GearBest

Iluminando Teclado de Computador com LEDs

Este artigo será em parte um tutorial onde vou mostrar como iluminar seu teclado de computador usando leds para que possa usar o teclado de noite sem ter de acender luzes pela casa, alguns teclados já têm iluminação sob as teclas mas para nós que temos teclados comuns, sem iluminação, e precisamos teclar durante a noite esta dica vai ser muito útil! Encontrei-a no site KipKay.com.

Isto começou com um email que recebi hoje de uma promoção da revista ProTeste da DECO (Portugal) que costuma dar brindes grátis aos novos assinantes, e entre as ofertas grátis da campanha de 2012 da ProTeste está um “candeeiro USB flexível“:

candeeiro_usb_flexivel_oferta_proteste

Para os interessados em assinar a Proteste as restantes ofertas são um conjunto de headphones sem fio, e um kit multimédia num estojo que inclui um rato com cabo extensível, um leitor de cartões SD Card, um hub USB de 4 portas, e um leitor de MP4 com auriculares:

ofertas_revistas_proteste_2012

Gostei destas ofertas Proteste e já pedi as minhas revistas grátis para testar durante dois meses sem compromisso; bem, acontece que depois de ver o tal candeeiro usb para iluminar o teclado tive a ideia de procurar na Internet por formas “caseiras” e grátis de fazermos a nossa própria luz para iluminar o teclado e foi assim que encontrei o site que referi antes.

A ideia é tão simples e criativa que não sei como nunca tinha visto algo assim antes: Basicamente trata-se de pegar num dos leds que já vêm incluídos em todos os teclados mas que a maioria dos utilizadores nunca usa e, através de um cabo, colocar o led do lado de fora do teclado em vez de ficar no lado de dentro!

A tecla Scroll Lock

O autor recomenda usar para isto o led da tecla Scroll Lock por ser uma que ele nunca usa, e depois de ler isso apercebi-me de que eu também nunca a utilizei! E já agora, o que faz a tecla Scroll Lock? Consegue responder sem ler a explicação abaixo? 😉

Tecla Scroll Lock

A tecla Scroll Lock serve para modificar o funcionamento das teclas de setas, fazendo alternar a sua função entre rolar uma página para cima ou para baixo, e navegar por campos dentro da página, como as células de planilhas no Excel. Para testar isto, abra o Excel e use as teclas de setas para cima e para baixo para fazer o foco passar de uma célula para outra. Agora active a tecla Scroll Lock e use as teclas de novo, desta vez elas fazem deslizar a página e mantêm o foco na mesma célula.

O teclado iluminado com LEDs

Antes de mais veja como ficará o teclado depois de terminar o trabalho, assim se não lhe agradar não precisa ler o tutorial:

Teclado iluminado com leds

Pessoalmente acho que se o teclado fica realmente iluminado como se vê pela foto, consigo viver com esses dois pequenos “postes de iluminação” montados no teclado (eles podem ser dobrados e escondidos parcialmente quando não estão em uso devido aos cabos flexíveis). Quando quiser “acender a luz” do teclado basta premir a tecla Scroll Lock, que prático, não?

Como iluminar um teclado com LEDs

O material necessário para isto é:

  • O teclado;
  • 2 LEDS;
  • Pequeno berbequim ou aparafusadora;
  • Chave de estrela ou Philips;
  • Ferro de soldar para electrónica + solda;
  • Aparelho de dessoldar (deve ter um nome mais técnico do que este);
  • Fios para ligar os leds;
  • Cabo oco para cobrir os fios (opcional, dá um melhor acabamento ao trabalho).

Ah, você deve ter alguma experiência a soldar, mas se não tiver peça para um amigo fazer para você… Mas primeiro pergunte se ele tem alguma experiência a soldar…

Tutorial passo a passo

1. Abra o teclado e localize a placa com os leds Num Lock, Scroll Lock, Caps Lock, etc.:

led_teclado_01_placa

2. Escolha qual o LED a usar para isto, o autor recomenda o da tecla Scroll Lock mas se você usa muito esta tecla (a sério?) pode usar outro, a tecla correspondente será depois usada para acender os leds:

led_teclado_02_indentificar_led

3. De seguida retire a solda que segura o LED, aquecendo-a com o ferro de soldar e retirando-a com uma bomba de dessoldar (acho que este ainda não o nome correcto..):

led_teclado_03_dessoldar_led

4. Solde os novo cabos nos terminais onde estava o LED:

led_teclado_04_soldando_fios

5. Veja como ficam os cabos depois de soldados:

led_teclado_05_fios_soldados

6. Aparafuse a placa de circuitos com os leds de novo no teclado:

led_teclado_06_aparafusando_placa

7. Usando o berbequim faça dois pequenos furos nas extremidades do teclado por onde irão sair os fios para os leds:

led_teclado_07_furos

8. Atravesse os fios pelos furos, são dois fios para cada led, e pode enrolá-los um no outro para que fiquem juntos e mais firmes:

led_teclado_08_passando_fios

9. Use o cabo oco para cobrir os fios dos leds, e dar mais firmeza e um melhor aspecto final ao trabalho:

led_teclado_09_colocando_cabos

10. Por último, solde os LEDs nos respectivos fios:

led_teclado_10_soldando_leds

11. O trabalho está pronto, eis o teclado com os leds apontados para a zona a iluminar (regresse à imagem no início do tutorial para ver o teclado com os leds acesos):

led_teclado_11_final

Acho que quando você fizer isto no seu teclado pode ser boa ideia testar com leds de cores diferentes e ver qual a melhor, em outro tutorial semelhante vi alguém recomendar usar leds azuis, e também vermelhos. Alguns teclados com iluminação sob as teclas também usam leds azuis.

Pode procurar também tutoriais que ensinem como ligar os leds directamente nas portas USB do computador tal como o “candeeiro usb” que referi no início mas nesse caso será melhor colocar também uma resistência apropriada em cada led e necessitará de uma ficha USB.

Leia aqui as dicas para montar seu próprio computador

Uma opinião sobre “Iluminando Teclado de Computador com LEDs”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.