin2Iso converteu um ficheiro BIN de quase 800 MB em menos de 1 minuto. Se o seu ficheiro for maior e/ou o seu disco não for muito rápido, a conversão deverá demorar mais tempo. No meu caso, o software foi executado a partir de um disco SSD (o disco é bem rápido, mas nem precisava porque o programa é muito pequeno), mas o ficheiro a converter estava num disco SATA.

Segue o passo a passo com imagens de como converti o meu ficheiro para ISO e depois extraí para uma pasta o conteúdo deste ISO com o 7-Zip. Foi tudo bem rápido.

Como Converter Ficheiros BIN Para ISO com o WinBin2Iso

Não só o ficheiro do programa é pequeno, a janela do programa também o é, mas tem tudo o que é necessário. Indique os caminhos de origem e destino, e clique “Convert”.

Converter BIN para ISO com WinBin2Iso - 1

Espere a barra de progresso terminar. Pode cancelar clicando em “Cancel”.

Converter BIN para ISO com WinBin2Iso - 2

Terminado. Ele converteu um ficheiro de 794 MB em 49 segundos.

Converter BIN para ISO com WinBin2Iso - 3

Aqui está o ficheiro ISO resultante da conversão.

Converter BIN para ISO com WinBin2Iso - 4

Opcional: Usei o 7-Zip para extrair os ficheiros do ISO, mas você pode preferir usar o ISO de outra forma. Depois deste passo, você já pode apagar os ficheiros BIN e ISO.

Converter BIN para ISO com WinBin2Iso - 5

Links: WinBin2Iso (Converter BIN para ISO; página em inglês), 7-Zip (Extrair ficheiros ZIP, entre outros; página em português). Ambos programas são grátis.

Leia também: Programa para converter PDF em DOC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.