GearBest

Equipamentos Para Internet 4G TMN

Neste artigo vou falar um pouco sobre os novos equipamentos 4G da TMN preparados para acesso à Internet de alta velocidade usando a tecnologia LTE (Long Term Evolution) que permitirá velocidades bem superiores à actuais e aproximando-se das velocidades de Internet via fibra.

A Internet 4G LTE está a chegar a Portugal e a TMN tem já dois equipamentos que suportam esta tecnologia de alta velocidade: a pen ZTE MF820D e a pen Huawei E398. Os preços para cada uma delas são de €159,90 ou €149,90 se compradas através da loja online; no caso da TMN Huawei E398 isto representa um desconto de 50 euros em relação ao preço anterior, pois esta pen de acesso à Internet 4G está desde há alguns meses disponível para compra na TMN.

Características das ZTE MF820D e Huawei E398 da TMN

As características de ambos equipamentos são semelhantes, tanto a pen E398 como a MF820D suportam velocidades de download até 100 Mbps e de upload até 5,76 Mbps. Como a tecnologia ainda não está disponível os equipamentos funcionam com a velocidades máximas actuais disponibilizadas, no caso da TMN estas velocidades são  de 21,6 Mbps de download e 5,76 Mbps de upload.

Os equipamentos podem ainda ser usados nos pontos de acesso hotspots WiFi da PT gratuitamente. A pen Huawei E398 tem também uma entrada suportando cartões MicroSD até 16 GB, mas na página da TMN sobre a pen ZTE não há indicação deste pormenor.

Pen 4G Huawei E398 TMNImagem da pen 4G Huawei E398 TMN com o formato lembrando um concha, a ficha USB roda sobre si mesma ficando encaixada e escondida na parte de trás da pen, útil quando a pen não estiver sendo usada e podendo ser facilmente transportada no bolso, por exemplo, e dispensando a habitual tampa que vemos em quase todas as outras pen 3G da TMN, Optimus ou Vodafone.

O logotipo Huawei na parte de cima está na parte da ficha que roda e esta pode ser facilmente aberta pressionando com um dedo sobre ela, uma vez “aberta” a pen pode ser mantida em posição recta, em angulo de 90 graus ou em angulo de 45 graus em relação à entrada USB onde estiver ligada.

Abaixo a imagem da pen 4G Huawei E398 TMN, esta já com o novo logo “TMN 4G” que deveremos ver bastante no futuro:

Pen 4G MF820D TMN

Software que acompanha a pen 4G

Para que possa monitorizar o seu volume de tráfego e velocidade os equipamentos recebem alertas de tráfego e pode também seguir a velocidade no software que acompanha a pen, no caso da Huawei E398 ela vem com o “Mobile Partner”, este programa indica, entre outras coisas, o tipo de rede em uso por exemplo EDGE, HSDPA, HSUPA.

O software que acompanha a pen 4G E398 indica as velocidades de download e upload em tempo real e mantém o registo do volume de tráfego diário, mensal, e anual. Também permite aceder aos contactos e à caixa  de mensagens e permite enviar e receber mensagens como alertas da rede e permite ao utilizador guardar mensagens no cartão SIM da pen ou no computador. Para que esteja sempre actualizado o Mobile Partner tem a opção de actualização online.

Acessórios na embalagem da pen 4G TMN

Na compra destes equipamentos 4G na loja TMN a embalagem que acompanha cada pen inclui, para além do equipamento, os habituais manuais TMN, e um cartão para aceder à Internet com um limite inicial máximo de 1GB de tráfego ou 30 dias de utilização. Após este período o utilizador deverá subscrever um tarifário pós-pago para continuar a navegar.

O cartão apenas fica activo na primeira utilização, e caso o cliente não contrate um tarifário mensal pós-pago o cartão ficará bloqueado. Após contratar um tarifário pós-pago, cujo formulário acompanha a pen, ainda terá acesso ao serviço Music Box TMN grátis e navegação WiFi ilimitada.

Instalação em PC e MAC

Estes equipamentos 4G TMN são compatíveis com Windows 7, Vista ou XP, e com MAC OS X 10.5 ou superior. A instalação é automática ao inserir a pen numa porta USB do computador, através da criação de uma drive virtual, e posterior instalação dos controladores (drivers) e software para a pen.

Caso o utilizador pretenda copiar os ficheiros de instalação poderá, em ambiente Windows, aceder a “Iniciar” > “Meu Computador”, e aí copiar os ficheiros na nova drive virtual no momento da primeira utilização (a drive não aparece mais depois dos programas estarem instalados). Como se trata de uma pen, há a vantagem desta poder ser usada facilmente em qualquer computador fixo ou portátil, pois ele apenas necessita possuir uma entrada USB.

Em caso de má cobertura de rede, é recomendável usar uma extensão USB para ligar à pen em vez de ligar a pen directamente à porta USB pois desta forma terá liberdade para movimentar a pen e procurar uma posição de melhor cobertura, por vezes basta rodar um pouco a pen ou movê-la alguns centímetros para a recepção do sinal de rede melhorar bastante.

Links para a pen 4G Huawei E 398 TMN e pen 4G ZTE MF 820 D. Boa navegação em alta velocidade. 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.