GearBest

Dicas Para Digitar Mais Rápido

Vou deixar algumas dicas para digitar mais rápido no teclado do seu computador. A primeira é que você pode aprender atalhos de teclado para agilizar a maior parte das tarefas e reduzir os momentos em que tem tirar a mão do teclado para usar o mouse. Para usar um atalho de teclado carregue em duas ou três teclas ao mesmo tempo, normalmente eles usam uma combinação das teclas Ctrl, Alt, e alguma tecla normal, todas pressionadas ao mesmo tempo.

Sabia que você pode usar por exemplo o atalho CTRL + A para selecionar todo o texto num documento em vez de usar o mouse? Também pode usar CTRL + C para copiar texto, CTRL + V para colar, CTRL + X para recortar, ou CTRL + Z para anular a última ação que realizou.

Estes são apenas alguns exemplos mas praticamente todas as tarefas que faz com o mouse têm atalhos de teclado próprios (nota: alguns atalhos funcionam de forma diferente em diferentes programas, devido ao idioma em que configurou seu sistema ou teclado, ou traduções dos programas, por exemplo para selecionar tudo pode ter de usar CTRL + T em vez de CTRL + A) e… Mas espere, porque estou escrevendo tudo isto aqui quando posso colocar as dicas numa lista para que sejam mais fáceis de ler…?

Dicas para digitar rápido, a lista

  1. Coloque o teclado à distância e altura certas. Deve poder apoiar os pulsos no suporte para esse efeito; e permitir tocar em todas as teclas de texto apenas movendo os dedos e um pouco os pulsos, mas nunca o braço.
  2. Use um teclado ergonómico. Os teclados ergonómicos têm formas especialmente concebidas para se que as mãos e dedos se possam apoiar e escrever com menos esforço evitando ou reduzindo o cansaço e desconforto de quem passa todo o dia digitando. A desvantagem é que terá de se habituar a usá-los pois as teclas estarão em posições diferentes dos teclados normais, alguns têm as teclas mais usadas separadas em dois grupos distintos, uma para cada mão, outros teclados apenas têm as teclas ligeiramente alinhadas com a posição dos dedos. Experimente antes de comprar.
  3. Sempre tenha um teclado com apoio para as mãos. Isto evita ter de manter as mãos “no ar” enquanto digita o que produz mais cansaço após algum tempo a trabalhar.
  4. Habitue-se a olhar para o monitor enquanto escreve em vez de olhar para as teclas.
  5. Memorize onde está cada tecla e pratique escrever com todos os dedos das duas mãos, e não apenas com o dedo indicador ou pior: com um lápis pressionando cada tecla como já vi algumas pessoas fazerem.
  6. Procure na Internet um programa para praticar testes de escrita. Há muitos, uns grátis outros pagos, e quase todos permitem ver a sua melhoria ao longo do tempo indicando quantas palavras consegue escrever por minuto, etc. Alguns mais avançados integram-se com programas populares como Microsoft Word e outros. A vantagem disto é que o programa de treino de escrita vai usar também o tempo que passa com esses programas para atualizar as suas estatísticas e desempenho de digitação.
  7. Atribua cada dedo a determinado grupo de teclas. Isto é essencial para aprender como digitar com todos os dedos, e existem autocolantes coloridos que pode colar nas teclas para melhor as diferenciar. Mas com a prática em pouco tempo deixará de necessitar deles.
  8. Aprenda a usar teclas especiais que talvez nunca tenha usado, como Insert, Print Screen, Home, ou End para agilizar determinadas tarefas (dica: a tecla Insert serve para inserir texto no lugar de outro texto, a tecla Print Screen serve para capturar uma imagem ecrã e guardar na área de transferência, a tecla Home serve para ir para o início da página, a tecla End vai para o fim da página).
  9. Alguns teclados, como os da marca Logitech, têm uma fila de teclas personalizáveis na parte de cima. Atribua a eles as suas tarefas mais frequentes como abrir determinado documento ou pasta.
  10. Adapte o seu programa de edição de texto ao seu modo de trabalhar em vez de ser você a adaptar-se ao programa: No Microsoft Word pode dar dois cliques no nome da barra de tarefas do topo para a fazer ocultar-se, clique de novo para a mostrar. Veja a Ajuda do programa que utilizar para descobrir essas pequenas mas úteis dicas. 😉

Aprenda aqui como posicionar os dedos no teclado.

6 opiniões sobre “Dicas Para Digitar Mais Rápido”

  1. eu adorei essas dicas p melhorara rapidez ao digitar sao muito boas anteseu escrevia mais ou menmos e agora eu escrevo bem rapido, trambem adorei as dicas do CTRL pq eu sempre usava o mouse e agora facilitou mt minha vida.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.