GearBest

Dicas Para Montar Seu Computador

Hoje vou dar algumas dicas para montar seu computador, eu uso computadores PC há anos e com o passar do tempo fui aprendendo a trocar e montar componentes e hoje os computadores que uso são já montados por mim. Não é difícil, apenas é questão de praticar e seguir algumas regras básicas. Eu não sou especialista então estas dicas são baseadas na minha experiência com os meus computadores aqui em casa e em alguns tutoriais que li ao longo do tempo. E depois de montar a sua máquina pode aproveitar para deixar o computador mais rápido com o System Care.

Mulheres com teclado e fonte de computador.

Imagem: Você sabia que mulheres loiras gostosas gostam de comprar teclados e fontes de computador? Nem eu..

As vantagens de montar você mesmo o seu computador são que você vai ter apenas aqueles componentes de que precisa e pode escolher cada um deles em função do preço aproveitando o seu orçamento disponível da melhor forma para que tenha tudo o que quer sem gastar demasiado dinheiro. Há computadores baratos para venda nas lojas mas acabam por não ter tudo o que você deseja e os mais caros têm coisas que você nunca irá usar.

Escolher componentes e preços

Defina um orçamento inicial. Antes de começar a procurar os componentes necessários nas lojas defina qual o máximo de dinheiro que quer gastar para evitar surpresas desagradáveis pois pode acontecer que quando somar tudo o que gastou para ter o seu “computador de sonho” descubra que pagar tudo poderá tornar-se um pesadelo!

Depois de ter definido o seu orçamento escolha os componentes. É boa ideia gastar algum tempo a comparar preços pois certamente encontrará lojas que vendem o mesmo componente a um preço mais baixo do que outras; pode haver pontos negativos como demorarem mais tempo a entregar, etc. mas isto pode não ser importante para você e será questão de verificar todos os detalhes.

Interior de computador - detalhe

Imagem: Detalhe do interior da caixa de um computador. O seu não deverá ser muito diferente mas pode aproveitar para limpar melhor o interior dele sobretudo as ventoinhas…

Montar os componentes do computador

Os componentes básicos em qualquer montagem de computadores são:

  • Caixa (na verdade você poderia montar o seu computador mesmo sem caixa mas não vamos exagerar…)
  • Placa-mãe ou “motherboard” (fica mais fixe dizer o nome em inglês)
  • Fonte de alimentação (veja um artigo sobre fontes silenciosas)
  • Processador + dissipador de calor (“cpu” e “cooler”)
  • Placas de memória RAM ou pentes de memória (é fixe dizer “pentes” para confundir os vendedores)
  • Discos rígidos
  • Leitores internos de CD ou DVD
  • Ventoinhas (algumas caixas já trazem ventoinhas incluídas, mas se a sua caixa não as tiver terá de as comprar em separado)
  • Cabos de ligação (normalmente já vêm incluídos com os componentes que os utilizam mas é sempre boa ideia ter alguns cabos extra para ligar discos extra, etc.)

Talvez eu tenha esquecido alguma coisa mas não mencionei leitor de disquetes pois já ninguém usa disquetes e as nova caixas já nem trazem suportes para elas, no entanto ainda há um caso onde você pode necessitar delas que é se o sistema operativo que vai instalar for o Windows XP e quiser usar discos rígidos de tipo SATA pois os controladores ou drivers para ele têm de ser instalados em separado através de disquete durante a instalação do Windows.

Pulseira anti-estática: Os técnicos usam pulseiras anti-estáticas para evitar a electricidade estática ao tocarem nos componentes, para a usar prenda a pulseira no pulso e a extremidade do cabo dela numa parte metálica mas pode obter o mesmo efeito tocando de vez em quando num objecto metálico se não tiver pulseira, e evite tocar com os dedos em certas partes dos componentes como os contactos dourados das placas de memórias por exemplo.

Montar a placa-mãe: Ao montar a motherboard certifique-se de que os parafusos ficam firmes mas sem apertar demasiado e nunca os coloque de forma a forçar a placa e esta fique dobrada, se uma parte dela não fica apoiada sem forçar sobre o suporte para o parafuso, coloque uma anilha por baixo da placa ou deixe esse espaço sem parafuso.

Montar as placas de memória: Antes de comprar uma placa de memória verifique qual o tipo dela pois há vários diferentes e deve comprar um que seja compatível com a placa-mãe. A marca não é importante, pode usar placas de marcas diferentes mas se for montar várias placas na mesma motherboard é melhor se comprar todas da mesma marca e modelo, em vez disso pode comprar apenas uma placa mas com mais capacidade, por exemplo uma de 4GB em vez de duas de 2GB cada, evitando assim possíveis problemas de incompatibilidades mas comprando duas ou mais tem a vantagem que mesmo que uma delas avarie ainda poderá usar as outras.

Ao montar as placas de memória certifique-se de que as coloca na posição correcta (observe a ranhura perto do centro da placa que deve coincidir com a saliência no encaixe ou “slot” da placa-mãe (esta ranhura não está exactamente no centro da placa e varia de uns tipos de placa para outros, por exemplo de DDR2 para DDR3); e ao montar a placa pressione-a com alguma força usando os polegares em ambas as extremidades da placa até ouvir o “clique” das molas de segurança fechando-se sobre a placa.

Processador ou CPU: O processador é um dos pontos principais e onde algumas pessoas com pouca experiência acabam por desistir de montar um computador por temerem queimar os componentes. Eu já instalei alguns nos meus pcs e não é difícil, sempre compro kits completos que já vêm com processador, dissipador e ventoinha, e massa térmica. Antes de comprar certifique-se de que o CPU é compatível com a placa-mãe, e encaixe-o com cuidado sempre sem forçar.

Placa Gráfica: Algumas motherboards aceitam mais de uma placa gráfica, se for este o caso com a sua, pode ainda assim montar apenas uma placa gráfica, mas se decidir montar duas é melhor que elas sejam da mesma marca e modelo, e também verifique que o monitor é compatível com a ligação que elas usam, por exemplo HDMI ou DVI (alguns monitores antigos apenas têm entrada VGA), mas em todo o caso poderá usar adaptadores, e as placas gráficas costumam ter também VGA para os monitores antigos.

Discos e Leitores de DVDs: Os discos e drives de CDs e DVDs são a parte mais fácil: apenas os aparafuse nos suportes respectivos e ligue a eles os conectores da fonte e da motherboard. Se ligar vários discos SATA verifique a numeração para os encaixes dos cabos na motherboard e comece com o número 1 ligando nesse o disco principal onde ficará o sistema operativo instalado.

Componentes opcionais

Placas para sintonizar TV: Há sempre componentes opcionais que você poderá querer usar e que outras pessoas não usam, eu por exemplo, e tal como mencionei em outro artigo, sempre instalo placas para sintonizar TV para poder ver canais de tv no pc. Para quem não sabe com uma destas placas poderá usar o computador exactamente como se fosse uma tv, com controle remoto, guia de programas (tv digital ou tdt), opção para gravar programas, etc.

Controladores RAID: Também poderá querer montar discos rígidos em modo RAID que consiste em ligar dois ou mais discos de forma a que o sistema operativo os trata como se de apenas um disco se tratasse. Dependendo do tipo de RAID que escolher (há vários) poderá ter grande aumento de desempenho, maior segurança e protecção de ficheiros em caso de um dos discos avariar ou poderá ter ambas as coisas. Uma placa raid pode ser ligada a uma entrada PCI na placa-mãe e a ela poderá depois ligar vários discos. Tudo isto é para “raid via hardware” pois também poderá fazer raid via software que não necessita de componentes de hardware específicos.

Modding: Alguns utilizadores partem para o “modding” do computador (personalização extrema e criativa) colocando autocolantes com caveiras, pintando a caixa com sprays coloridos, comprando caixas transparentes, etc. Uma das lojas online onde compro ocasionalmente componentes é a chiptec.net e tem toda uma secção do site dedicada ao “pc modding”, neste tema pode também procurar componentes especiais para tornar o computador silencioso. Se procurar na Internet por imagens de “pc mod” ou computadores personalizados encontra muitas coisas interessantes e criativas.

Antes de começar a montar o seu computador é boa ideia ter todos os manuais da placa-mãe e da placa gráfica à mão para consultar em caso de dúvidas, e se é a primeira vez que vai montar um computador, leia-os de início ao fim antes de começar para saber o está a fazer. “Mais vale prevenir do que remediar”. 😉

Leia também as dicas para tornar o computador mais rápido

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.