GearBest

Petição Contra Limite de Download no 4G (PUR)

Acho que toda a gente que usa Internet de banda larga móvel 3G e agora com os novos equipamentos 4G em Portugal sente o mesmo em relação ao PUR – política de utilização responsável (ou PUA) das operadoras: que os limites de tráfego deveriam ser alargados ou eliminados totalmente em vez de limitados a 15GB por mês.

Acabei de descobrir uma petição no Facebook “contra a política de utilização responsável na banda larga móvel” e contra o PUR de 15GB / mês, e acho que toda a gente que quer ver esta situação melhorada deveria subscrevê-la. Link: Petição PUR.

Não vou ao ponto de desejar que seja eliminado o limite de download pois sempre haverá aqueles abusadores do serviço que deverão sim, ser limitados, mas 15GB de tráfego com velocidades de 100 Mbps é ridículo! Você pode gastar todo o limite mensal num dia ou em horas e depois ficar todo o resto do mês a navegar à velocidade estonteante de 128 Kbps!

Velocidades 3G e 4G TMN

Imagem de um vídeo promocional do TMN 4G ilustrando a diferença entre as velocidades 3G e 4G… mas com o pur você não sentirá nem uma brisa no cabelo. 😐

Para quem chegou tarde, todos os tarifários de Internet móvel das operadoras TMN, Optimus, Vodafone – mesmo os “ilimitados” – estão na verdade limitados ao que os operadores consideram como utilização responsável, isto é para evitar abusos por parte de utilizadores que, a não existir qualquer limitação, fariam centenas de gigabytes de tráfego “a brincar”. Para evitar isto as operadoras aparam a velocidade reduzindo-a até ao fim do mês!

Para quem percebe melhor usando analogias, isto seria como você passar de um Ferrari para um Mini, ou de um iate de luxo para uma canoa, ou… ou… da Angelina Jolie para a Lili Caneças!

Até aqui os clientes com modems 3G têm suportado isto mais ou menos bem, e na verdade muitos deles nem sequer se apercebem de haver um limite porque fazem pouco tráfego e julgam que as suas ligações 3G ilimitadas são mesmo ilimitadas, mas com a chegada do 4G LTE e dos modems de 100 Mbps de velocidade e com novos equipamentos 4G a aparecerem regulamente sob a forma de modems, routers 4g (o router Huawei b593 Vodafone), smartphones e tablets, a situação irá em breve tornar-se insuportável para aqueles clientes que esperavam fazer vários GBs de tráfego por dia, e que ao fim de poucos dias de uso do seu novo 4G vêem a sua velocidade reduzida a velocidades EDGE!

Para quem quer provas aqui está um link para a página de tarifários da Vodafone sobre o vodafone 4g pur e as condições de uso do serviço de banda larga pós-paga onde diz que:

“A Vodafone reserva o direito de aplicar medidas restritivas à utilização do Serviço de Banda Larga Móvel para todo o tráfego efectuado sobre a tecnologia 4G, caso se verifique uma utilização individual manifestamente excessiva face à média de utilização observada pelos demais Clientes”.

E claro que o mesmo acontece com a Optimus e TMN pois todas as operadores usam as mesmas regras… Suspeito de que os pré-cogs do filme Relatório Minoritário trabalham actualmente e por turnos para as operadoras portuguesas e é por isto que cada uma delas consegue ter preços e condições exactamente iguais às da concorrência!

Leia mais sobre equipamentos 4G

13 opiniões sobre “Petição Contra Limite de Download no 4G (PUR)”

  1. Internet móvel ILIMITADA??? Hum…ou não!! (PUR)*
    Ilimitado quer dizer 15Gb, sim, mesmo para os 4g, qualquer tarifário de internet de banda larga móvel tem um limite, mesmo os supostos tarifários de tráfego ilimitado (ao fim de 15Gb já foste). E a desculpa é causar instabilidade e má qualidade do serviço para o outros clientes, no entanto, no dia 1 de cada mês fazem a reposição da velocidade normal em todos os clientes, ou seja, nessa altura ninguém se preocupa com a instabilidade e má qualidade do serviço, engraçado não?? E mais engraçado é que nesses dias nunca vi o serviço estar mais degradado que nos outros dias mais para o fim do mês, ou seja..GRANDE TANGA. Mas pronto, boa sorte para a 4G, é que fazendo as contas de uma forma muito simples, um cliente a pagar uma fortuna por mês para ter o power do 4G com 100mbps de velocidade, gasta os 15gb em 2 minutos e tal com esse power todo, depois passa o resto do mês a 128kbps, eheh, welcome back anos 90 LLLLOOOOOOOOOOLLL. Tendo em conta que por exemplo, para entrar na conta do Gmail se gasta sempre 2Mb no mínimo, 128kbps é mesmo um serviço de alta qualidade, LOL!! Portugal sempre a evoluir, eheh, acho que deviam alterar os 4G para 4M, 4ºMundo mesmo, mainada.

  2. Ontem recebi esta mensagem enquanto navegava:
    “Consumiu 15GB no actual ciclo facturacao pelo q a velocidade do servico podera ser reduzida ate inicio proximo ciclo, altura que sera reposta p maxima do plano”

    Nem a verdade sabem dizer pois o “poderá” passou de imediato a “está” reduzido, e passei a andar à deriva a o,o9 mbit.

    Mas o tráfego que sobrou dos 15 gb dos meses anteriores não entram para as contas que eles fazem.

    Agora só me resta esperar (deitado) pelo dia 1 de Agosto.

    Só nos resta dizer “anyway”…

    1. O tráfego não usado num mês deveria passar para o mês seguinte, como é que as operadoras não veem isso?

      Pelo menos no teu caso já só tens mais dois dias de “sofrimento” até ao início do mês mas deve haver muitas pessoas que gastam o tráfego todo logo a meio do mês…

      Se usares o Firefox tens duas extensões que eu uso boas para situações de internet lenta: o flashbock e o quick java, o primeiro bloqueia objetos flash nas páginas e o segundo coloca botões na barra de estado para bloquear o uso de javascript, applets java, imagens, cookies, entre outras coisas apenas com um clique num botão, mas desativando o javascript e as imagens as páginas já abrem bem mais rápido, claro que agora apenas mostram texto, mas sempre é melhor do que ter de esperar (deitado) que a página abra.

      Download Quickjava para Firefox : https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/quickjava/
      Download Flashblock para Firefox : https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/flashblock/

  3. Na realidade no pacote 14,4 Mbits da Vodafone diz ser de uso INTENSO , só que na realidade se contarmos com o barramento a 15 Gb , é mesmo uma porcaria no inferno . Dá 500 Megas por dia , descontando actualizações Microsoft , Anti Virus e outras , temos quase um video por dia de 7 minutos no You Tube .

    Eles querem é mama !!

    O Presidente da ANACOM deve estar podre de rico de mamar desta gente mafiosa e drogada !

    Se eu tiver meses sem fio só a consumir por mes 1 Gb eles não devolvem o resto da mensalidade e se precisar num mes de consumir 15 Gb mais 1 Mb … fico sem internet pois 128 kb não dá sequer para abrir o site bancario nem o mail devido aos conteúdos pesados das paginas em publicidades . No entanto paga-se a mensalidade como se fosse Banda Larga quando é RDIS !!!

    1. Tem razão sobre o barramento a 15 GB, e como eu já disse antes, acho que este valor deveria ser atualizado de acordo como o aumento de velocidade que temos visto nas ligações de internet móvel que já chegam até 150 Mbps (portugal) com as novas placas da tmn, optimus, vodafone. Ora se a velocidade máxima das ligações móveis tem aumentado para valores tão altos (considero que 150 Mbps é um valor bem alto e nem seria preciso mais do que isto para fazer qualquer utilizador de internet móvel feliz) creio que o limite dos 15 GB de tráfego também deveria ser aumentado. De fato navegar a 150 Mbps mas com limite de 15 GB é anedótico.

      Dicas quanto a ficar reduzido a 128 Kbps: uma solução para tornar a navegação na net suportável é desativar a visualização de imagens, scripts e outros conteúdos através das opções do browser; abrir apenas uma página de cada vez e não fazer downloads enquanto navega; descarregar vídeos do youtube para ver mais tarde em vez de ver online (quase impossível a 128 kbps, além disso com os vídeos no seu computador poderá revê-los as vezes que quiser sem fazer mais tráfego); e também usar um acelerador para Internet como o Onspeed (compressão de tráfego) que eu uso e que funciona.

      Outra dica para pelo menos tirar algum partido do tal tráfego “ilimitado” que os operadores tanto gostam de apregoar é deixar o computador ligado toda a noite ou sempre que você não estiver a navegar na internet, fazendo downloads a 128 Kbps (daria vontade de rir, mas dá mais vontade é de chorar…) e para isto é melhor usar um netbook ou algo assim para consumir menos energia. Quando o seu amigo perguntar porque tem o computador ligado, você pode responder alegremente (?): “Estou a sacar o jogo assassins creed 3 a 128 Kbps!” (que você comprou pois pirataria é ilegal…)

      Ah, e sobre o “uso intenso”, característica que os operadores também gostam de apregoar sobre os tarifários móveis apenas poderá ser considerado assim quando comparado com os restantes tarifários para uso “menos intenso” como os diários de 1 euro por 20 ou 30 MB de tráfego, etc.

  4. Eu nos anos 90 tinha 35kbps, 128kbps ja não é mau!!
    Por causa desta politica PUR que não sou cliente, actualmente tenho ADSL 16 megas mas sao 16 megas todo o mes até mudarem esta politica de merda nunca irei aderir a este serviço!

  5. No meu caso, vivo numa vivenda longe da cidade onde não há internet por cabo e sou forçado a usufruir dos serviços de banda larga, a velocidade normal da internet nesta zona é de 2mb por segundo, pois imaginem o que acontece quando passo dos 15gb, exato 0,10 mb por segundo, acho isto ridiculo, pago muito mais de internet do que quando tinha internet por cabo e só não tenho porque eles não são capazes de meter 2km de cabo, sinto-me revoltado, creio que 30 gb de limite seria perfeito para mim, agora estes 15gb e absolutamente ridiculo.

    1. Rafael,
      Estou quase na mesma situação que você e tenho duas dicas para si: usar um Acelerador de Internet, ou mudar para (ou adicionar) Internet via Satélite. Nem vou mencionar Internet ADSL pois como diz que vive longe da cidade também deverá estar longe das centrais pelo que até ADSL seria lenta devido à distância. E em relação a Internet via Cabo há a sensação de que as empresas só colocam cabo onde querem. A Zon por exemplo tem o tarifário Net Duo 4 Speed com 12 Mbps / 1 Mbps (download / upload) e os 4 canais de TV básicos por cerca de 15 euros que seria ideal para muita gente que apenas quer Internet, mas o problema é novamente o cliente não estar nas cidades que é onde os ISPs acham que vale a pena investir…

      Aceleradores
      Dois aceleradores grátis que já experimentei foram o Fastun e o Opera Turbo mas com ambos tive problemas pelo que o que uso e recomendo é o OnSpeed que custa aproximadamente 30 euros por ano (já não me lembro bem quanto paguei), já vou no meu segundo ano e nunca tive nenhum problema com ele. O OnSpeed realmente acelera a navegação na Internet e considero-o já um programa essencial.
      http://sergiocatarino.net/como-acelerar-sua-internet-com-onspeed/

      Internet por Satélite
      O que acha de ter 20 Mbps quase garantidos, tráfego ilimitado a partir das 23 horas (com limite de 20 GB de tráfego mensal durante o dia), e sem fidelização por cerca de 46 euros por mês? Estas são as características de um dos tarifários da Tooway, empresa de internet via satélite que cobre Portugal (bem como resto da Europa e norte de África). A desvantagem é o preço mas pessoalmente acho que vale a pena, sobretudo considerando o tráfego sem limites durante a noite. Há outros tarifários com valores acima e abaixo deste. Ah, e não esquecer que os “pings” são sempre altos neste tipo de ligação (acima de 500 ms) devido à distância com o satélite.
      http://sergiocatarino.net/internet-via-satelite/

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.