GearBest

Como Tornar O Computador Mais Rápido

Você já sabe que pode tornar sua Internet mais rápida com o programa OnSpeed e agora vamos ver como tornar o computador mais rápido seguindo algumas dicas que eu próprio tenho colocado em prática nos meus computadores. Eu sou utilizador de Windows então quando eu falar em “sistema” e coisas assim estarei a pensar em Windows.

Podemos dizer que você tem duas formas de tornar o pc mais rápido uma é comprando componentes mais rápidos, mais potentes, mais modernos; e a outra é ajustando determinadas definições do sistema para que as tarefas sejam executadas mais rapidamente ou que pelo menos assim pareça na prática. Neste artigo falarei apenas de como aumentar o desempenho do computador em relação a dois componentes físicos que são o processador (CPU) e a memória RAM.

Processador

O principal limitador ou determinante que faz o computador ser mais rápido ou lento é o processador. Este é um dos componentes que ocupa menos espaço na sua máquina mas também o mais importante e dos mais caros. Uma forma de tornar o computador mais rápido é simplesmente trocando o processador por um mais rápido!

Você pode levar o computador a uma loja de informática ou comprar um kit completo que inclui processador e dissipador de calor com ventoinha e fazer a instalação você mesmo. Não é difícil mas se você nunca instalou um deve ler um tutorial detalhado e seguir os passos exactamente como forem descritos.

Montagem do processador

Basicamente para montar correctamente o processador você deve certificar-se de o colocar na posição correcta sem forçar, depois colocar massa térmica entre o processador e o dissipador de calor (normalmente ela já vem incluída nos kits mas você também poderá comprar em separado se quiser), e certificar-se de que ele fica bem fixo à placa-mãe (um bom teste para verificar isto é agarrar a ventoinha e levantar, depois de estar tudo montado, e se estiver bem fixo a placa-mãe deve levantar-se também sem se soltar), e por fim não esquecer de ligar a ficha do processador à ligação correspondente na placa-mãe. Os processadores de alguns dos meus computadores já foram instalados por mim, e como digo, não é difícil depois de alguma prática.

Memória RAM

A memória RAM (você pode conhecer isto como “pentes de memória” ou simplesmente “memória”) é outro componente que você pode trocar ou pelo menos ampliar para fazer seu computador ficar mais rápido sobretudo se tiver pouca RAM instalada. Passar de 512 MB para 2 GB por exemplo deverá tornar as coisas bem mais rápidas.

Qualquer computador vendido hoje em dia já vem com pelo menos 2 GB de RAM e alguns até com 4 GB ou mais mas para ter 4 GB o sistema deve ser de 64 bits em vez de 32 bits pois este apenas suporta um máximo de 3 GB de RAM.

Ao contrário do que acontece com o processador onde trocar para um mais potente imediatamente se traduz em mais rapidez em executar programas e até em tornar o arranque mais rápido, com a RAM não é bem assim, o que ter mais RAM permite é ter mais programas abertos ao mesmo tempo sem que o desempenho da máquina fique prejudicado. Se tiver pouca memória RAM instalada e abrir um programa mais pesado pode notar que o computador fica lento, então com mais RAM ele continuará com um desempenho rápido mesmo com vários programas abertos.

Neste artigo você aprendeu que pode tornar o seu computador mais rápido alterando alguns componentes dele. Computadores mais antigos também costumam ter um outro problema que é serem demasiado ruidosos. No próximo artigo darei algumas dicas de como tornar o computador mais silencioso algumas das quais você poderá colocar em prática mesmo sem gastar dinheiro.

2 opiniões sobre “Como Tornar O Computador Mais Rápido”

  1. Obrigado. Excelente artigo explicativo. Já tenho 88 anos e não me vou meter em aventuras de montagem, mas vou á Worten saber quanto me custaria essa modifcação pois é irritante o tempo de espera. Mais uma vez o meu muito obrigado.

    1. Não mencionei preços no artigo então aqui estão vários tipos de processadores de uma das lojas onde já comprei componentes, a Chiptec:

      Há processadores desde algumas dezenas de euros a algumas centenas, e de uma forma geral quanto mais rápido, mais caro. Mas as páginas são apenas para referência pois o tipo de processador que você precisa pode nem estar nessa lista.

      Acrescento ainda que quem optar por comprar um processador em separado deve certificar-se de que ele é compatível com o modelo de placa-mãe onde vai ser montado (deve ter o mesmo tipo de “socket”) ou não irá funcionar; e quem for fazer uma montagem pela primeira vez deve procurar tutoriais antes, por exemplo video aulas no youtube.com ensinando “como montar um processador”, sob pena de danificar permanentemente os componentes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.