Como Decorar o Teclado para Digitar Rápido

Vou deixar aqui algumas para você que quer saber como decorar o teclado para digitar mais rápido. Antes de mais, você deve aprender como colocar as mãos no teclado e em que tecla colocar cada dedo. Para conseguir digitar bem rápido você deve memorizar onde fica cada tecla para conseguir escrever olhando apenas para a tela enquanto os seus dedos deslizam de uma tecla para outra.

Já nas aulas de datilografia era ensinado que cada dedo apenas deve escrever determinadas letras, e o mesmo princípio se aplica ao teclado do computador. Veja essa imagem “teclado universal brasileiro” ensinando como colocar os dedos na máquina de escrever, que encontrei no blog Bitorocara, e de seguida, as dicas.

Como colocar dedos na máquina de escrever

Escrever todo o abecedário: Pratique escrevendo as letras uma por uma de A a Z, primeiro com todas as letras em minúsculas – ou maiúsculas, se prefere escrever assim – depois alternando algumas letras minúsculas e maiúsculas (usando a tecla SHIFT, não a CAPS LOCK). Nas primeiras vezes pode custar um pouco, mas não se preocupe se demorar uns segundos a encontrar a próxima tecla porque esta é uma tarefa de memorização, e não um teste de escrever rápido.

Escrever o seu nome. Simples, assim. Pratique escrevendo o seu nome completo e os nomes dos seus familiares e amigos. Com a repetição, você estará escrevendo cada vez mais rápido. Pode até usar um cronômetro e ver quanto tempo demora a escrever o nome completo para depois ir tentando fazer melhores tempos.

Digitar apenas com uma das mãos de cada vez. Um exercício divertido é tentar criar frases usando apenas os dedos de uma mão – e respetivas teclas – de cada vez, mas isto é bom só para praticar mesmo porque os resultados quase nunca fazem sentido, embora sejam bons para rir um pouco, veja: “Teresa sabe dar cartas e certas vacas a frades…” Viu? Tudo isso foi digitado apenas com a mão esquerda; vejamos agora com a direita… “No junho ou julho um piolho limpou o miolo…” É, serve só para praticar mesmo mas tudo bem.

Desenhar o teclado num papel e tentar escrever nele, de memória, as teclas. É, a descrição já diz tudo, primeiro desenhe o teclado do seu computador num papel, mas sem escrever as letras; depois – sem olhar para o teclado! – Tente recordar onde fica cada letra e escreva-a no lugar correspondente no desenho que fez; por último verifique quais acertou e errou. Repita até conseguir acertar todas.

Repetição, repetição, repetição. Lembra  de quando a professora mandava ficar escrevendo a mesma palavra várias vezes, na escola? Pois é, essa dica é muito boa, faça o mesmo, mas em vez de escrever usando lápis e papel, use os dedos e o teclado do notebook.

E a tecla SHIFT, hein? A tecla SHIFT merece ser mencionada pois além de haver duas delas num teclado, elas devem ser usadas de forma alternada, isto é, se a tecla com a letra for uma da mão esquerda, deve pressionar o SHIFT direito (usando o dedo mindinho direito); e se a tecla for da mão direita, o esquerdo.

Dicas extras: Um dos segredos para conseguir memorizar o teclado é associar mentalmente cada tecla a um dedo, para isto é importante que use sempre o mesmo dedo para cada tecla embora por vezes exista a tentação de pressionar a tecla usando um dos outros dedos, mas isto acabará por prejudicar a aprendizagem.

Para agilizar o movimento dos dedos é bom praticar repetindo as letras do dedinho mindinho e dedo anelar, alternando de um para o outro; por exemplo, fique repetindo Q e W com a mão esquerda, e O e P com a direita. Repita também bastante com aquelas palavras mais difíceis, como “popularizar”,  “desidratação”, “cacofonia”, etc. Tente também manter o mesmo ritmo enquanto escreve um texto.

Leia também como colocar os dedos no teclado do computador .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.