Pagamentos Online Agora Mais Fáceis Com MB Way (antigo MB Net)

Como já disse em outro texto, sou utilizador do MB Net, que agora se chama MB Way (ou MBWay, como preferir). Tenho usado este serviço para criar cartões de crédito virtuais para fazer pagamentos online, e tudo tem funcionado muito bem. Já criei muitos cartões durante os anos em que tenho sido utilizador e nunca houve um problema. Uso e recomendo o MB Way, e espero que este texto ajude você a perceber para que serve o MB Way.

O MB Way é uma das formas habituais que uso para fazer pagamentos online, quer seja para pagar compras em lojas como Fnac, Worten, etc., para pagar por serviços como alojamento de sites ou estatísticas de visitantes, ou para comprar software como programas (por exemplo o Microsoft Office – estou a escrever este texto no Microsoft Word – ou o Dragon Naturally Speaking da Nuance) ou jogos (neste caso, por exemplo, nas plataformas de jogos Steam e Origin).

O MB Way é, assim, bastante útil tanto para pagamentos em lojas nacionais – em Portugal – como em lojas internacionais ou no estrangeiro. Como alguns destes pagamentos são enviados a compradores que não conhecemos e com os quais não teremos mais contacto, o MB Way é uma forma prática e sobretudo segura de pagar.

MB Way vs PayPal

Normalmente uso o MB Way para pagamentos online quando não tenho saldo suficiente na minha conta PayPal, pois ainda considero o PayPal, provavelmente por hábito pois também uso PayPal há anos, como a forma mais prática para este tipo de pagamentos e para transferências imediatas de dinheiro. Muitas lojas aceitam pagamentos via PayPal.

O MB Way é, então, a minha melhor alternativa ao PayPal para pagamentos de compras pela Internet. O MB Way também tem uma função que permite enviar dinheiro diretamente para outras pessoas que também usam o serviço, mas ainda não a explorei. Apesar da adesão ao MB Way ser gratuita, as transferências têm um custo associado, o qual poderá consultar no seu banco.

O que é o MB Way, afinal?

Acho que deveria ter começado por aqui. Para quem chegou tarde, o MB Way é um serviço que, associado a um cartão de crédito ou de débito, permite, entre outras coisas, fazer compras online em segurança em qualquer loja que aceite cartões de crédito Visa, American Express, ou MasterCard como pagamento.

Quando precisar de fazer um pagamento, entre no MB Way, crie um novo cartão de crédito virtual, e use o número e o código de segurança desse cartão para fazer o pagamento na loja, tal como se de um cartão físico se tratasse.

Se você criar um cartão de compra única – o MB Way permite também criar cartões para compras durante um ano na mesma loja – pode ficar tranquilo porque mesmo que o comerciante seja desonesto e tente retirar dinheiro novamente ou tente retirar um valor mais alto do que o devido, ele não o poderá fazer pois o cartão virtual foi desativado depois desse primeiro pagamento ter ser feito.

Isto porque os cartões “normais” expiram após um mês, e você ainda pode definir o valor máximo ou limite que pode ser retirado com cada cartão que criar. O vendedor nunca vê os dados do seu cartão real que está associado ao MB Net. Do ponto de vista do vendedor é como se você estivesse a pagar usando um cartão físico.

Adeus, MB Net. Olá, MB Way.

O site MB Net foi descontinuado em finais de setembro, pelo que os utilizadores do site deverão ter passado a utilizar a app MB Way para realizar as mesmas operações que realizavam antes, além de algumas novas. Ou seja: O serviço MB Net não terminou; o serviço MB Net continua a ser fornecido, mas através da app MB Way em vez de através do site mbnet.pt.

Eu instalei a app MB Way por enquanto apenas no computador, mas ela está disponível para os diversos sistemas operativos móveis, como Android ou iOS, onde suponho que a maior parte de utilizadores a utilize. Veja em seguida algumas capturas que fiz da app, neste caso em ambiente Windows 10 Pro, já que fiz download para pc.

Clique nas imagens para as ver em tamanho maior. Ah, a barrazinha inferior é, obviamente, a minha barra do Windows; ela não faz parte da app. Quando instalar a app, ela irá mostrar um pequeno tutorial em cinco passos de como ativar e começar a usar o MB Way, mas poderá saltá-lo caso queira.

MB Way Windows App - Associar número de telemóvel

MB Way App: “Já associou o seu nº de telemóvel ao seu cartão bancário?” Pode associar o número no Multibanco, no site MB Net, em sites ou apps de bancos (Millennium BCP, ActivoBank, Best, Novo Banco e Novo Banco dos Açores). No meu caso, associei através do site MB Net mesmo.

MB Way Windows App - Gerar cartão

MB Way App: Aqui, estou a gerar um novo cartão virtual de crédito, neste caso um cartão de compra única com validade de 1 mês. Em alternativa, você pode gerar um “cartão comerciante” com validade de 1 ano, o qual poderá usar para fazer pagamentos na mesma loja.

MB Way Windows App - Pedido de PIN

Pedido do PIN na app MB Way. Sempre que fizer pagamentos ou alguma personalização nas definições da app – ou qualquer outra coisa, ao que parece – a app pede-lhe que insira o seu PIN de segurança, que é o código de 6 dígitos que você previamente indicou quando fez a adesão ao serviço.

MB Way Windows App - Confirmação

MB Way App: Confirmação depois de alterar o limite diário. Quando o seu PIN é aceite, recebe esta janelinha de confirmação. Talvez este seja um passo desnecessário, afinal é mais uma coisa em que temos de clicar para a fechar. Mas, se calhar, sou só eu…

MB Way Windows App - MBWay Challenge

MB Way App: O MB Way Challenge está integrado, digamos assim, na app, e de vez em quando recebemos nela notificações relacionadas com o jogo. Pode aderir ao MB Challenge através da app, visitar a página do Challenge, ou rever o regulamento. Como pode ver na imagem, a área no topo superior esquerdo da app é reservada para o MB Way Challenge.

Eu mudei para o MB Way há meses e a experiência está a ser muito boa. Agora o serviço é ainda mais prático e fácil de usar do que era antes. Quando preciso de fazer um pagamento, simplesmente clico no ícone do MB Way, depois em “Gerar cartão”, preencho os campos “Valor” e “Nome”, e clico em “Gerar”.

Isso no caso de cartões de compra única – o cartão apenas pode ser usado uma vez, depois é desativado – mas também pode criar cartões “comerciante” que permitem mais opções.

Apenas tenho de indicar o meu PIN de segurança para confirmar, e depois é só copiar os dados do cartão e completar o pagamento na página onde estou a fazer a compra tal como se de um cartão real se tratasse, escolhendo “cartão de crédito” como a forma de pagamento. O vendedor nunca saberá a diferença. 😉

Não é preciso indicar uma password como acontecia no site MB Net (e indicar nome de utilizador, como é habitual para fazer login num site); como a app está instalada no pc, basta indicar o nosso PIN. Só para esclarecer: este é o PIN da app; não é outro PIN que você possa estar a usar no pc ou no Windows.

Obviamente que, se você tiver o MB Way associado a um cartão de débito – eu associei-o a um cartão de débito Visa Electron – deverá ter saldo na conta bancária associado ao cartão de débito para poder fazer pagamentos. Nada de novo aqui.

Este texto foi sobre o uso do serviço para pagamentos de compras online, mas também pode usar o MB Way para fazer levantamento de dinheiro ou transferências, entre outras coisas. Se já tiver adicionado um primeiro cartão ao MB Way, ainda poderá adicionar múltiplos cartões através de Multibanco.

MB Way Challenge, o jogo que dá prémios

Existe também o MB Way Challenge, um jogo onde, ao acumular pontos por usar o MB Way, você poderá ganhar prémios bem interessantes. Neste mês de dezembro, por exemplo, o jogador mais ativo no MB Way ganhará um carro Nissan Qashqai. Boa prenda de Natal, não acha? Só poderá não caber debaixo da sua árvore de Natal… Tem outros prémios ainda, neste caso Cartões Oferta Fnac. Pode aderir ao MB Way, bem como saber mais sobre o MB Way Challenge, visitando o site do MB Way.

Leia também como funciona o MB Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.