GearBest

Configurar Modem Huawei E1550

Hoje vou dar algumas dicas para configurar o modem Huawei e1550 da TMN. Embora a pen já venha pronta a usar há sempre algumas configurações que se podem fazer para melhorar a ligação à net. Para novos utilizadores com windows a instalação é muito fácil: basta ligar o modem a uma porta USB e esperar que a instalação do software tmn seja iniciada automaticamente, depois de terminada o software coloca um novo ícone no Ambiente de Trabalho, e reconhece quando o modem está inserido iniciando-se por si só.

Software TMN Huawei e1550 TMN

Imagem do software tmn que acompanha o modem Huawei E1550, se o modem estiver inserido o tipo de rede e intensidade do sinal aparecem no canto inferior esquerdo.

Para ligar à net basta clicar em “Ligar”, o modem deve ter o cartão SIM inserido e este estar activo, e ter cobertura de rede. Se receber alertas da TMN surge uma janelinha de alerta avisando que tem nova mensagem, pode ver todas as mensagens no painel “SMS”. As configurações para a ligação tmn já vêm pré-configuradas pelo que não é necessário fazer nada aqui. (Se não estiverem tem de definir o número a ligar como *99#, o ponto de acesso APN estático com o nome “internet”, nome de acesso e password tmn ficam em branco.)

Vamos ver algumas dicas para o modem Huawei e1550

  1. Escolher o modo de rede a usar: Por predefinição o modem fica em modo automático e liga-se à melhor rede que encontrar, mas se tiver boa cobertura de rede 3G pode evitar que ele mude para 2G EDGE entrando nas opções de rede e escolhendo apenas essa opção; pode vezes acontece que o modem fica alternando entre dois sinais diferentes e com esta dica resolve isso mas apenas faça isto se tiver boa cobertura UMTS.
  2. Desactivar pedido do PIN: Ao inserir um novo cartão SIM o modem pede o código pin de quatro dígitos para desbloquear, mas se tiver vários cartões e achar que não há perigo do cartão ser roubado ou usado por outras pessoas pode desactivar o pedido de PIN, para isto vá a Ferramentas > Operações com PIN > Desactivar verificação de PIN, terá de inserir o PIN de novo para confirmar mas será a última vez!
  3. Verificar cobertura de rede Optimus e Vodafone e verificar cobertura 4G: Pode usar o modem (bem como qualquer outra pen de banda larga móvel) para verificar qual a rede com melhor cobertura na sua área, para isto vá a Opções > Rede > Modo de registo > Procura e registo manuais, e clique em Actualizar para ver a lista de redes disponíveis e tipo de rede, 2G ou 3G (ou 4G ou LTE nos modems que o suportem como o modem Huawei e398 ou o ZTE 820d ambos disponíveis na TMN).
  4. Repor contadores de estatísticas a zero: Para repôr todas as contagens de tráfego a zero clique com o botão direito do rato sobre qualquer valor na janela de estatísticas e escolha a opção para repor estatísticas; pode ser boa ideia repor tudo a zero no início do mês para fazer um seguimento mais fácil do tráfego consumido durante o mês.
  5. Guardar as mensagens no cartão SIM: Por predefinição as mensagens SMS não guardadas no computador, mas se preferir pode guardá-las no cartão (pode ser útil se costuma usar vários cartões no mesmo modem, assim cada cartão guardará as mensagens desse cartão), para isto active a opção correspondente nas opções de contactos.
  6. Usar diferentes modems com o software TMN: Se ligar outro modem Huawei ao computador e tiver o software do E1550 instalado ele permite escolher qual dos dispositivos quer usar com o software; cada modem já vem com o seu próprio software e normalmente novos modems da mesma marca trazem versões mais recentes e com mais funcionalidades do que os anteriores, mas ainda assim você pode preferir usar um software de uma versão anterior.
  7. Adicionar diferentes perfis de ligação. Se tiver modems de diferentes operadoras poderá adicionar diferentes perfis de ligação no software para cada um deles. Depois poderá usar qualquer um deles no painel da janela de ligação.

Para utilizadores avançados: você pode ver mensagens de diagnóstico do modem no menu Ferramentas > Diagnósticos; se quiser ver ou alterar os ficheiros DLL, XML, etc. de configuração nas pastas de instalação pode copiar o conteúdo da drive virtual de instalação do software no momento da instalação e depois usar um programa como 7-ZIP para aceder ao conteúdo dos ficheiros data.bin e setup.exe.

Leia também sobre os modems para internet 4G LTE da TMN

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.