GearBest

Firefox Demora Para Iniciar

Hoje vou dar umas dicas para fazer se o Mozilla Firefox demora para iniciar o que pode acontecer por exemplo se tiver muitas extensões instaladas. É muito frustrante querer abrir o Firefox rapidamente para entrar na Internet e fazer alguma coisa quando se está com pressa mas o navegador demorar para arrancar.

Por vezes o Firefox demora para iniciar porque você tem demasiadas extensões instaladas (as extensões também são chamadas de “complementos” ou “addons” e são o equivalente no Firefox aos “suplementos” no Internet Explorer e elas permitem fazer mais coisas com o navegador ou fazer algumas tarefas mais rápido.

Veja alguns tipos de extensões que podem fazer o Firefox demorar para iniciar, se tiver este tipo de extensões instaladas sugiro que as desactive temporariamente e veja se isso faz o Firefox ficar mais rápido:

  • Extensões que ligam à Internet para verificar actualizações
  • Extensões que apresentam informações obtidas da Internet
  • Extensões de SEO (SEO For Firefox, SEO Quake, …)
  • Extensões que ligam a redes sociais (Facebook, Twitter, …)
  • Plugins com problemas de compatibilidade com determinada versão do Firefox.

Normalmente extensões incompatíveis são verificadas automaticamente quando uma nova versão do Firefox é instalada e no caso de serem incompatíveis elas serão desactivadas. Você também pode excluí-las nas opções do browser a partir do menu Ferramentas > Complementos > Extensões. Aí você tem botões para desactivar ou excluir determinada extensão.

Gerir complementos no Firefox

Você pode usar a mesma janela de extensões para gerir os “plugins”, que tal como as extensões também aumentam as funcionalidades do Firefox e permitem por exemplo reproduzir determinado formato de vídeo online ou ver conteúdos em Flash, etc.; pode gerir os seus temas (o tema é o conjunto de elementos visuais que dão ao Firefox o aspecto que ele tem, você pode por exemplo instalar um tema relacionado a um filme e fazer a imagem de fundo do Firefox ser algo relacionado a esse filme), há muitos temas disponíveis, mas não deve confundir isto com o tema do Windows pois são duas coisas diferentes.

Com este menu também pode adicionar novos complementos ao Firefox através da aba “Adicionar” no entanto recomendo que adicione apenas complementos de que realmente necessita evitando instalar novos complementos apenas para ver o que fazem, acabando por os usar apenas uma vez mas eles continuarem instalados e activos, pois poderão tornar o Firefox menos rápido ou fazê-lo demorar para iniciar. No meu caso gosto de manter um máximo de dez extensões instaladas e o meu Firefox não demora para iniciar.

Manter o sistema optimizado

Outras dicas que podem resolver ou melhorar este tipo de problemas são manter o sistema limpo e optimizado através de programas que apagam ficheiros inúteis e ficheiros temporários (recomendo CCleaner), programas para limpar entradas inválidas no Registo do Windows (recomendo TweakNow RegCleaner), e também ferramentas para desfragmentar os discos rígidos (recomendo IoBit SmartDefrag).

Outra opção em vez de usar um programa para cada tipo de limpeza é usar um único programa que faz uma limpeza geral de todas áreas que mencionei, estou a usar para isto o Iobit Advanced System Care este parece ser um programa muito bom para optimizar o desempenho do sistema em várias áreas de uma vez só.

Clique aqui para mais dicas de como tornar o computador mais rápido

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.