GearBest

Programa Para Acelerar Seus Programas – Eboostr

Hoje vou falar sobre um programa para acelerar seus programas chamado Eboostr, eu usei-o durante algum tempo num computador que tinha antes com Windows XP e de facto ele acelera bastante alguns programas que antes demoravam um pouco, como por exemplo o Microsoft Word e o Excel entre outros, e até acelera jogos sobretudo aqueles que demoram para carregar cada novo nível após terminarmos o anterior (dica: veja aqui como deixar o pc melhor para jogos com o Iobit Game Booster).

O eBoostr é um programa pago mas você pode descarregar uma versão para testar sem pagar nada por isso, apenas dando um endereço de mail. Depois se gostar do programa pode comprar uma das versões completas do eBoostr e ter um sistema bem mais rápido do que antes! Há uma versão “Lite” mais barata, há a versão Desktop, Laptop, e um upgrade para a versão Pro.

eBoostr - Configuração

Depois de começar a usar o eBoostr a sensação que tem é que tudo o que faz no computador fica mais rápido, e isto sem ser necessário comprar novo hardware nem alterar nenhuma configuração do sistema nem dos programas que serão acelerados e podendo usar alguma pen que tenha esquecida aí por casa.

Como funciona o eBoostr

Você apenas necessita uma memória ou pen USB ligada no computador, e quanto mais capacidade ela tiver melhor. O programa vai usar essa pen como se fosse memória RAM e guardar ficheiros em cache nela. Quando você iniciar um programa ou jogo que esteja em cache na pen pelo eBoostr os ficheiros serão carregados a partir da pen e o programa é iniciado bem mais rápido! Também pode usar outro dispositivo de armazenamento externo ou a própria memória do sistema mas apenas testei com uma pen.

Nas definições do eBoostr você pode definir quanto espaço da pen quer usar com o eBoostr (não poderá usar esse espaço para mais nada) e se for preciso poderá remover a pen do computador quando não o estiver usando para usar para outra coisa, no entanto recomendo que use essa pen apenas com o eBoostr deixando-a todo o tempo ligada nesse computador, e também que atribua o máximo de espaço possível dela para ser usado pelo eBoostr. Testei com uma pen Kingston de 2GB e funcionou perfeito.

Como usar o eBoostr para acelerar programas

Você instala o programa, inicia-o e nas configurações dele define qual a pen ou unidade de disco externa que quer usar, e qual o espaço a atribuir ao eBoostr. Na primeira utilização quando ele ainda está construindo a cache você terá de esperar um pouco até que termine, mas nas futuras utilizações isso já não será mais necessário a não ser que você queira reconstruir a cache, o que poderá fazer a qualquer momento.

O eBooster funciona com dispositivos USB e você pode até usar vários dispositivos em simultâneo (útil se você tiver vários mas cada um for de pouca capacidade), até um máximo de quatro em simultâneo, e pode usar até 4GB de espaço para armazenar a cache em cada um deles.

O programa consegue saber quais os programas que você usa mais frequentemente e acelera-os gravando em cache ficheiros desses programas acelerando o arranque deles bem como o desempenho. Você também pode usar a função de arrastar e soltar com o rato para seleccionar quais programas você quer acelerar com o eBoostr; e se você usa computadores portáteis e notebooks o eBoostr também ajuda a prolongar a duração de vida útil da bateria neles.

No site do eBoostr diz que ele também pode guardar em cache ficheiros do sistema operativo o que faria o próprio computador iniciar mais rápido mas não testei isto.

Computadores com Windows 7 de 32 bits estão limitados a pouco mais de 3GB de RAM mesmo que o utilizador instale mais do que isso (eu por exemplo coloquei 4GB de RAM no meu Win7 e ele apenas usa 3,12GB apesar de saber que estão 4GB instalados!), o eBoostr também pode usar esta memória para a criação da cache o que se pode traduzir num grande aumento de desempenho do sistema!

Mais informação e download do eBoostr: http://www.eboostr.com/.

O programa funciona bem e acelera computadores que não tenham CPUs muito rápidos ou que tenham pouca memória RAM instalada. Se o seu computador for rápido, tiver muita memória, ou você estiver usando um disco SSD, provavelmente terá pouco ganho de desempenho em usar o eBoostr pois seu computador já é bem rápido assim mesmo. O mesmo se pode dizer se você estiver usando a função Ready Boost das novas versões do Windows acima do Windows XP pois creio que isso faz quase a mesma coisa que o eBoostr.

Leia também o que é OnSpeed um acelerador para sua Internet

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.