GearBest

Internet Explorer Demora Para Arrancar

Neste artigo darei algumas dicas do que fazer quando o Internet Explorer demora para arrancar isto costumava acontecer-me bastante nos velhos tempos do Windows XP e até no Windows Vista mas agora que estou usando Windows 7 o problema quase que desapareceu.

No meu computador o Internet Explorer demorava para arrancar devido ao exagerado número de “suplementos” instalados. Os suplementos são extensões ou assistentes associados ao IE por outros programas com o objectivo de facilitar determinadas tarefas ao navegar na Internet.

Alguns destes suplementos mais comuns de serem encontrados em qualquer navegador de Internet são por exemplo o que é instalado pelo Adobe PDF Reader e que permite abrir documentos em formato PDF directamente no Internet Explorer ao invés de descarregar o ficheiro para abrir depois; outro suplemento é por exemplo o do Windows Live Messenger MSN para iniciar sessão e ter conversas de chat online ao navegar na rede com o Internet Explorer.

Mencionei dois exemplos de suplementos populares mas um utilizador típico pode ter dezenas deles instalados para as mais diversas tarefas. O que acontece é que eles podem fazer o Internet Explorer demorar a abrir e quantos mais estiverem instalados mais tempo o programa pode demorar a iniciar. Também depende de quais você tem instalados, pode acontecer ser apenas um deles que está causando a demora no arranque.

O Internet Explorer demora para arrancar – A solução

Quando se percebe a origem do problema, a solução fica fácil:  basta desactivar os suplementos do Internet Explorer que provocam o atraso! Para resolver entre nas opções de Internet do IE e na opção para gerir suplementos desactive todos os que achar que podem estar causando o atraso, e recomendo também desactivar todos os que você acha que nunca usa. Poderá em qualquer momento voltar a essa página e activá-los de novo.

No início do artigo eu mencionei que este problema já não me acontece com o novo Microsoft Internet Explorer 9 do Windows Seven e isto é porque o próprio programa sugere desactivar alguns suplementos para acelerar a navegação (e o arranque). E quando há determinado suplemento a atrasar o arranque é o próprio Internet Explorer que me alerta que esse suplemento está a provocar uma demora e até indica o tempo de atraso!

Então se você está usando o Internet Explorer com Win7 e ele mostrar uma janelinha com a mensagem “Aumente a rapidez de navegação desactivando suplementos” clique em “Escolher suplementos” e desactive os que não costuma usar. Mesmo que se arrependa mais tarde sempre poderá voltar a activar esses suplementos.

O Firefox também demora para arrancar?

No caso do Mozilla Firefox também é recomendado manter o menor número possível de extensões activas (aqui os suplementos são chamado de extensões ou “addons”), para os desactivar clique em Ferramentas > Complementos > Extensões, e desactive ou exclua aqueles que não usa. Dica: se achar que poderá precisar deles mais tarde escolha apenas “desactivar” em vez de “excluir”.

Além do IE e do Firefox também estou usando o Google Chrome para navegar na Internet e o Chrome não só não demora para arrancar como até parece abrir as páginas mais rapidamente! Ele também é o browser com a interface mais “limpa” e simples dos três.

Usando a Desfragmentação de disco

E já agora, uma outra dica que pode resolver problemas de programas que demoram para arrancar e que pode melhorar bastante o desempenho geral do sistema é desfragmentar o disco ou discos rígidos regularmente. Apenas se usar discos de tipo SSD não necessita de os desfragmentar, mas se não sabe o que estes discos são, então provavelmente não são…

Explicação altamente técnica da desfragmentação: Os discos rígidos instalados no seu computador têm todos os seus ficheiros gravados neles, e com as repetitivas operações de apagar ficheiros e criar novos, estes vão ficando fragmentados, isto é, várias partes de um único ficheiro são gravadas em várias áreas do disco em vez de todo o ficheiro estar gravado numa área contínua do disco, e no caso de ficheiros grandes com centenas ou milhares de fragmentos o sistema demorará mais a abrir o ficheiro do que se ele não estivesse fragmentado.

Para iniciar o restauro do sistema no Windows 7 vá a Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de disco. Depois escolha a opção Analisar Disco e caso a fragmentação seja elevada (eu diria que acima de 10% deve proceder-se à desfragmentação) escolha a opção Desfragmentar disco.

Se a desfragmentação estiver agendada deverá manter essa opção activa mas poderá alterar a agenda, por exemplo, se usa pouco o computador pode agendar desfragmentações mensais, mas se usar muito pode agendar desfragmentações semanais ou mesmo diárias, mas para o utilizador comum a opção semanal parece-me a melhor.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.