Desvantagens do Facebook – Scams

Já todos conhecemos diversas vantagens de ter um Facebook e até algumas desvantagens também, neste texto vou falar sobre mais um tipo de problema que é o dos golpes ou scams no Facebook. Isto não é limitado às redes sociais, também existe – infelizmente – no correio eletrônico e até na vida real, onde, aliás, começou.

Os golpes no Facebook a que me refiro como scams são os links que aparecem no seu mural pedindo ajuda financeira ou até apenas pedindo um “inocente” Gosto ou Partilha a troco da alguma coisa. Antes de mais, o meu conselho é que se você não conhece a pessoa que está fazendo o pedido, simplesmente ignore-o.

Esta é a regra de ouro para evitar os scams no Facebook; e mesmo que conheça a pessoa, nunca envie dinheiro sem confirmar primeiro que o pedido é real, veja um exemplo deste tipo de scam no documentário que partilhei no texto desvantagens do Facebook recentemente.

Scam Nigeriano

Este é um dos mais velhos scams que existem; se já era uma praga na vida real e no correio electrónico, é uma praga também no Facebook. Este “golpe nigeriano” consiste numa mensagem de alguém fazendo-se passar por um ex-presidente africano ou por alguém que supostamente ocupou um cargo politico importante, e que precisa da sua ajuda para desbloquear uma enorme quantia de dinheiro que está bloqueada em alguma alfândega ou conta bancária.

A “ajuda” consiste em você enviar uma quantia relativamente pequena de dinheiro que permitirá a essa pessoa realizar os procedimentos para desbloquear a quantia grande (por vezes a quantia seria enviada para a sua conta bancária, que serviria de intermediária na transferência, e você reteria uma parte como pagamento); em troca você receberá uma boa parte desse dinheiro. Claro que tudo isto é falso, e o objetivo é fazer você enviar o dinheiro, e após isso, você nunca mais conseguirá contatar com a pessoa ou pessoas para quem o enviou.

O que as pessoas que criam o scam no Facebook ganham com isso?

Dinheiro, no exemplo acima. Mas em outros tipos de golpes, o objetivo é apenas conseguir muitos visitantes para determinada página no Facebook, o que permitirá ao dono dessa página ganhar dinheiro de alguma forma, por exemplo, tentando que os visitantes respondam a inquéritos ou preencham formulários pelos quais o scammer recebe comissões; ou tentar fazer os visitantes visitarem uma página externa ao Facebook e que irá instalar vírus ou programas espião no computador do visitante; ou ainda, tentar vender a página usando o número de visitantes como fator para valorizar a página ao olhos dos possíveis compradores.

Como detectar um scam no Facebook

Quando estiver em dúvida sobre se determinado link é golpe ou é legítimo, use seu sentido comum: você acha mesmo que um ex-presidente africano iria pedir dinheiro, justo a você? Ou que uma enorme quantidade de dinheiro iria cair na sua conta bancária sem que você tivesse trabalhado para isso? Não é assim que o mundo funciona… Infelizmente, neste último caso. 🙁

Outra coisa que você pode fazer é copiar o texto suspeito, ou parte dele, e fazer uma busca por ele na internet; se se tratar de um scam conhecido, haverá diversos sites mencionando-o. Isto funciona porque os scammers, felizmente, não parecem ser muito inteligentes já que continuam usando os mesmos textos com os mesmos nomes de pessoas, etc. o que facilita bastante reconhecer o golpe. 😉

Evitar scams no endereço de email

E no caso nos scams por email, nunca responda a eles, pois ao fazer isto, estará confirmando ao scammer que o seu email existe e que você é uma potencial vítima. Por vezes, esse tipo de mensagens é enviada massivamente a centenas ou milhares de endereços de email, que foram obtidos através de softwares que copiam automaticamente endereços de email encontrados na internet.

Então o scammer não sabe para quem está realmente a enviar as mensagens nem quais os endereços de email que estão ativos ou que são reais. Então, ao responder a umas das mensagens, você apenas estará confirmando que o seu email é real e que você lê as mensagens que recebe, o que provavelmente fará o scammer enviar ainda mais mensagens para o seu email.

 Leia mais vantagens e desvantagens que o Facebook tem .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.