GearBest

Como Retirar Teclado do Esprimo Mobile

Neste artigo vou mostrar como retirar o teclado do Esprimo Mobile, eu tenho um Fujitsu Siemens Esprimo Mobile v5515 que ganhei numa promoção do Banco Best há alguns anos (já mostrei antes que gosto de ofertas grátis…) no entanto as fotos abaixo são retiradas da net pois embora já tenha aberto o meu Esprimo Mobile algumas vezes nunca pensei em tirar fotos disso! E antes de continuar pode querer ler mais dicas para trocar teclados.

Esprimo Mobile v5515

Imagem: Esse aí é o Esprimo Mobile v5515, gosto sobretudo do teclado com teclas grandes “macias” e suaves ao toque. No lado direito podemos ver três portas USB e o leitor de DVDs.

Retirando o teclado do Esprimo Mobile

Retirar teclado Esprimo Mobile - 1Antes de poder aceder ao teclado deve retirar a cobertura plástica que está entre o teclado e o monitor, ela cobre toda essa superfície cobrindo também as dobradiças, e inclui também o botão de ligar/desligar, e outros, dependendo do modelo exacto. (o Esprimo v5515 tem apenas tem um botão ao centro, o da imagem tem dois.)

Retirar teclado Esprimo Mobile - 2

Para retirar a cobertura plástica use uma chave de precisão levantando com cuidado começando por uma das extremidades, se tiver dificuldade com isto tente introduzir a chave por debaixo da cobertura de uma das dobradiças, sempre com cuidado para não riscar o plástico, e forçando um pouco para libertar as molas plásticas que prendem a cobertura e também com cuidado para não quebrar. Se notar demasiada resistência verifique se há parafusos na base do computador fixando essa parte e retire-os.

Retirar teclado Esprimo Mobile - 3

Depois de retirar a cobertura plástica o Esprimo Mobile ficará assim; pode ver os cabos do monitor e as dobradiças. O teclado agora está apenas preso por algumas saliências em pontos estratégicos dele que ficam por baixo da restante cobertura. Alguns modelos poderão ter parafusos na parte de cima, retire-os.

Para retirar o teclado basta fazê-lo deslizar em direcção ao monitor, mas com cuidado pois ele ainda está preso por um conector à placa-mãe. Deslize-o para cima e levante-o para si, virando-do com as teclas para baixo, para revelar o cabo do conector.

Retirar teclado Esprimo Mobile - 4

Agora já pode ver o conector (na seta que diz “Flip up keyboard…”, ignore as outras setas nessa imagem); puxe o clip que prende o conector para cima para o libertar. Outros modelos de conector poderão ter dois clips, um em cada extremidade.

Retirar teclado Esprimo Mobile - 5

E aí está o teclado, na parte de cima da imagem a frente do teclado, e na parte de baixo o verso com o conector. Agora coloque o novo teclado no seu Esprimo Mobile, reconecte o conector à placa-mãe, reponha a cobertura plástica e o seu computador está como novo!

Curiosamente o autor das fotos no Flickr que usei no exemplo tem, tal como eu, um computador Esprimo Mobile, um telemóvel Nokia n95 que usou para as fotos, e uma chave de precisão igual a uma que tenho, mas não somos a mesma pessoa!

Veja também fotos de teclados personalizados

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.