GearBest

Como Criar Uma Rede de Computadores com Powerline

Há uns meses comprei um kit de adaptadores Powerline Devolo na loja fnac.pt e hoje vou falar um pouco sobre isso e sobre como você pode usar o powerline para criar uma rede de computadores em casa usando a instalação eléctrica! É mesmo, numa rede local normal usamos cabos de rede que ficam espalhados por toda a casa e depois passamos o tempo a tropeçar neles mas os adaptadores powerline usam os cabos de rede eléctrica que já estão dentro das paredes para criar a rede!

Esse aí é o Devolo dLAN Plus Powerline:

devolo_dlan_plus_powerline

Imagem: Esse adaptador de powerline é o Devolo dLAN Plus, um dos que estou usando, ele tem a vantagem de ter uma tomada eléctrica permitindo que sejam ligados outros equipamentos a essa tomada através do adaptador. Já o Devolo DLAN Mini é mais pequeno e não possui essa tomada.

Há várias marcas de equipamentos powerline e kits mas escolhi os Devolo dLAN 200 AV porque na altura em que fiz a compra esta era a única marca que tinha também um adaptador para equipamentos USB, isto é, enquanto que os adaptadores powerline “normais” têm apenas uma (ou várias) entradas RJ45 para cabos de rede, o tal usb, que é o “Devolo DLAN 200 AV USB Extender” tem uma entrada USB em vez da de rede.

Com isto podemos ligar impressoras, discos rígidos externos, ou outros aparelhos por USB a esse adaptador e aceder depois a eles através da rede powerline com o computador que temos em outro ponto da casa! Já agora segundo o manual, “dLAN” significa “Direct Local Area Network” e agora que sabe isto aposto que é uma pessoa mais feliz. 😐

Como criar a rede Powerline

Na verdade não há muito a dizer, a instalação é fácil, e a parte mais difícil é… pagar os equipamentos. Então para criar a rede apenas tem de:

  1. Instalar no computador o software que acompanha o equipamento (devolo dlan cockpit);
  2. Ligar o adaptador powerline numa tomada de parede na divisão da casa onde tem o computador;
  3. Ligar o adaptador ao computador através de cabo de rede ethernet fornecido com o equipamento (ou a um router, mas liguei os meus directamente a computadores);
  4. Repetir os passos anteriores com cada computador que quiser adicionar à rede.

Simples, não? Claro que todos os adaptadores dever ser ligados ao mesmo circuito eléctrico da casa, e se quiser também pode activar o modo de segurança neles, vou falar sobre isso mais abaixo.

Software Devolo dLAN Cockpit

O software para powerline Devolo dLAN Cockpit vem com os adaptadores e permite fazer a gestão da rede bem como adicionar ou remover adaptadores e ver através de uma espécie de diagrama ou esquema todos os adaptadores que fazem parte da nossa rede. Assim que ligar o primeiro adaptador ele aparece imediatamente na janela do programa.

Essa imagem aqui mostra dois adaptadores ligados e reconhecidos pelos software, se ligasse um terceiro ele apareceria imediatamente ao lado desses, o de cima seria deslocado para um lado e eles ficariam formando um triangulo:

software_devolo_dlan_cockpit

Imagem: o software dLan Cockpit mostra os adaptadores powerline que fazem parte da rede, em qualquer momento pode adicionar ou remover novos adaptadores. Passando com o rato sobre cada adaptador surgem várias opção ao lado desse adaptador.

esquema_powerline_devolo

Imagem: O esquema mostra um exemplo de rede criada usando dois adaptadores powerline; para aproveitar ao máximo a largura de banda e acelerar a velocidade na rede bem como evitar interferências deve sempre ligar os adaptadores directamente nas tomadas da parede e não em réguas de tomadas ou fichas múltiplas. Se usa uma régua de tomadas e tiver apenas uma tomada de parede deverá ligar o adaptador powerline na tomada e ligar a régua ao adaptador.

Cada adaptador powerline Devolo dLAN Plus tem três leds que ficam acesos a verde se tudo estiver bem: um led indicando que está ligado à corrente eléctrica, outro indicando que está ligado ao computador pelo cabo ethernet, e o terceiro quando detecta a rede com os restantes adaptadores (este pisca quando é feito tráfego na rede).

Segurança da rede powerline

devolo_dlan_plus_powerline_seguro

Imagem: Para aumentar a segurança da rede pode usar o botão de codificação ao lado das fichas de rede em cada adaptador powerline, deve premir o botão em todos os adaptadores de seguida (há um limite de tempo) e será gerada uma palavra-passe aleatória para proteger a rede.

Há vários kits powerline da Devolo disponíveis, como o Devolo dLAN Starter Kit, e há adaptadores com apenas uma ligação de rede, outros com três, há o Devolo dLAN 200 AV Wireless sem fios, e o USB Extender que tem apenas uma entrada para ligar uma ficha USB, e provavelmente outros que não conheço.

Também existem à venda adaptadores em separado e na minha primeira compra cometi o erro de não verificar quantos adaptadores iriam vir na caixa e para minha surpresa ao abri-la vinha apenas um e você necessita de pelo menos dois para criar uma rede!

Leia também as dicas para acelerar os downloads da Internet

2 opiniões sobre “Como Criar Uma Rede de Computadores com Powerline”

  1. Presado senhor:O seu endereço foi-me fornecido pela firma representante dos aparelhos em causa:Assim gostaria que me fornecesse a seguinte informação.A minha recidencia é res do chão e 1º andar.Tem luz trifazica,sendo que tem linhas para luz,outra para geleira. Resumendo.A electricidade está compartimentad em diversas funções.Logo será para mimcomplicado se não impossivel saber qual a tas tomadas do réz do chão usão a mesma linha do 1º andar. dasdo que para evitar sobrecargas as linhas foram divididas.
    Ora eu vi no anuncio que o equipamento pode ser ligado em instalaões trifázicas,sendo que depois a corrente usada seja monofázica.
    Espero que tenha sido entendido.,Dado que quero um bom equipamento,a ser usado em cada um dos quartos,poderia fazer o favor de me elucidar dessa possibilidade.
    Muito atenciosamente:Antonio Luis Alves
    [endereço removido]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.