GearBest

Internet Via Satélite

Você sabia que pode receber Internet via satélite? Neste artigo vou falar um pouco sobre como ter Internet via satélite e quais as vantagens e desvantagens em relação a outras formas de aceder à Internet, também falarei sobre um dos serviços mais conhecidos neste campo, o da empresa Tooway.

A principal característica que distingue os serviços de Internet via satélite dos outros que todos conhecemos é a possibilidade de ter Internet com velocidades de banda larga em qualquer parte mesmo no campo e em zona rurais onde os serviços de Internet via ADSL, Fibra, Internet via rádio, ou mesmo os acessos 3G de Internet móvel não chegam.

Com a Internet via satélite há boa cobertura de rede em todo o lado desde que as antenas parabólicas de recepção satélite estejam bem direccionadas e sem obstáculos por perto, o que não é problema se forem instaladas por um profissional.

Equipamentos para Internet via satélite

Os equipamentos necessários para receber Internet via satélite são (surpresa!) uma antena parabólica e (surpresa!) um modem. Veja mais abaixo imagens do modem Tooway que acompanha a antena e da própria antena Tooway para satélite. A antena pode ser montada no telhado, na parede da casa, ou mesmo num suporte no chão.

 

Modem para Internet via satélite Tooway

O modem para Internet via satélite Tooway deve ser mantido em posição vertical, ele recebe o sinal da antena parabólica e liga ao computador. Os vários LEDs indicam os estados de ligado, etc., e pode ser configurado através do navegador, de preferência pelo próprio técnico especializado da Tooway.

Antena para Internet via satélite Tooway

A antena para Internet Satélite Tooway pode ser instalada em qualquer ponto livre de obstáculos e de preferência no exterior. Se instalar no interior deverá ficar próximo a uma janela mas mesmo o vidro da janela irá perturbar o sinal pelo que o ideal mesmo é montar no telhado ou na parede, em zona livre de obstáculos, sem prédios altos ou árvores em frente à antena.

Tanto a antena Tooway como o modem devem ser instalados e configurados (no caso do modem) por um técnico profissional para garantir o bom alinhamento da antena com o satélite e verificar a velocidade e qualidade do serviço através do modem.

Internet via satélite Tooway

A empresa Tooway oferece vários planos para clientes interessados em receber Internet via satélite. Os tarifários incluem a compra ou aluguer do equipamento, naturalmente ficando o preço final bem mais alto no caso do cliente decidir comprar os equipamentos; e também permite adicionar alguns serviços extra ao “carrinho de compras” como a possibilidade de comprar tráfego adicional, entre outros, o que também irá contribuir para aumentar o valor final a pagar.

Embora o serviço não prenda o cliente a um contrato de fidelidade como acontece com outros serviços de Internet, nomeadamente Internet via ADSL ou Fibra, o cliente terá de pagar obviamente um valor todos os meses para continuar a receber o serviço.

Vantagens e Desvantagens da Internet via satélite

Algumas vantagens:

  • Cobertura. Como foi referido antes, a grande vantagem é a cobertura de sinal em qualquer ponto onde o cliente viva, sem os problemas habituais em outros tipos de acessos à Net, como interferências no sinal devido a elevações no terreno, ou antenas distantes, como acontece, por exemplo, no caso das redes de banda larga móvel.
  • Velocidade. Outra vantagem é a velocidade em relação aos anteriormente mencionados tipos de acesso, trata-se de uma ligação de banda larga, e no caso da Internet Tooway a velocidade pode chegar aos 10 Mbps de download (recepção de dados) e 4 Mbps de upload (envio de dados) o que pode ser considerado muito ou pouco dependendo das velocidades a que o cliente esteja habituado, por exemplo, o utilizador pode vir de uma ligação de Internet via Fibra com velocidades até 200 Mbps (dependendo do serviço contratado), ou pode vir de uma ligação Internet via ADSL ou de redes de telefonia móvel com apenas 1 ou 2 Mbps.

E desvantagens (lembrando que as desvantagens referidas perdem importância se não houver nenhuma outra forma de acesso à Internet na região):

  • Preço. A principal desvantagem, sobretudo quando comparado com outros serviços de acesso Internet é o preço. Quando comparadas as características do serviço, limites de tráfego ou velocidades com as de outros tipos de acesso, a diferença é óbvia, podendo nos planos mais caros ser considerado proibitivo por alguns potenciais clientes. Embora possa incluir aluguer grátis dos equipamentos como no caso da Tooway há que pagar ainda taxas de activação.
  • Latência. Como os dados são recebidos e enviados via satélite há uma latência maior, isto é, há um maior tempo de espera entre o envio e recepção de dados. Para o utilizador comum isto não é importante e muitos utilizadores nem notarão este aspecto. No entanto para utilizadores habituados a jogos online, por exemplo, onde a rapidez de resposta é um ponto fundamental, isto será uma importante desvantagem em relação a outras formas de acesso.
  • Equipamentos. Ao contrário de outros tipos de acesso onde o único equipamento necessário pode ser apenas uma minúscula placa de Internet ou Pen que se liga numa porta USB do laptop ou desktop e que se for preciso, até cabe num bolso, com a Internet via Satélite há, obviamente a antena, que irá ocupar algum espaço e poderá ser considerada também inestética dependendo de como for instalada no prédio.

Neste artigo você aprendeu que pode receber Internet via Satélite sem problemas de interferências ou falta de cobertura de sinal e conheceu um pouco sobre as características e os equipamentos usados pela empresa Tooway para receber Internet via Satélite.

Neste link você poderá obter mais informação sobre a Tooway.

12 opiniões sobre “Internet Via Satélite”

    1. Boa noite, eu fiz uma busca por Tooway no Brasil, mas infelizmente sem sucesso nem mesmo no site deles… a solução é você tentar contactar o suporte neste link: http://pt.toowaysat.com/contato.php. No entanto se procurar no google por Internet via satélite no brasil tem muitos resultados como o Ragio (este requer uma conexão já existente), o Sky, ou o RuralWeb. Lembrando que antes de você tentar a internet via satélite deve verificar se não tem nenhum outro tipo de conexão disponível na sua área.

      http://www.google.pt/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=Internet+via+sat%C3%A9lite+no+brasil.

    1. Oi João, pelo que sei o serviço de internet Tooway apenas funciona na Europa e não há nenhuma referência no site deles em relação a África.
      Na melhor das hipóteses os satélites Tooway (ka-sat) podem cobrir algumas zonas no norte de África e se for este o seu caso o melhor é entrar em contato com o suporte da empresa e não compre nada sem ter a certeza de que poderá usar o serviço.
      Link de contato: http://pt.toowaysat.com/contato.php.

        1. Lamento, não tenho informações sobre a Afrique Telecom mas se obteve resposta via email é prosseguir por aí. Pelo que vi no site eles têm cobertura para internet via satélite em África e também na Europa neste caso através da Tooway. Boa sorte.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.