GearBest

Como Tornar O Computador Mais Silencioso

Neste artigo darei algumas dicas de como tornar o computador mais silencioso depois de no artigo anterior ter mostrado como você pode tornar o computador mais rápido em relação a dois componentes importantes que são o processador e a memória RAM, mas a questão do ruído também é importante e sei de alguns computadores mais antigos que quando arrancam mais parecem um avião a levantar voo ao lado da casa a julgar pelo som…

Porque o computador faz ruído

Para perceber como tornar o seu pc mais silencioso deve primeiro perceber o que provoca o ruído. Basicamente todos os componentes com partes móveis provocam algum som quando o computador está em funcionamento, mas os dois componentes normalmente mais ruidosos são as ventoinhas (usadas para evitarem que os diversos componentes aqueçam demasiado sobretudo o processador), e os leitores de CDs ou DVDs sobretudo em computadores mais antigos.

Outros componentes ruidosos

Outros componentes que ajudam a aumentar o ruído num computador a funcionar são as placas gráficas (na verdade as ventoinhas nas placas gráficas) pois as mais potentes também têm ventoinhas montadas nelas embora sejam normalmente menores do que as da própria caixa (torre); os discos rígidos também pois têm discos dentro que rodam como CDs e cabeças de leitura que os percorrem para lerem os dados; fontes de alimentação (onde você liga a ficha de corrente eléctrica) e que também têm ventoinha, ou pelo menos as mais potentes têm.

O teclado também pode ser um ponto de som importante sobretudo em teclados mais antigos que produzem um claro e sonoro “Clac!” sempre que uma tecla é pressionada. Isto é mais importante se você costuma passar muito tempo a escrever no computador. Talvez você até nunca tenha notado esse som até ler isto, mas agora que leu está a descobrir que o seu teclado é muito barulhento quase tornando-se insuportável… A boa noticia é que há teclados silenciosos, com teclas quase não fazendo relevo, e até teclados dobráveis. Mas a solução mais silenciosa de todas está claramente nos teclados virtuais do tablets onde as teclas aparecem no ecrã!

Tornando o computador mais silencioso

A forma mas óbvia para tornar o computador mais silencioso é fazer um “upgrade” à sua máquina e trocar os componentes barulhentos por outros mais silenciosos, e se o seu computador já tiver uns anos e for ruidoso, ele poderá sem dúvida ser tornado silencioso com os componentes certos.

Como a questão do som é importante praticamente todos os componentes do computador que podem provocar algum ruído também existem em versões silenciosas e quase sempre têm a palavra “silent” no nome para tornar essa característica mais óbvia.

Assim você pode encontrar ventoinhas silenciosas, fontes silenciosas, discos silenciosos, drives de DVDs silenciosas, placas gráficas silenciosas, e até teclados e ratos silenciosos. Escolhendo todos esses componentes especialmente silenciosos você pode conseguir um computador que não produz quase nenhum som.

Ventoinha maiores são mais silenciosas

Na questão principal das ventoinhas, você pode trocar as ventoinhas por outras maiores, normalmente mais silenciosas, isto pode parecer uma contradição mas ventoinhas maiores são mais silenciosas pois podem trabalhar a rotações mais baixas deslocando a mesma quantidade ar, e desta forma fazendo menos barulho.

Também há caixas que são vendidas já com ventoinhas montadas nelas, e não apenas na parte traseira mas também em cima e até nas paredes laterais da caixa. Mas para o utilizador comum isto é demasiado, e duas ou três ventoinhas de tamanho médio podem ser suficientes.

Se for você a instalar as ventoinhas no seu computador deve certificar-se de que as coloca na orientação correcta: você quer que a  ventoinha traseira puxe o ar de dentro da caixa para fora, e não de fora para dentro. Também existem parafusos especiais com anilhas de borracha que ficam entre o componente e a superfície da caixa desta forma reduzindo a vibração produzida pelo componente, neste caso a ventoinha.

E aproveite para arrumar todo os cabos dentro da caixa de forma a facilitarem a circulação de ar, que deve entrar pela parte da frente da caixa e ser puxado para fora pela ventoinha traseira, arrefecendo todos os componentes por onde passa.

Talvez a forma mais “radical” de tornar um computador silencioso, mas mantendo a estabilidade de temperatura, é substituindo todo o sistema de refrigeração com ventoinhas por um de refrigeração a água. E embora possa parecer perigoso misturar água com componentes electrónicos, não há perigo, pois a água não fica realmente em contacto com os componentes.

O que acontece com os sistemas de arrefecimento a água é que você terá um pequeno reservatório e tubos que passam pelos diversos componentes como processador, placa gráfica, etc. arrefecendo-os com a água que circula por esses tubos. Aqui é recomendado que você leve o seu computador a uma loja de informática para que seja montado o sistema de refrigeração.

No caso dos discos e leitores de CDs, os discos rígidos mais silenciosos que conheço de momento são os discos SSD por não possuírem partes móveis; e os leitores de CDs e DVDs modernos também são bem mais silenciosos do que os antigos pelo que são um bom investimento.

Um computador mais silencioso…  grátis

Você também pode seguir algumas dicas para silenciar o computador sem gastar dinheiro. Pode por exemplo colocar pequenas borrachas nos pés da caixa para assim reduzir a vibração desta e consequentemente o som.

No lado de dentro das paredes da caixa pode colocar painéis de material que absorva o som (também existem à venda painéis apropriados com uma superfície adesiva num dos lados), no entanto deverá monitorar as temperaturas dentro da caixa pois esta solução tem o inconveniente de aumentar a temperatura.

Ventoinhas

Caso o seu computador tenha muitas ventoinhas você pode experimentar desligar uma delas e com isto o som deverá reduzir-se bastante, mas deve ter pelo menos uma ventoinha na caixa ou na fonte de alimentação além da ventoinha essencial no processador.

Outra dica é manter o interior da caixa e as ventoinha limpas não apenas no caso dos computadores fixos mas também dos portáteis, existem sprays apropriados para limpeza de ventoinhas, teclados, etc. É incrível a quantidade de pó que se pode acumular dentro de uma caixa de computador ao longo do tempo, quando o dono não tem o hábito de o limpar regularmente. Isto também contribui para tornar o computador mais barulhento.

Fontes

Eu consegui resultados muito bons num computador antigo que tinha apenas duas ventoinhas, a do processador e uma na parte traseira da caixa. O que fiz foi trocar a velha fonte de alimentação por uma nova fonte silenciosa com ventoinha, e desligar a ventoinha da caixa (a fonte velha não tinha ventoinha). Assim continuei a ter duas ventoinhas mas com menos som: ventoinha do processador + ventoinha da fonte, em vez de ventoinha do processador + ventoinha da caixa.

Neste artigo você aprendeu algumas dicas de como ter um computador mais silencioso mesmo sem gastar muito dinheiro, e se o seu leitor de CDs é barulhento saiba que é possível reproduzir CDs em total silêncio passando a usar leitores de DVD virtuais em vez de leitores físicos, e imagens de DVDs (ficheiros ISO) em vez dos DVDs reais, com programas como Daemon Tools ou Alcohol 120. 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.