GearBest

OnSpeed Funciona Mesmo

Eu estou usando o OnSpeed há alguns meses para acelerar o EDGE numa ligação de Internet lenta e estou em condições de dizer: O OnSpeed funciona mesmo! Para quem chegou tarde este é um programa que acelera a ligação à net comprimindo os dados para que sejam transferidos mais depressa.

Eu já falei sobre o OnSpeed aqui (acelerar internet com onspeed), ele é pago mas o valor parece-me baixo para o que ele faz. Para quem nunca utilizou o onspeed apenas tem de comprar a licença para um ano no site do onspeed e descarregar o software, instalar no computador, introduzir o seus dados de login que são o username e password (apenas tem de fazer isto uma vez se marcar a caixinha “Save password”, e tambem recomendo marcar “Hide connection balloon” para não ver alertas sempre que o programa faz a ligação), e depois o programa fica em funcionamento iniciando-se com o Windows e você não terá de fazer mais nada.

Apenas saberá que o On Speed está em execução porque tem um ícone animado na barra de notificações (junto ao relógio) e porque sua ligação estará mais rápida! Para maior aceleração sugiro configurar o OnSpeed para aceleração máxima, assim garante que navega na Internet bem mais rápido!

Configurar o OnSpeed

Para activar a aceleração máxima no OnSpeed clique com o botão direito em cima do ícone do programa e escolha “Settings” (configurações), e depois no primeiro painel “Image Quality” (qualidade de imagem) arraste o marcador para o extremo esquerdo, “Acceleration: Maximum” (aceleração máxima).

Quanto maior for a aceleração menos qualidade terão as imagens mas as páginas da Internet irão abrir bem mais rápido! Se quiser ter alguma aceleração mas ainda ver imagens com boa qualidade pode deslocar o marcador para direita. Se colocar no extremo direito as imagens que irá ver serão as originais, sem compressão / aceleração. O OnSpeed também comprime outros tipos de dados mas a diferença na qualidade das imagens é a primeira coisa que o utilizador nota nas primeiras utilizações.

É bom referir que mesmo usando a aceleração máxima ainda poderá ver as imagens originais clicando com o botão direito em cima de uma imagem e escolhendo a opção “mostrar imagem original”, esta opção apenas aparece no Internet Explorer depois de ter o OnSpeed instalado. Também poderá desactivar temporariamente o o programa clicando com o botão direito no ícone e escolhendo “Stop ONSPEED”, para o activar de novo clique em “Start ONSPEED”.

O programa funciona bem com o Internet Explorer e com o Google Chrome, e tem uma opção para integração no Firefox. No Internet Explorer o OnSpeed instala alguns suplementos, e se estiver usando o Internet Explorer 9 pode acontecer por vezes o navegador mostrar uma mensagem ao iniciar alertando sobre suplementos que podem fazer o IE ficar lento e sugerir desactivar os suplementos do OnSpeed, mas deve mantê-los activos se quiser que o programa acelere sua Internet com o Internet Explorer.

Exemplos de imagens em aceleração máxima com o OnSpeed

(clique nas imagens para ampliar)

Mel C sem OnSpeed

Esta foto da Mel C foi descarregada agora mesmo do site MSN sem usar o OnSpeed, ela tem 18 KB (alguns sites têm imagens com mais de 100 KB de tamanho, sem falar nas galerias de fotos online e sites de papéis de parede para fundo de ecrã onde podem ser muito maiores).

Mel C com OnSpeed

Acima a mesma imagem mas descarregada com o OnSpeed activo e na aceleração máxima. A imagem tem muito menos qualidade, mas o tamanho do ficheiro agora é de apenas 2,82 KB contra os 18 KB de antes! Agora imagine visitar um site que tenha muitas imagens pesadas com uma ligação pouco rápida.

O ONSPEED funciona bem em sites com imagens nos menus de navegação:

As duas imagens que se seguem são do site chiptec.net que usa imagens nos menus de navegação em vez de links de texto, o Chiptec é uma loja online de informática e eu sou um cliente satisfeito mas em relação ao modelo do site acho que fariam melhor em usar menus com links de texto até porque acho que poderiam obter o mesmo aspecto usando CSS e quem tem ligações lentas agradeceria. Veja como são os menus do Chiptec sem usar o OnSpeed:

Chiptec sem OnSpeed

No Chiptec todos os menus usam imagens pelo que quem tem ligação lenta tem literalmente de esperar que cada imagem apareça. E agora navegando com OnSpeed e aceleração no máximo:

Chiptec com OnSpeed

É em sites com muitas imagens como o Chiptec que se torna verdade o lema que o OnSpeed transforma uma ligação dial-up em banda larga e onde melhor se percebe que o onspeed funciona mesmo. Em vez de ter de esperar que cada página abra, com o OnSpeed as páginas abrem mais rapidamente mesmo que tenham muitas imagens.

Barra OnSpeed no Internet Explorer

No navegador Internet Explorer o OnSpeed instala uma barra que mostra, entre outras coisas, a aceleração actual. Este valor irá variar bastante dependendo dos sites que você visita e dos conteúdos optimizados pelo OnSpeed, eu já consegui aceleração de 10x em alguns casos, o mais habitual é estar entre 2x e 4x. Neste captura de imagem a aceleração é “6x faster” (6x mais rápido):

OnSpeed Intenet 6x mais rápida - Internet Explorer

Também poderá ver a as estatísticas e uso do OnSpeed ao longo do tempo clicando com o botão direito no ícone dele e escolhendo “Statistics” (estatísticas) ou “Performance” (desempenho) e ver os valores actualizando-se em tempo real se estiver nesse momento com uma ligação activa. Em qualquer momento poderá repor todos os contadores a zero clicando em “Reset”.

Concluindo, o OnSpeed funciona mesmo e acelera sua ligação lenta fazendo parecer que é uma ligação de banda larga. Note que ele não acelera downloads e a velocidade (Kbps) que você verá continuará igual, mas na prática a navegação por sites com imagens fica bem mais rápida.

Leia também sobre programas para acelerar Internet lenta

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.