Jogo da Steam Não Inicia? Eis a Solução

Se o seu jogo da Steam não inicia, eis duas soluções que resultaram comigo. Para você que não quer ler todo o texto, aqui fica a versão reduzida: Solução 1: Mudar o idioma do jogo de volta para inglês; solução 2: Reinstalar o jogo a partir de um backup antigo. São duas soluções porque foram dois jogos com este problema. Em seguida, a versão menos reduzida.

Dos cerca de 50 jogos que tenho na plataforma de jogos Steam, descobri que dois deles não abriam. Eles eram o Call of Duty Modern Warfare 2 e o Call of Duty Black Ops 3. Notou um padrão? É, eu sou fã da série de jogos Call of Duty, embora só jogue ocasionalmente. Porque sou fã, tenho todos os CoDs para PC que foram lançados até ao momento, e estou esperando (im)pacientemente pelo deste ano (World War 2 ou WW2 ou WW II).

Jogo da Steam não abre: CoD Modern Warfare 2

O problema: Ao tentar iniciar o jogo através do Steam, surge o logo ou imagem de arranque do MW2 e logo em seguida o ecrã fica negro (até aqui tudo normal), mas não passa daí. Abrindo o Gestor de Tarefas do Windows 10 dá para ver que o ficheiro do jogo está em execução, mas usando pouco mais de 50MB de memória (para abrir o Gestor de Tarefas use as teclas CTRL + ALT + DEL).

A solução para resolver o problema com o MW2 foi mudar o idioma do jogo de volta para o inglês, pois eu havia mudado para outro idioma há algum tempo atrás. Como mudar de idioma através da Steam (falando de memória pois não estou no computador onde tenho o Steam instalado):

Clique direito no nome do jogo > Propriedades > Aba de idiomas > Escolha “Inglês” na lista de idiomas disponíveis. O jogo irá descarregar os ficheiros para esse idioma. Depois disto, o jogo deverá estar a funcionar de novo. Esta solução resultou comigo.

Jogo da Steam não abre: CoD Black Ops 3

O problema: No caso do jogo Black Ops 3, após tentar iniciar o jogo pela Steam, o cursor do rato mudava para o círculo rodando, indicando que… bem, que algo estava a acontecer (adoro usar estes termos técnicos), só que nada acontecia. Pelo menos, não o que deveria acontecer.

O Gestor de Tarefas mostrava o jogo em execução e usando cerca de 452MB de memória. Eu também havia mudado o idioma no BO3, e, como repor o idioma resultou com o MW2, repus o idioma original (inglês), mas neste caso o jogo continuou sem iniciar.

A solução: Como eu tinha feito uma cópia de segurança do BO3, assim como de todos os outros jogos (sempre tenha backups de tudo; você me agradecerá mais tarde), desinstalei o jogo pela Steam, usando a opção “Remover ficheiros locais”, e reinstalei a partir da cópia.

Depois foi só esperar o jogo descarregar atualizações em falta, pois a cópia era antiga (sempre tenha backups recentes de tudo; você me agradecerá mais tarde). Esta solução resultou e o jogo já abre. A desvantagem de reinstalar o jogo é que você perde as suas configurações personalizadas e terá de personalizar tudo de novo.

Notas

Mudar o idioma não deveria causar problemas; já mudei o idioma em vários outros jogos e não houve problema. No caso do jogo BO3, os ficheiros de idiomas têm aparentemente mais de 5GB (no MW2 creio que têm apenas algumas centenas de MBs), pelo que poderão demorar algum tempo a descarregar dependendo da velocidade da sua ligação.

Se você decidir mudar o idioma de novo para o anterior, o jogo irá voltar a descarregar os ficheiros necessários (descobri isto da pior forma), pelo menos nos jogos onde o idioma atual sempre fica na mesma pasta em vez de cada idioma ter a sua própria pasta, o que seria uma melhor forma de gerir os diferentes idiomas, na minha opinião.

Outras soluções para jogos Steam que não iniciam

Antes de tentar as duas soluções acima, tentei outras, como desativar a Firewall do Windows, executar o jogo como Administrador, usar modo de compatibilidade, etc., mas nada resultou. No caso de nenhuma das soluções acima resultar para você e o seu jogo mostrar uma mensagem de erro quando você tenta abri-lo, pesquise na Internet usando a mensagem de erro e o nome do jogo. Boa sorte.

Leia também sobre como rodar jogos pesados mais rápido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.