GearBest

Construir um Candeeiro de LED com USB

Já falei antes sobre como usar leds para iluminar o teclado do computador mas este artigo será sobre construir um candeeiro de led com USB em vez de usar os próprios LEDs do teclado como no outro artigo. As vantagens de usar uma tomada usb é que evita abrir o teclado e pode usar o seu candeeiro feito por você mesmo em qualquer outro computador.

Construir candeeiro led usb para laptop

Construindo candeeiro LED com USB

Há muitos tutoriais detalhados na Internet sobre como fazer candeeiros LED caseiros sobretudo tutoriais em inglês, mas encontrei um no site earthlink.net (inglês também) que tem a particularidade original de usar um cabide de roupa como suporte para o candeeiro o que me pareceu interessante. Claro que depois você não terá onde pendurar o casaco, mas isso agora não importa. 😐

Materiais necessários:

  • Cabide de roupa usado (essencial!!!);
  • Um cabo USB, pode ser um fio de teclado ou rato antigos que você não use;
  • Um LED (ou vários);
  • Um Resistor ou resistência eléctrica (para cada led no caso de usar mais de um);
  • Ferramentas: alicate, ferro de soldar, fita isoladora.

Como fazer o candeeiro usb:

1) Pegue o cabo USB e corte-o perto de uma das extremidades (dica: deixe cerca de dez centímetros na outra ponta do cabo para o poder usar com a ficha em alguma outra coisa que queira construir no futuro envolvendo ligações usb). 😉

2) Corte o isolamento do cabo usb de modo a expor os fios interiores, deverão ser uns cinco mas para construir o candeeiro apenas necessita de dois, deixe o preto e o vermelho e corte os restantes pois não serão utilizados.

3) Escolha o led a usar, quanto mais brilhante melhor e poderá deixá-lo mais afastado do teclado. Se usar apenas um led o autor sugere esta calculadora de resistências para leds individuais para calcular facilmente qual o resistor correcto a usar baseado na corrente e voltagem (no caso das saídas usb, é de cerca de 5 volts).

4) Construa a circuito: soldando o fio vermelho da ficha usb ao terminal positivo (+) do led; depois o resistor no terminal negativo (-); e a outra ponta do resistor ao fio preto do usb.

5) Use fita isoladora ou outro material para isolar os áreas que soldou para que não façam contacto e também todo o resistor.

6) Use o cabide: O autor prendeu o cabo com o led a um velho cabide de roupa que pode ser dobrado para a posição que se quer, ao mesmo tempo que dá firmeza ao candeeiro.

7) O seu candeiro led usb está construído! Para acender é só ligar a ficha usb ao computador. (Nota: se decidir construir o candeeiro sem usar resistors prepare-se a “morte” prematura dos leds…)

Construir candeeiro led usb

As vantagens de ter um candeeiro de led com usb é que é muito barato (ou grátis se você usou materiais que já tinha por casa sem serem utilizados), pode ter uma luz no seu teclado para escrever pela noite, pode ligar o seu candeeiro caseiro a qualquer computador fixo ou portátil, e não necessita de ter uma tomada eléctrica por perto se trabalhar no laptop pois o candeeiro recebe energia da tomada usb!

Leia como usar o led do seu teclado para fazer um candeeiro led original

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.