Exemplos de Testes Psicológicos

Já mostrei exemplos de testes psicológicos antes no texto testes lógicos psicotécnicos online e que foram disponibilizados gratuita e publicamente na Internet pelo autor dos livros 2000 Psicotestes, Com Respostas, José Carlos Dutra do Carmo. Pode ler os exemplos que ele disponibiliza na página 119 psicotestes, com respostas.

O autor diz que, com os seus dois livros sobre testes psicotécnicos, ele procurou tornar este tipos de testes mais populares mostrando testes práticos e objetivos. Tal como ele diz, a inteligência deve ser exercitada, e para isto os testes mentais são muito bons. Assim como é bom praticar jogos mentais lúdicos como palavras cruzadas nos jornais e revistas, ou, digo eu, jogos como Sudoku, ou  como os de “sopas de letras” onde você deve encontrar a palavra escondida num quadro com letras misturadas, ou ainda como os ” jogos mentais para treinamento do cérebro” fornecidos pelo site Lumosity.

Alguns dos testes psicológicos podem ter pegadinha, embora os testes do Detran ou de empresas para emprego não se incluírem nesta categoria pois apenas têm perguntas sérias. Acho que deve ser porque quem faz os testes não quer abusar dos candidatos por saber que já é exercício suficiente você ficar procurando na sua mente os conhecimentos certos sem ter de ficar também pensando se a pergunta tem pegadinha ou não!

Os testes com pegadinha encontram-se mais facilmente nos sites de testes online, aqui você encontra, por exemplo, a pergunta das velas acesas, “tem-se nove velas, apagam-se três, quantas ficam?” A resposta é que ficam as que você apagou pois as outras vão arder até desaparecerem. Tem também o teste Impossível Responder Sim, estes testes e outros você pode encontrar na página que indiquei.

Exemplos de Testes

Bem, em alguns testes você tem que seguir a lógica e escolher de entre as possíveis respostas qual é a que completa ou continua a sequência lógica, estes testes podem ter imagens ou sequências de números, as sequências numéricas costumam ser mais difíceis pois você pode ter de fazer vários cálculos para encontrar a resposta, mas as sequências de imagens podem até ser fáceis, veja um exemplo:

Exemplo de teste psicológico

Nesse exemplo você deve escolher qual a figura humana (acho que podemos chamar humano a esse monte de tracinhos) completa a sequência, note que a primeira figurinha tem dois braços (acho que podemos chamar braços a isso), a segunda apenas tem um braço, então seguindo a lógica, qual será a figurinha que segue a sequência, ou quantos braços deverá ter essa última figurinha? 😉

Continuando com os testes fáceis, tem o famoso teste do cavalo sem rabo que começa o livrinho do Detran; veja, está faltando uma parte no cavalo e você deve escolher qual ela é de entre as opções A, B, e C. Achou fácil? É, mas depois as questões vão complicando…

Cavalo sem rabo - Teste Detran

Ah, eu disse que os testes podem não ser tão simples sim, não foi mesmo? Veja este exemplo:

Exemplo de teste psicológicoComplicou? Pois é, não quero assustar você, mas num teste real você provavelmente terá uma página inteira dessas imagens; mas não preocupe porque os examinadores sempre dão tempo suficiente (segundo eles) para responder a todas as perguntas. Se você ficar bloqueado numa delas, passe para a seguinte, e volte a ela no final para não ficar perdendo tempo que depois pode fazer falta para responder às últimas perguntas; se o tempo para o teste estivar quase a acabar e ainda tiver várias perguntas por responder, siga a intuição e responda a que parecer, à primeira vista, a mais certa – ou a “menos errada”. 😉

Exemplo de teste psicológico

É, muitos desses testes usam triângulos, círculos, quadrados, e outras figuras geométricas, reparou? Mas ainda estamos nos testes de lógica. Pense bem qual a figura que segue a sequência. Dica: Se estiver difícil, vá eliminando as que, claramente, não seguirem a sequência, até restar apenas uma – a correta.

Estes foram apenas alguns exemplos, a “ponta da ponta do iceberg”; pois se procurar por testes psicológicos ou psicotécnicos, irá encontrar um monte deles, tem os testes de atenção concentrada ou testes AC como o “teste das setinhas” (uma folha inteira cheia de setas apontando em todas as direções, já imaginou?), o teste da pirâmide colorida (teste de Pfister, com as suas “pirâmide bonitas” e “pirâmides feias”), os testes projetivos de personalidade como o teste palográfico (teste dos tracinhos), o teste HTP (teste de desenhar casa, árvore, pessoa), o teste PMK (Psicodiagnóstico Miocinético), e ainda estamos só na “ponta do iceberg”…

Se quiser praticar um pouco por diversão, clique na imagem seguinte para baixar uma folha com um exemplo de um dos testes de setinhas, pegue um lápis, e procure todas as ocorrências da sequência de três setinhas que é mostrada no topo da imagem, e marque cada uma desenhando um risco em redor dela. Num teste real você pode ter várias páginas de setinhas para percorrer, de cada vez procurando uma grupo diferente de setinhas. Esse teste requer muita atenção! Dica: Para facilitar, deite o lápis sob a linha que estiver a fazer, assim fica mais fácil percorrer a linha sem “saltar” para a de cima ou de baixo sem querer. 😉

Exemplo de teste com setinhas

Os testes psicológicos avaliam muitas características da personalidade humana e determinam se os valores obtidos na correção das respostas dadas estão dentro dos valores “normais” ou dos valores mais frequentes tendo em conta diversos fatores; eles apenas podem ser corrigidos por psicólogos profissionais; e são considerados uma ferramenta fundamental para a escolha da pessoa certa – ou do melhor candidato de entre todos os que fizeram o teste – para determinado cargo por muitas e importantes empresas; e para situações do dia a dia, como para determinar se uma pessoa está apta ou não a dirigir  como é o caso com os testes do Detran.

Leia também sobre o teste psicotécnico detran .

23 pensamentos em “Exemplos de Testes Psicológicos”

  1. Estou muito mais tranquilo ao saber que em nossas ruas e estradas estão pessoas que conseguiram colocar o rabo no cavalo, desenhar escadinhas, montar pirâmides coloridas com as cores certas, entre outras coisas. Ouvi falar que de vez em qd tem até um joguinho do labirinto tb.
    Nossas maravilhosas estatisticas confirmam a eficiência desses testes.
    Parabéns, Brasil.

    1. Muito bem falado! Estes testes de Psicologia, também pra pessoas que procuram emprego, não tem valia alguma. As vezes são feitos por psicologas novinhas, sem conhecimento algum de parte técnica, apenas avaliam as pessoas com desenhos idiotas e testes piores ainda que não dizem nada da parte técnica do profissional. Pois todos os testes, mostram algo bom e todos também tem aspetos negativos da pessoa, então isso pra mim não vale nada.

      1. Não sabia que idade influenciava em competência!
        Outra coisa, se os testes não valem nada, porque todo mundo está aqui procurando a resposta?

  2. olá gostaria de saber sobre o teste da setas fiz pouco pois fiquei preocupado em ñ pular nenhuma acho que menos da metade tem quantidade certa pra ser aprovado o ruim é que é concurso e n tem como fazer de novo aguardo resposta se alguém souber obg

  3. em vez de ficar fazendo este testinho por que o governo nao obriga a por isso nas escolas vao aprender mas e obriga a todos que vao tirar cnh a voltar pra escola escola isso e real pare com dezenhos pare de ficar dando dinheiro governo isso eu concordo.

  4. Eu fiz o teste da setinha para emprego eu não completei a Folha fiz até a metade mais com certeza eu acertei todas que marquei pergunto eu fui bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.