GearBest

Para Que Serve o Iobit Shortcut Fixer

Neste artigo vou explicar rapidamente pra que serve o Iobit Shortcut Fixer que é um reparador de atalhos inválidos, ele é uma das ferramentas do Iobit Advanced System Care que por sua vez é um bom programa (ou conjunto de programas) para limpar e melhorar o desempenho do computador, pode ler no seguinte link a minha anterior análise ao Advanced System Care. Você encontra o Shortcut Fixer abrindo o Advanced Systema Care no separador “Toolbox” (caixa de ferramentas), e depois em “Repair” (reparar) tem várias ferramentas que são:

  • Undelete – Recupera ficheiros apagados,
  • Shortcut Fixer – Repara ou elimina atalhos inválidos,
  • Disk Doctor – Analisa o desempenho dos discos rígidos,
  • Win Fix – Procura a corrige problemas no seu sistema operativo Windows,
  • IE Helper – Repara e corrige problemas com o Internet Explorer e com os suplementos dele;

Iobit Shortcut Fixer

Veja agora a captura de imagem que fiz há minutos após mais uma limpeza ao meu computador com o System Care:

Iobit Shortcut Fixer

Imagem: O Iobit Shortcut Fixer procura por atalhos inválidos no seu sistema, que fazem referência a pastas que não existem ou que não estão no caminho apontado pelo atalho e corrije-os.

Os atalhos inválidos são atalhos deixados no seu sistema por programas que entretanto foram desinstalados, pastas ou ficheiros que você apagou ou moveu. Em relação aos programas quando você instala um programa novo ele normalmente instala atalhos no seu desktop, no menu Todos os Programas do menu Iniciar, e por vezes na barra de inicialização rápida (ao lado do botão Iniciar) como parte da rotina de instalação.

Se você desinstalar o programa mais tarde, ele deverá apagar os atalhos que criou durante a instalação, mas não se você entretanto os renomeou ou moveu pois nesse caso o programa não saberá qual o novo nome que você deu ao atalho (se você fizer alterações a ficheiros na pasta de instalação do programa essa pasta também não será apagada na desinstalação).

Com o passar do tempo e com a instalação e posterior desinstalação de programas, criação de pastas e ficheiros com atalhos, mas que depois são apagados, é normal o seu sistema ir acumulando cada vez mais atalhos inválidos, estes ficheiros não são prejudiciais ao seu sistema mas por uma questão de optimização de recursos convém manter o menor número deles possível, de preferência, nenhum.

O que o Iobit Shortcut Fixer Faz?

O que o iobit shortcut fixer faz

Imagem: Veja o que o Iobit Shortcut Fixer faz: ele está analisando um dos meus três discos rígidos em busca de atalhos inválidos, quantos será que ele irá encontrar?

Atalhos inválidos no shortcut fixer

Imagem: Aqui eu terminei a busca no meu sistema por atalhos errados e veja só, o shortcut fixer encontrou cinco atalhos inválidos num dos discos e eu faço limpezas frequentes. Se você nunca o usou antes ele poderá encontrar centenas de atalhos errados no seu sistema!

Como corrigir atalhos inválidos com o Shortcut Fixer

Depois de encontrar todos os atalhos inválidos no sistema o Shortcut Fixer oferece duas formas de corrigir os atalhos: apagá-los ou corrigi-los indicando o caminho certo para a pasta ou ficheiro de destino do atalho, isto é, para onde aponta o atalho. Para isso seleccione os que quer apagar (ou clique na primeira caixinha para seleccionar todos), clique em “Process”, depois em “Delete selected items” (apagar os itens seleccionados). Mas em vez disso você pode manter os atalhos e definir um novo caminho para eles:

Corrigindo atalhos no iobit shortcut fixer 

Imagem: Aqui eu vou corrigir um atalho com o Shortcut Fixer Iobit, no campo “Specify your target” você escreve o caminho completo onde está o ficheiro ou pasta de destino do atalho, por exemplo poderia ser algo como: C:\programas\iobit\shortcut-fixer\.

Se você já não tem instalado os programas para onde apontam os atalhos, se apagou as pastas de destino ou ficheiros de destino, ou simplesmente sabe que não usará mais aqueles atalhos, pode apagá-los; mas se ainda tem os programas ou ficheiros no seu sistema e apenas os mudou para um directório diferente, então o Shortcut Fixer permite que você corrija o caminho do atalho para que ele volte a funcionar.

(O shortcut fixer também pode ser usado através da função “Deep Care” (limpeza a fundo) do Advanced System Care, e aqui você apenas clica num botão após a análise para que todos os atalhos inválidos assim como todos os outros problemas que o System Care tenha encontrado seja corrigidos num só clique.)

Esta é mais uma dica onde você aprendeu pra que serve o iobit shortcut fixer do Advanced System Care e esta é apenas uma das muitas ferramentas incluídas com o programa. Em outros artigos você pode ler sobre como fazer o Chrome mais rápido e outras dicas de como optimizei o mozilla Firefox para iniciar mais rápido também.

Leia mais sobre o Iobit Advanced System Care

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.