O Que Fazer Com Cabos USB Velhos

Vou dar algumas dicas de coisas que pode fazer com cabos USB velhos que toda a gente tem por casa, quando compramos algum novo aparelho electrónico como câmaras digitais ou telemóveis ou qualquer equipamento que possa ser ligado a um computador via USB eles sempre trazem um cabo ou até vários, por exemplo no caso das modems de internet móvel alguns vêm com dois cabos USB, um maior e um pequeno.

Como muitos destes cabos usam a mesma ficha (por exempo mini-usb) para o equipamento a ligar acabamos por usar apenas um cabo para todos eles deixando os cabos velhos esquecidos em alguma gaveta, pelo menos isto é o que eu faço… mas a verdade que é com um pouco de tempo de criatividade podemos fazer coisas úteis com eles como por exemplo candeeiros led para o teclado.

Veja aqui os fios no interior de um velho cabo usb (imagens deste artigo retiradas da net):

Cabo USB velho - Fios

Dos cabos USB velhos você pode aproveitar duas coisas que são os fios no interior e as fichas. No caso dos fios, eles são coloridos, e são uns cinco ou seis dependendo de qual o tipo de cabo que você tem; as fichas podem ser usb normal, mini-usb como nas câmaras digitais, ou as fichas quadradas em impressoras, por exemplo.

Cabo USB velho - Ficha

Se você retirar a ficha usb de um cabo irá ver algo como na imagem acima, depois terá de soldar os novos fios nos conectores da ficha. Eu já usei cabos USB velhos para fazer extensões usb em cabos que tinham uma ficha diferente da que eu precisava, para isto basta cortar a ficha que nos interessa do cabo antigo, mantendo alguns centímetros de cabo, depois retirar o isolamento para revelar os fios, e soldar estes nos fios do cabo que vamos usar, respeitando as cores deles.

Como converter cabo de rede em extensão usb

No exemplo da imagem acima um cabo de rede foi convertido em extensão usb usando um velho cabo usb cortado (ou dois pedaços de cabos diferentes) e fichas de rede. Uma vantagem de fazer isto assim é que o cabo de rede ainda poderá ser usado como cabo de rede se for necessário pois as fichas dele foram mantidas.

Usando cabos USB velhos para fazer um candeeiro led

Uma das coisas mais populares que as pessoas gostam de fazer com cabos usb é candeeiros LED para o pc. Apenas necessita de alguns leds e pode até usar os do pc se não precisar deles, por exemplo o LED de energia do desktop, ou os leds de SCROLL LOCK, NUM LOCK, etc do teclado. Com isto pode ter um candeeiro de graça (embora haja outra formas de obter candeiros usb grátis).

Candeeiro led usb

Na imagem um candeeiro LED feito com cds ou dvds e um cabo usb. (Veja mais candeeiros feitos com fio usb ). E há outras coisas interessantes que você pode fazer com CDs velhos, por exemplo uma ventoinha USB:

Ventoinha USB com CDs

Também podemos sempre recorrer à net para encontrar ideias criativas de coisas que podemos fazer para aproveitar cabos velhos ou componentes de computadores que já não usamos:

Hub USB adaptada com cartucho Super Nintendo

Lembra dos velhos cartuchos para a Super Nintendo? Que tal usar um deles e cabos USB velhos para fazer um hub usb bem interessante e original? ;)

Leia também como retirar um teclado de laptop

This entry was posted in Dicas De Informática and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to O Que Fazer Com Cabos USB Velhos

  1. Washington says:

    O que é ficha??

  2. Jesuino says:

    Parabéns pela criatividade e grato pelas dicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>