GearBest

Piso Radiante Eléctrico

Hoje vou escrever sobre piso radiante eléctrico e dar algumas dicas de como escolher a melhor solução de aquecimento ou para melhorar a sua instalação de piso radiante actual. O piso radiante eléctrico permite aquecer toda a casa ou apenas determinadas habitações sendo o calor radiado através do pavimento pelos componentes instalados por baixo deste.

Actualmente o piso eléctrico é uma das melhores e mais confortáveis soluções de aquecimento que existem no mercado pois apresenta vantagens em praticamente todos os campos de comparação com outros métodos de aquecimento da casa, sendo ideal para empresas e para clientes particulares. Por exemplo, ao contrário de outros métodos de aquecimento onde se nota uma grande diferença de temperatura entre a fonte de calor e qualquer outro ponto da casa ou apenas a alguns metros de distancia, com o piso radiante (e lembrando que o calor sobe do pavimento até ao tecto) a diferença é de apenas um a dois graus por metro.

No momento da escolha dos equipamentos e materiais as decisões que tomar terão repercussões no futuro pois normalmente ao optar por soluções com custos iniciais mais reduzidos terá  depois maiores custos de energia, e optando por soluções mais caras terá no futuro menos despesas de energia.

Vantagens do piso radiante eléctrico

Algumas vantagens de utilizar piso radiante eléctrico em comparação com outros sistemas de aquecimento são o baixo custo de manutenção e até de preço inicial (dependendo do tipo de sistema de aquecimento que escolher), ao contrário por exemplo de soluções como radiadores ou salamandras que exigem manutenção regular de limpeza de tubagens e chaminés e ao contrário destas não necessita fazer grandes obras para colocar tubos de umas divisões da casa para outras, etc.

Para uma instalação de piso radiante numa casa já construída apenas precisará “mexer” no pavimento da casa. Além disso com os métodos mencionados antes a concentração de calor sempre é muito maior perto do equipamento exigindo maior consumo de energia para aquecer toda uma habitação, ao contrário do piso radiante onde o calor é radiado de forma igual por toda a habitação e podendo ser desligado quando a temperatura for a desejada.

O piso radiante permite maximizar o espaço livre na habitação pois é instalado por debaixo do pavimento, através de cabo radiante ou tela radiante, isto no caso do piso radiante eléctrico pois você poderá também optar por piso radiante hidráulico, com um funcionamento diferente como veremos de seguida.

No caso do piso radiante hidráulico o aquecimento é feito através de tubagens com água quente, aquecida com o uso de caldeiras, e este sistema demora também muito mais tempo a aquecer a habitação do que o piso radiante eléctrico. Normalmente o sistema hidráulico é recomendado para zonas especialmente frias e invernosas e habitações grandes. O custo inicial será bem maior, mas compensa ao longo do tempo se pretender deixar o aquecimento ligado toda a noite ou durante longos períodos.

O pavimento radiante também evita um dos problemas mais frequentes em outros métodos de aquecimento que é o calor não aproveitado (por exemplo nas lareiras tradicionais onde a maior parte do calor se perde pela chaminé) pois como o calor sobe a partir do pavimento ele irá preencher toda a habitação de forma igual, e sem perdas. Com isto o consumo de energia está optimizado, desde que a instalação seja bem feita. Com este sistema o calor é libertado através de todo o piso ao contrário de outras soluções onde a fonte de calor está bem definida e normalmente o espaço imediatamente próximo a essa fonte sempre tem uma temperatura mais elevada do que o resto da habitação.

Também ao contrário do que acontece por exemplo com aparelhos de ar condicionado que podem transmitir fungos e até substancias tóxicas através das tubagens, com o piso radiante hidráulico ou eléctrico este problema simplesmente não existe.

Dicas ao instalar piso radiante eléctrico

Para garantir o melhor aproveitamento da energia e o funcionamento optimizado do seu piso radiante eléctrico você deverá ter a instalação feita por profissionais; caso contrário, uma instalação mais barata levada a cabo por pessoas com pouca experiência poderá representar um consumo exagerado de energia no futuro, ou um mau funcionamento do sistema radiante fazendo-o demorar horas até aquecer uma habitação (embora isto possa ser normal em certos sistemas e condições), e acabando por resultar em gastos desnecessários; lembre-se dos ditados populares “o barato sai caro” e “depressa e bem não faz ninguém”.

Para evitar todos os problemas mencionados é importante também começar por escolher bem os materiais a utilizar, decidir se deverá usar cabo ou filme radiante, e ter em atenção a espessura do piso ou se deverá aplicar mosaicos ou laminados de madeira, por exemplo, pois o resultado final poderá ser bem diferente num e noutro caso. Também deverá dar atenção ao tipo de instalação: se vai remodelar uma casa já construída ou se se trata de uma casa nova ainda em construção, sendo que neste caso o melhor é aproveitar para realizar uma instalação completa e com os melhores materiais.

Existem algumas regras básicas na instalação de pavimento radiante eléctrico como evitar colocar filme radiante em casa de banho, deixar secar bem a argamassa antes de começar a usar o aquecimento, e alguns instaladores não aprovam colocar pisos radiantes com chão de madeira maciça, por exemplo.

Para um aquecimento bem rápido é recomendável usar o método do piso radiante eléctrico com cabo ou tela, neste caso com um isolamento e tipo de pavimento adequados, você poderá ter a habitação aquecida em questão de minutos (ao invés de horas como pode acontecer com o sistema hidráulico).

No site www.pisoradiante.com.pt você encontra um guia informativo completo detalhando as instalações de pisos radiantes eléctricos e hidráulicos, qual o tipo de película a colocar por baixo de chão flutuante, exemplos práticos, e muita informação sobre o assunto.

Clique aqui para visitar o site www.pisoradiante.com.pt

2 opiniões sobre “Piso Radiante Eléctrico”

  1. Estou a pensar instalar piso radiante na minha casa, mas estou com muitas dúvidas se isso realmente compensa.
    Tenho um apartamento com 120 m2 no qual tem aquecimento central com gás propano, que no ano passado só ligado em 2 quartos 3 horas por dia, fazia cosumos na ordem dos 120,00 €, quando normalmente faço consumos na ordem dos 40,00 €.
    Será que instalando o piso radiante gastarei muito menos em electricidade? É que o preço da electricidade tem vindo aumentar desde o ano passado, inclusive são esperados aumentos brutais para o próximo ano. O que me aconcelham? Estou também indeciso numa instalção de uma lareira com recuperador de calor para o aquecimento central. Alguém poderia me ilucidar? Obrigado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.