Desvantagens do Facebook – Falsos Amigos

É mesmo, uma das desvantagens do Facebook é a presença dos falsos amigos. Por “falsos amigos” refiro-me àquelas pessoas que se tornam suas amigas no Facebook porque aparentemente elas têm algum interesse em comum com você mas que na verdade têm segundas intenções e, no fundo, apenas se querem aproveitar de você de alguma forma.

Uma das vantagens do Facebook é a facilidade em fazer “amigos”. São tantas as pessoas que estão em todos os momentos no Facebook que a sua página pode, com relativa facilidade, receber milhares de visitantes por dia. Muitos deles irão gostar da sua página e tornar-se seus amigos, seguidores, fãs. O problema é que alguns deles irão revelar-se “falsos amigos” em pouco tempo.

O que é um falso amigo no Facebook?

Não se preocupe se é a primeira vez que vê esta expressão porque ela não faz parte da gíria habitual quando se fala no Facebook, como “Likes” ou “Shares”, pois eu acabei de inventar! Tal como acontece com os scams no facebook o falso amigo é alguém que vai interagir com você de uma forma prejudicial para você e benéfico para ela, ou seja, vai abusar de você.

O falso amigo pode abusar de você, por exemplo, pedindo dinheiro emprestado (que nunca irá devolver); pedindo para você responder a questionários e sondagens online (as famosas “surveys”); indicando páginas pedindo doações de dinheiro para alguma causa aparentemente justa, etc.

Como reconhecer falsos amigos no Facebook

Felizmente, estes falsos amigos costumam ser fáceis de reconhecer pois eles revelam as suas verdadeiras intenções rapidamente. Na primeira conversa ou chat podem até parecer pessoas simpáticas, têm os mesmo amigos – no Facebook – que você, e veja só: até gostam das mesmas músicas que você!

Mas em pouco tempo eles começarão a colocar links para páginas duvidosas que provavelmente irão infectar o seu computador com algum vírus, a publicar textos com títulos chamativos do tipo “clique para ver as minhas fotos privadas” ou para notícias que você não conhecia mas que vai querer conhecer, ou a pedirem para você se registrar num fórum do qual eles fazem parte, ou a divulgarem algum produto que está a um preço baratíssimo “só hoje”. Enfim, a quererem que você faça algo por eles, quase sempre implicando que você gaste dinheiro e que eles ganhem alguma comissão ou outro benefício.

Como lidar com os falsos amigos no Facebook

Os falsos amigos podem aparecer com uma história comovente, por exemplo de um familiar doente, ou de problemas financeiros porque não conseguem emprego, e que até parece verdadeira, mas fique esperto, pois virá o momento em que vão pedir dinheiro, e esse é o momento de bloquear!

Dicas de ouro: Em caso de dúvida, ignore, não clique, não responda. Se parecer bom demais para ser verdade, provavelmente é. Nunca dê o seu número de telefone nem a morada a pessoas que não conhece.

Mas não deixe que isto o impeça de fazer amigos online nem de apreciar outras vantagens que o Facebook tem . A internet ainda é o melhor reflexo da vida real, e reflete tanto as coisas boas como as coisas más, e é certo que os falsos amigos também existem no mundo real. Infelizmente a vida real não tem um botão do tipo “Bloquear esta pessoa”… Ainda.

Felizmente, o número de amigos reais e de pessoas sinceras e honestas no Facebook supera o número de amigos falsos (tal como na vida real também) pelo que pode continuar apreciando a “experiência Facebook” enquanto mantém um olho vigilante para os falsos pedidos de amizade e para os golpes.

Leia mais vantagens e desvantagens que o Facebook tem .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.