GearBest

Perguntas e Respostas Sobre o Filme Primer

Como por estes dias apenas consigo pensar no filme Primer que vi recentemente vou deixar aqui algumas respostas para dúvidas sobre o Primer, isto é dirigido a quem acabou de ver o filme e terminou com algumas (provavelmente muitas) perguntas sem resposta tal como eu na primeira vez.

Estas respostas são como eu neste momento vejo as coisas depois do que li e de rever o filme uma vez, provavelmente estou errado em algumas ou muitas coisas, então se você quiser corrigir num comentário, tudo bem. (e aqui está a segunda parte com mais perguntas e respostas de Primer)

Abe e Aaron em Primer

Imagem: Abe (esquerda), e Aaron (também o realizador e autor da história, Shane Carruth), trabalham no seu novo projecto…

Vou referir-me aos nomes usando números para facilitar, por exemplo Abe_2 significa que me estou a referir a um segundo Abe naquela linha temporal. Abe_1 ou Abe Original será o Abe que nasceu e pertence a essa linha temporal (ou realidade, ou dimensão, ou universo, como quiser chamar) que estamos a seguir.

Se Abe viajar no tempo para o passado então na nova linha temporal para onde ele viajou existem agora 2 Abes: o que já existia aí (Abe_1) e o novo que fez a viagem (Abe_2). Também vou referir-me às máquinas de segurança como máquinas “failsafe” pois li esta palavra inúmeras vezes nos últimos dias nos fóruns em inglês e é mais fácil e rápida de escrever. 😉

Perguntas e Respostas Sobre o Filme Primer

1) O que acontece com a conservação de massa no meio disso tudo? Como é possível fazer aparecer massa do nada quando Aaron viaja para o passado?

R: Se Aaron viaja da linha do tempo 1 (universo 1) para a linha do tempo 2 (universo 2), pode parecer a um observador na linha do tempo 2 que foi criada massa “do nada”, mas na verdade, se olharmos para um plano maior das coisas (multi-universos) vemos que “apenas” foi deslocada massa do universo 1 para o universo 2.

2) Porque Aaron sangra dos ouvidos?

R: O sangramento dos ouvidos é possivelmente um efeito secundário das várias viagens que Aaron já fez no tempo, muitas mais do que Abe (considerando as tentativas falhadas para “reparar” a festa), ele sente estes efeitos secundários antes de Abe, que aparentemente era quem tinha viajado mais vezes.

3) Quem é o homem que Abe droga com gás?

R: Abe_2 droga Abe_1 e toma o seu lugar naquela linha do tempo para repetir as suas interacções com Aaron mas da forma que Abe_2 quer.

4) A quem é dirigida a narração que ouvimos no início e ao longo do filme?

R: Duas possibilidades: O narrador é Aaron_2 falando para Aaron_1 num ponto do tempo dessa linha temporal onde Aaron ainda não sabe sobre as viagens no tempo para garantir que ele sempre saberá disso apesar do que Abe possa fazer com as suas viagens usando a máquina failsafe. Outra explicação é que ela é dirigida a Abe_1 e não a Aaron_1 para garantir que ele estará em controlo tendo todos os factos.

5) Porque eles sempre viajam para o passado e nunca para o futuro? Que droga de máquina do tempo é essa?!

R: Calma… A máquina apenas permite viajar para o passado… Se pensar nisso você já está viajando para o futuro sem precisar de máquina, apenas vivendo. Quando eles entram na máquina precisam passar o mesmo tempo dentro igual ao tempo da viagem, a diferença é que saem dela no passado não no futuro (do ponto de vista do momento de entrada na máquina).

6) Porque Granger entra em coma?

R: Provavelmente uma consequência de ter saído da máquina do tempo demasiado cedo ou tarde, tal como aconteceu com Aaron na primeira viagem, mas de forma mais ligeira no caso de Aaron pois o desfasamento com o momento certo para sair foi menor, talvez Granger não soubesse exactamente como usar a máquina ou tivesse cometido um erro.

7) O que acontece na festa com Rachel?

R: Um ex-namorado de Rachel entra na festa com uma caçadeira e ameaça-a. Na primeira ocorrência da festa nem Aaron nem Abe estão presentes, no entanto com o desenrolar dos acontecimentos Aaron desenvolve a obsessão de estar na festa e fazer com que o ex-namorado acabe preso não sendo mais uma ameaça para Rachel no futuro próximo, e ele próprio seja visto como um heroi ao salvar a situação.

Na cena do jogo de basquete descobrimos que Aaron está conversando com um primo do ex de Rachel e é Aaron quem indirectamente (ou intencionalmente visto agora estarmos perante um Aaron do futuro) levar a que o ex acabe aparecendo na festa. Isto pode fazer com que Aaron se sinta culpado pelo que aconteceu na festa quando ele não estava presente e queira corrigir as coisas usando a máquina do tempo.

Também é sugerido por algumas pessoas que Rachel pode ter sido morta pelo ex, na festa ou depois, e que isto pode ser o que faz Aaron querer corrigir a festa e também a razão pela qual Granger (o pai dela) viajou para o passado. No entanto não há nada no filme que indique que Rachel tenha morrido em alguma linha do tempo alternativa.

8) Como Aaron consegue levar uma máquina do tempo para o passado?

R: Ele desmonta uma máquina e leva-a com ele dentro da máquina onde está a fazer a viagem tal como poderia levar qualquer outro objecto, como as roupas que tem vestidas. Ao chegar ao destino ele imediatamente liga a máquina que trouxe consigo para usar para voltar a esse ponto na nova linha do tempo que criou / para onde viajou.

9) É possível usar a máquina do tempo para viajar para o tempo dos dinossauros por exemplo?

R: Não, apenas se pode viajar para o momento em que a máquina foi ligada. Se ligar uma máquina às 8:00 e a deixar ligada poderá em qualquer momento do futuro regressar a esse momento em que a ligou, mas terá de passar dentro da maquina o mesmo período de tempo que quer viajar (se quiser viajar 24 horas para o passado também terá de passar 24 horas dentro da máquina).

10) Porque Aaron usa um auricular no ouvido em várias cenas?

R: Nesse cenas o Aaron com auricular é um Aaron do futuro (Aaron_3), ele usa o auricular porque está ouvindo conversas gravadas em linhas temporais anteriores e tentando seguir e manter a conversa o mais possível idêntica à conversa gravada, percebemos isto mais claramente na cena do banco de jardim onde Abe desmaia, e onde Aaron se mantém fiel à conversa gravada enquanto Abe se afasta dela.

O mesmo acontece na cena do jogo de basquetebol. É também importante referir que em alguns momentos Aaron está usando a auricular enquanto grava a conversa para usar posteriormente, neste caso ele usa o auricular porque irá estar com ele na próxima linha temporal e tem de manter tudo o mais idêntico possível para que as conversas também continuem iguais (se ele não estivesse usando o auricular ao gravar a conversa, na linha temporal seguinte o facto dele estar com auricular poderia levar o interlocutor por exemplo a referir-se ao auricular fazendo a conversa seguir numa direcção diferente.

Podemos perceber isto facilmente na cena do jogo de basquete onde Aaron falha o cesto quando na linha temporal anterior tinha acertado, provocando uma reacção diferente de quem estava com ele.

11) O que está na gravação que Aaron mostra a Abe na cena do jogo de basquetebol?

R: A conversa gravada da mesma situação, mas numa linha temporal anterior.

12) Como Abe sabe que Aaron tem viajado no tempo e o Aaron que ele pensa ser o Aaron “original” (nessa linha temporal) é na verdade um Aaron do futuro?

R: Numa conversa onde Robert se refere a Aaron como “o herói” pelo que ele fez na festa. A festa ocorreu na noite do dia em que Abe contou pela primeira vez a Aaron sobre a máquina do tempo (segunda-feira), Abe não esteve na festa e Aaron nao contou nada a Abe, isto faz Abe suspeitar que Aaron já não é o Aaron original e que usou a máquina do tempo para alterar a festa.

13) O que são os ruídos no sótão da casa de Aron? São mesmo ratos como a mulher diz?

R: Os ruídos são de Aaron_1 que foi drogado por Aaron_2 (usando a roupa com capuz) quando este usou a máquina failsafe para regressar ao início e tomar o lugar de Aaron_1. Aaron_2 colocou uma droga no leite do pequeno-almoço de Aaron_1 e escondeu o corpo no sotão. É Aaron_1 quem sai do sotão no final. No entanto o Aaron que nós seguimos na maior parte do filme é na verdade Aaron_3 que convenceu Aaron_2 a “sair de cena” pois Aaron_3 já tinha tudo o que Aaron_2 estava tentando conseguir (as gravações das conversas).

14) Quantos Aarons e Abes diferentes aparecem no filme?

R: Em cada linha do tempo que nós seguimos, nós vemos, no máximo 3 Aarons e 2 Abes. E 2 Grangers. No entanto, Aaron por exemplo faz um número indefinido de viagens para tentar reparar a festa, mas nós não vemos essas viagens. E em dado momento há a frase “As permutações eram intermináveis”.

15) Como Aaron consegue fazer a conta tão rapidamente sobre a passagem do tempo dentro da máquina no início do filme surpreendendo até Abe?

R: Este já não é o Aaron original, mas sim Aaron_3, ele já passou por aquela situação antes e está impaciente em terminá-la.

16) De que festa está Robert falando a Abe e porque lhe agradece?

R: É a festa de aniversário de Robert, onde aconteceu a situação com Rachel e o ex-namorado. Robert agradece a Abe pelo seu presente, um disco de vinil. Nós vemos Abe com o presente na parte final quando Abe e Aaron estão na festa juntos.

17) Porque é necessário desligar a máquina para entrar nela?

R: Nem Aaron nem Abe sabem exactamente como a máquina funciona, nem quão seguro ou perigoso é viajar nela, eles acham que o ponto menos perigoso para entrar ou sair é quando ela tem apenas um resíduo da energia que usa, ou a quantidade certa, isto acontece alguns minutos depois da máquina ser desligada (a energia mantém-se por algum tempo até se esgotar), e alguns minutos após ser ligada (quando ainda não está a funcionar em pleno).

18) Porque Abe é visto várias vezes no topo de um edifício?

R: Isto pode ser simbólico, significa que este Abe (Abe_2 do futuro) está em controlo, ele sabe tudo o que vai acontecer e acha que é única pessoa do futuro nessa linha temporal, e olha para o mundo desde um ponto mais alto, superior. Ele não sabe ainda que o Aaron com quem ele vai interagir durante o dia já não é o Aaron_1 mas Aaron_3 que sabotou a máquina failsafe de Abe para garantir que Aaron é quem pode viajar para mais longe no passado, chegando antes de Abe_2. O Aaron que está no banco de jardim e que Abe observa já é Aaron_3 com o auricular ouvindo as conversas gravadas.

19) Porque Abe desmaia ao conversar com Aaron no banco de jardim?

R: Neste ponto Abe_2 usou a máquina failsafe para regressar ao início (segunda-feira) tendo passado vários dias dentro dela, sem comer, e com a garrafa de oxigénio, antes disso tinha já feito algumas viagens diárias com Aaron para os negócios com acções. Ele desmaia por cansaço, e pela exposição aos efeitos da máquina, incertos mas certamente pouco saudáveis.

20) Como funciona a máquina fail-safe de Abe?

R: Abe e Aaron usam máquinas do tempo “normais” para voltar ao passado para o início de cada dia depois de terem passado esse dia a reunir informações sobre que acções da bolsa irão subir, depois regressam e negoceiam essas mesmas acções sabendo quais vão subir e ganhando muito dinheiro. No entanto antes sequer da primeira viagem e por segurança Abe construiu em segredo uma outra máquina, que deixou a funcionar na segunda-feira de manha (Abe a Aaron fazem juntos várias viagens durante os dias da semana).

Desta forma se algo corresse mal numa dessas viagens, Abe sempre poderia usar a máquina failsafe para regressar a segunda-feira de manha, antes de tudo ter começado, e reparar as coisas. No entanto Aaron descobre sobre a máquina failsafe de Abe, altera-a, e constrói a sua própria máquina failsafe e garantindo que a sua é a que permite viajar para mais longe no passado. Com isto a máquina failsafe de Abe passa a ser uma “falsa failsafe” mas Abe não sabe disto. Assim é Aaron quem potencialmente passa a ter controlo sobre tudo (incluindo as acções de Abe) e não Abe.

Veja a segunda parte disto com mais perguntas

Veja o trailer de Primer

12 opiniões sobre “Perguntas e Respostas Sobre o Filme Primer”

  1. Acredito que a Rachel morre e assim o pai dela fica sabendo da máquina. Isso fica claro pra mim na cena em que Aaron e Abe discutem e Abe pergunta se em uma emergência um deles contaria – sim, eles contam quando a Rachel morre.

    E me parece que Aaron volta num ponto ANTES da máquina failsafe colocando uma máquina dentro da outra.
    Ele liga uma máquina, coloca ela dentro da máquina failsafe e retorna antes daquele ponto – é assim que ele fica no controle

    1. Interessante teoria sobre o pai da Rachel, acho que pode estar certo. E sim é mostrado que Aaron usa uma máquina dentro de outra para ganhar vantagem.

      Se gostou do filme Primer deverá gostar também do “Los Cronocrimenes“, outro filme que fica melhor no segundo visionamento (apesar de ser bom também no primeiro) e outro dos meus favoritos.

      Recomendo ainda dois filmes que vi recentemente que também fazem pensar, não sobre viagens do tempo: Ghost Dog – The Way of the Samurai (1999, Forrest Whitaker como quase um samurai dos tempos modernos, e com a melhor música de abertura que já ouvi), e Spiral (2007, com Joel David Moore, tem uma das melhores revelações no final que já vi e com “duplo twist” incluído, e a presença inesperada do ator Zachary Levy da série Chuck).

  2. Não entendi aquela parte logo depois de eles terem visto o Granger, em que ele sai correndo e tem dois caras caídos no chão e um diz que escorregou. Quem são esses caras?

    1. O que diz que escorregou é Aaron que tinha corrido atrás de Granger pelo outro lado da casa; o outro é o próprio Granger, inconsciente, provavelmente sofrendo efeitos da viagem na máquina do tempo pois este é um Granger do futuro como Abe descobriu ao telefonar para o Granger do presente daquela linha de tempo momentos antes.

  3. sobre o item 15, tambem achava que era o Aaron3, mas nao é, ele é o Aaron1, ele sabe a resposta porque ta ouvindo elas no fone, prova disso é que o Aaron escreve naquela hora, Aaron3 não sabe mais escrever

    1. Porque o filme não a dá… e assim podemos estar a falar sobre isso 12 anos depois do filme ter sido feito. Queria ver outros filmes a conseguirem esta façanha.
      Acho que é porque eles estão cada vez mais afastados da sua realidade ou linha temporal original (com cada viagem criam uma nova linha temporal), e a cada viagem perdem um pouco de quem eles são/eram, e a perda da habilidade para escrever é talvez a primeira coisa que notam.

      Há várias outras teorias, veja qual prefere:

      • As viagens no tempo provocam deterioração mental, o que poderia afetar a habilidade para escrever. Aaron fez mais viagens do que Abe – a festa de Rachel – pelo que seria o primeiro a mostrar sintomas disto.
      • Eles já são cópias de cópias de cópias… do Aaron e Abe originais, e a cada cópia vão-se deteriorando. (Mas isto contraria a ideia de que cada viagem apenas cria uma cópia da linha temporal anterior, não deles próprios.)
      • As viagens no tempo fazem com que eles desaprendam coisas que levaram anos a aprender (como escrever), como se esses anos, ou o que conseguiram nesses anos, fosse “descontado” do tempo das viagens.
      • Com cada viagem, o viajante transforma-se numa cópia invertida dele próprio (como uma imagem refletida num espelho), pelo que perderia a habilidade de escrever com a mão direita, mas Abe diz que não consegue escrever bem com nenhuma das mãos.

      O que acha?

      E o que acha do outro filme do mesmo realizador, Shane Carruth, Upstream Color? Ainda não ganhei coragem para o ver, pois temo ficar dececionado… trailer Upstream Color (2013)

      1. Muito bom, achei que poderiam dar uma explicação para esta deterioração mental (como a parte da habilidade de escrever), mas talvez ficasse muita coisa a explorar para pouco tempo de filme (até ficou um pouco assim mesmo resumindo bastante).
        Mas o filme é ótimo mesmo, assisti a poucas semanas e gostei muito.

      2. Acredito que seja por causa que Aaron colocou a mão no protótipo da máquina, antes de colocar as pílulas sabem? E naquele momento (sem eles saberem), ela já estava funcionando como uma máquina do tempo, e quando ele pôs a mão lá, ela viajou no tempo e dessincronizou com seu braço e resto do corpo.

        1. Não lembro dessa parte… algum dia terei de rever o filme de novo. O problema é que há tantos outros para ver antes.

          Entretanto já vi o Upstream Color, do mesmo realizador, e recomendo-o. Apenas não o veja se estiver com sono ou irá dormir na certa. 😐 Ele consegue ser tão confuso no primeiro visionamento quanto o Primer, mas depois de pensarmos um bocadinho, chegamos lá. Tal como diz a sinopse, é sobre “o ciclo de vida de um verme”, mas já vi quem dissesse que parece um amontoado de cenas que parecem nada ter que ver umas com as outras.

          Últimos filmes que vi e recomendo, de vários géneros: Lost in Translation (2003), Superbad (2007), Cop Car (2015), Harbinger Down (2015).

          Próximos filmes a ver, selecionados: Big Ass Spider (2013), Her (2013), Don’t Breath (2016).

          Bons filmes. 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.