Mensagens Subliminares em Filmes

Sim senhor, hoje vou falar sobre mensagens subliminares e até mostrar algumas mensagens subliminares em filmes e trailers. Mas antes de mais, o que são mensagens subliminares? Para quem chegou tarde, são textos ou imagens disfarçadas em anúncios, filmes, capas de produtos, rótulos de embalagens… na verdade em qualquer lugar que você possa imaginar. Por vezes as mensagens estão bem escondidas sendo quase impossíveis de perceber e outras vezes até estão bem à vista…

E já pensou porque em quase todos os filmes e séries televisivas onde aparece um computador ele sempre tem o logótipo da Apple na tampa quando no mundo real a maior parte das pessoas usam PCs? Este é apenas um pequeno exemplo… E eu apostaria que alguns desses casos incluem a “maçã” da Apple também escondida algures na imagem pois não é a mesma coisa você ver uma imagem conscientemente do que apenas percebê-la a nível subconsciente, pois neste caso ela irá diretamente para o subconsciente sem ser filtrada pelo seu consciente.

x-) Você pode ver o logo da Apple e recordar-se de que você nem gosta da Apple e nunca na vida irá comprar um produto dessa marca, mas se a mensagem de que “a Apple é boa” for direcionada ao seu subconsciente através de uma mensagem subliminar, ela será recebida exatamente da forma como quem a criou quer que seja recebida, sem filtros. No primeiro caso a mensagem com que você ficaria seria “a Apple não é boa, não gosto da Apple”, no segundo caso, via mensagem subliminar, a mensagem recebida seria a oposta: “A Apple é boa, o meu próximo computador será Apple”.

O objectivo destas mensagens pode ser o de passar uma mensagem concreta (como promoção de uma marca, mensagens políticas como apoio a determinado candidato antes de eleições) ou, mais frequentemente, captar a atenção do potencial cliente para o produto em causa em detrimento de outros produtos concorrentes. Como consequência você irá dar mais atenção a esse produto, e, se estiver numa loja o resultado pode ser a compra desse produto embora nem saiba bem porquê.

Tipos de mensagens subliminares

Mas a verdade é que há mensagens subliminares de todos os tipos: textos escondidos, imagens, sobreposição de imagens pela escolha de determinados ângulos; e as mensagens frequentemente mostram caveiras, rostos demoníacos, imagens e palavras obscenas (palavras como “sex” e “porn” são muito usadas tal como imagens sugerindo ou mostrando explicitamente situações sexuais; lembro que o objectivo é o de atrair a atenção para o produto e não a mensagem em si), e mensagens mais complexas podem ser compostas por várias imagens escondidas numa única imagem e que, quando vistas como um todo revelam alguma situação extrema, como pessoas atormentadas por demónios, etc.

O número 666 também é usado, e mensagens subliminares que mostram símbolos de magia, bíblicos, religiosos como cruzes, caveiras, cruzes invertidas (símbolo demoníaco), etc. Apelam a emoções e instintos básicos do ser humano que não conseguimos ignorar mesmo que queiramos, sexo, morte, medo, sofrimento extremo, desejo de felicidade, etc.

Recordo que também existem mensagens subliminares em produtos destinados a crianças como filmes infantis, capas de jogos, etc. Você pode estar pensando “minha filhinha está protegida de mensagens subliminares pois apenas vê os desenhos da Dora Exploradora e desenhos mais inocentes do que esses não há”. Bem, tenho uma notícia para você: não há desenhos inocentes. Uma busca na Internet por “mensagens subliminares dora exploradora” deve revelar resultados interessantes.

Também pode parecer estranho que alguém se daria ao trabalho de esconder palavras como “sexo” e “morte” (duas das mais usadas) em desenhos animados infantis quando pensamos que o grande parte do público alvo desses produtos não sabe ainda ler. Bem, acho que nesses casos o verdadeiro alvo das mensagens subliminares são os pais e não as crianças pois são eles quem vão comprar os produtos.

E as empresas cujos produtos contêm estas mensagens escondidas sempre negaram que as colocaram lá, pelo menos intencionalmente. Quando as mensagens são demasiado óbvias para serem negadas são atribuídas a uma “brincadeira do desenhador” ou “erro de impressão”. Algumas das mais famosas são as mensagens subliminares em produtos Disney…

Sex é a palavra escondida mais famosa no filme Rei Leão, por exemplo, com a Disney explicando mais tarde que a palavra era na verdade “sfx”, nome ou sigla de uma empresa envolvida na produção do filme de animação… Confirmando assim que havia realmente colocado uma mensagem subliminar no filme!

O YouTube é uma boa fonte para encontrar mensagens subliminares em trailers de filmes, e se você já alguma vez se perguntou porque tantos trailers terminam com o nome do filme ou dos atores envolvido em fumo, vapor, ou chamas, a resposta é fácil: porque é uma excelente forma de esconder mensagens subliminares!

Mensagens subliminares famosas (na verdade isto é uma contradição pois a partir do momento em que você sabe que ela está lá, ela perde o efeito) aparecem por exemplo na capa do filme A Pequena Sereia, no filme Quem Tramou Roger Rabbit, e claro, há a famosa foto de uma mulher em topless no filme de animação com os ratos Bernardo e Bianca (não me lembro se é este o nome certo). Procurando na Internet por mensagens subliminares há imensas pelo que nem vou colocar essas aqui, em vez disso vou colocar algumas que tenho encontrado nos últimos filmes que vi.

Mensagens subliminares em filmes e trailers

subliminar_a_scanner_darkly

O filme A Scanner Darkly (Keanu Reeves, Winona Ryder), filme do qual tenho de falar um dia destes, tem esta imagem de um casaco num cabide que mais parece um seio de mulher (clique nas imagens para ver em tamanho maior).

subliminar_11.14_destino_fatal

Revi há pouco o fantástico filme 11:14 – Destino Fatal (Hillary Swank, Rachael Lee Cook, e outros), e do qual também tenho de falar em outro artigo; na verdade os dois atores da imagem estão um pouco afastados um do outro mas o ângulo escolhido sugere, apenas por um momento, uma situação sexual.

subliminar_filme_bandits

Tem mensagens bizarras também no filme Bandits (Billy Bob Thornton, Bruce Willis, e… a actriz será a Vera Furmiga? Não me recordo, eu sabia que devia ter feito pesquisa para este artigo!) há uma das mensagens subliminares mais óbvias e também mais bizarras que encontrei: no início da cena a câmara move-se em redor da cama e vemos a atriz fazendo um movimento com a mão de cima para baixo de forma ritmada na zona genital do homem, sugerindo uma situação de sexo “manual” (nem sei se esta expressão existe, mas se não existe eu acabei de inventar), mas um segundo depois percebemos que ela está na verdade a esfregar a sola do seu próprio pé!

subliminar_filme_bandits_2

E para que não restem dúvidas, a imagem acima deve esclarecer. A bizarrice está no facto do homem ter a cara coberta de creme, o que apenas acontece nesta cena; além disso durante a cena é dita várias vezes a palavra “cockroach” (barata em inglês), mas cuja primeira parte também remete para sexo.

subliminar_filme_airborne

Segue-se esta imagem do trailer do filme Airborne no YouTube e mostra pelo menos dois rostos estranhos / demoníacos formando-se nas nuvens (destaquei apenas um deles). Rostos demoníacos, caveiras e “máscaras de morte” são um tema muito usado.

subliminar_filme_if_only

E podemos encontrá-las até no genérico final de filmes como por exemplo nesta imagem do final do filme If Only (Jennifer Love Hewitt), com várias formas femininas nas nuvens e montanhas, destaquei apenas o corpo de uma mulher nua deitada no lado esquerdo da imagem.

subliminar_the_asphalt_jungle

X Rated? Há algumas semanas passou na RTP2 o filme Asphalt Jungle e não resisti a guardar esta imagem de um “sex” óbvio na parede. De notar que a direção do olhar do homem dirige a nossa atenção exatamente para a palavra escondida (ou nem tanto) na parede. Lembrando que mensagens subliminares como esta pode ser encontradas também em filmes antigos e até nos primeiros filmes Disney até aos dos dias de hoje, confirmando que elas sempre têm sido usadas.

subliminar_filme_thinner_1

Ontem vi o filme Thinner (onde um homem é vítima de um feitiço que o faz emagrecer um pouco mais do que ele desejaria) e na imagem temos um alfaiate trabalhando arduamente… certamente ele tem um nome e reputação ganhos ao longo dos anos…

subliminar_filme_thinner_2

…Mas que caem por terra logo de seguida. No filme a imagem dura apenas momentaneamente mas consegui captar o momento exato!

subliminar_filme_super_8

O filme Super 8 tem este rosto demoníaco no fumo que se movimenta em frente ao carro, na cena em que o pai da menina bate com o carro e ela é raptada (não quero revelar demasiado do filme aqui). Para descobrir este rosto tive de rever a cena várias vezes, mas podemos dizer que “onde há fumo há lume” e sempre suspeito de cenas que mostram fumo ou explosões durante longos segundos…

subliminar_filme_the_dictator_1

Revi a comédia O Ditador (Sasha Baron Cohen e uma atriz que eu queria muito recordar o nome mas não consigo…), lembra de quando eu falei em mensagens subliminares políticas? Bem, aqui temos um cartaz dizendo “yes, we can” seguido de um homem de raça negra seguido de “beat the system” (usando a palavra beet) e como “para bom entendedor meia palavra basta”… Mas isto é só o início:

subliminar_filme_the_dictator_2

Temos em outra a cena a atriz vista por um ângulo que a coloca em frente a um cartaz de Obama na parede, ela está a vários passos de distância, e… Não acredito:

subliminar_filme_the_dictator_3

Ela (cujo nome ainda não lembro) parece estar beijando Obama! E nem vou mencionar o facto do ator estar mexendo / despindo os calções o que indicaria (subliminarmente) uma ménage-a-trois! Mas acho já estou exagerando na análise desta imagem… Avancemos:

subliminar_filme_the_dictator_4

Subliminares envolvendo sexo são muito frequentes, e se você está pensando que a referência a sexo no parágrafo anterior foi totalmente sem sentido veja isto: Ao lado da cabeça da atriz (próximo da boca, portanto) temos um pénis erecto! Por estranho que pareça este tipo de imagem também é muito usado em mensagens subliminares tal como a correspondente parte anatómica feminina.

Este filme é um bom exemplo de que uma mensagem subliminar quase nunca vem só, além disto haverá provavelmente muitas outras mensagens escondidas que eu e a maior parte das pessoas nunca notará, estas são só as mais óbvias.

Mensagens subliminares em… em… todo o lado!

“Xaropada!” você deve estar pensando… “Tudo isso é uma grande xaropada!” mas a verdade é que elas parecem estar em todo o lado… vamos deixar os filmes por agora, e passamos para algo insuspeitado: o anúncio das bolachas ProAlimentar com a bela Sónia Araújo que tem passado em força na TV portuguesa:

subliminar_anuncio_sonia_araujo

Ok, à primeira vista não há nada de mais nesta imagem, temos uma mulher linda e feliz da vida tomando um pequeno almoço saudável… Mas depois de inverter as cores da imagem encontrei aquele rosto estranho nas árvores, e uma estranha forma fálica formada pelo desenho no fundo da caixa e o respectivo reflexo (duas formas redondas com uma forma comprida entre elas, isto para quem ainda não consegue “ver”).

Maçã de uma cor verde forte, notou? Porque não uma maçã vermelha? E há outras coisas anormais na imagem: a bolacha que a Sónia está segurando tem uma parte mordida mas… essa parte não está virada para a boca dela, e… Além disso embora no vídeo ela parece estar muito sorridente e feliz, nesta imagem a expressão facial não parece nada feliz mais parece que está sendo forçada a comer as bolachas!

Ok, admito que todas estas “mensagens” podem ser apenas coincidência e fruto da minha mente perversa… E se você está pensando que ver rostos estranhos ao lado da Sónia Araújo e corpos femininos em nuvens é sinal de falta de sexo… Provavelmente tem razão :(

rsrsr…

Tem também aqui dicas para encontrar mensagens subliminares

PS: nota para quem aguentou ler até aqui: tem uma mensagem subliminar escondida no artigo. Dica: veja o início de cada parágrafo. ;)

This entry was posted in Filmes and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Mensagens Subliminares em Filmes

  1. Maroto says:

    Lady Gaga Anticristo, Barack Obama não tem coração, Dou um chute no meio do seu cus@o, todo mundo sabe que illuminnattti nao existe, nem alienigena, é só o CJ tentando mostrar ao mundo sua jetpeck..l. Nds Ve mano.. molocura… mo viajje (eu acredito em Abhaaaaaaades) filho de Haaaaaaades… Vo nessa … Espero ter esclarecido

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>