GearBest

Programa Para Atualizar Drivers – SlimDrivers

Há uns dias instalei um programa para atualizar os drivers do computador evitando a demora habitual de procurar pelos drivers para todos os dispositivos nos sites de cada fabricante e procurando – às vezes sem encontrar – aqueles de que preciso. Apresentando o… SlimDrivers!!!

Sim, o nome do programa é SlimDrivers, instalei rapidinho, comecei a atualizar drivers e gostei! Ah, mas você não sabe o que são “drivers”? Tudo bem, para quem chegou tarde eles são os controladores ou ficheiros que o sistema operativo usa para reconhecer e controlar os diversos dispositivos que você tem ligados ao computador, como a impressora, placa gráfica, modem, placas de rede, monitor, teclado, placa de som, etc.

É bom manter todos esses drivers atualizados para garantir boa compatibilidade entre tudo e aproveitar todas as funcionalidades dos seus equipamentos. E se você costuma jogar jogos para pc mais pesados que exigem mais da placa gráfica deve ter sempre os drivers dela atualizados na versão mais recente.

Pesquisar todos os drivers com um clique!

Bom, voltando ao programa Slim Drivers ele é grátis, está em inglês (sim, isto pode ser um problema), procura por todos os drivers para seus dispositivos apenas com um clique, e no final apresenta uma lista com (veja só!) todos os links para download direto de cada driver! Agora você só tem de escolher quais quer atualizar primeiro e clicar no link para download.

Fazer backup de todos os drivers

Antes de começar a atualizar drivers você pode fazer uma cópia de todos os controladores atuais para uma pasta à sua escolha usando a opção Backup (o ícone da barra de ferramentas do Slim Drivers com uma cruzinha ao lado), marcar os dispositivos para os quais quer salvar a cópia, clicar no botão “Backup to…” e navegar até à pasta onde quer que seja salvo.

Dica: Antes de começar a usar o SlimDrivers entre nas opções dele e personalize-o da forma que preferir, eu coloquei para não iniciar com o Windows, e para não reiniciar automaticamente após cada atualização (assim eu posso terminar o que estiver fazendo a reiniciar eu mesmo mais tarde). Para alterar estas opções clique na roda dentada no topo (“Options”), e depois:

  • Para ele não iniciar sempre que você liga o computador: Em General, desmarque a caixinha “Run at windows startup”.
  • Para não reiniciar a máquina após cada atualização de drivers: Em Update, desmarque a caixinha “Automatically reboot my computer after updating drivers” (mas se tiver um problema deverá reiniciar o computador manualmente).
  • Para não reiniciar a máquina após cada restauro de drivers antigos (se houver um problema com os novos drivers você pode usar essa opção para repor os antigos): Em Restore, desmarque a caixinha “Automatically reboot my computer after restoring a backup”.

Primeira busca e atualização de drivers com o SlimDrivers

slim_drivers_free_1

Essa é a primeira janela do SlimDrivers, para começar a buscar drivers clique em “Please run a scan”. (clique nas imagens para ver em tamanho maior).

slim_drivers_free_2

Depois ele iniciará a busca e no final mostrará uma lista com os resultados.

slim_drivers_free_3

Eu não atualizava os drivers há algum tempo e o programa encontrou 31 atualizações para o meu computador! Ao lado de cada item há um link direto para descarregar os novos drivers onde diz “Download update”.

slim_drivers_free_4

Ao clicar nele surge essa janelinha com uma barra de progresso e um link para um programa pago que pode ser ignorado. Espere o download terminar, e no final surgirá o programa de instalação dos novos drivers, onde poderá ter de confirmar que deseja instalar, etc.

slim_drivers_free_5

A atualização terminou. Dependendo das suas configurações do programa poderão surgir depois outras janelas perguntando se quer reiniciar o computador ou fechar o programa sem terminar as outras atualizações disponíveis.

Em futuras utilizações do SlimDrivers ele indicará quais drivers você ainda não atualizou, e você poderá em qualquer momento fazer nova busca por atualizações, mas creio que uma busca por mês e respetiva atualização de tudo deverá ser suficiente. Ele também poderá mostrar outras janelas oferecendo programas pagos (ainda só vi uma) mas basta clicar em “Don’t show again” (não mostrar de novo) e em “Save” (guardar) para não ver mais essas ofertas.

Em conclusão parece-me um bom programa, gratuito, que procura por todos os drivers necessários para seu pc, e que permite descarregar cada um deles apenas com um clique. As únicas desvantagens são mostrar durante cada atualização a oferta do upgrade pago, e estar em inglês. Download do SlimDrivers pelo Baixaki.

Aviso sobre a placa gráfica: atualizações dos drivers da sua placa gráfica poderão alterar a visualização e resolução da tela assim que forem instalados, neste caso apenas tem de reiniciar (ou deixar que o programa sempre reinicie automaticamente o sistema) e se for necessário voltar a definir a sua resolução preferida para seu monitor depois de reiniciar.

Leia sobre um programa para ver vídeos escondidos no seu PC.

Uma opinião sobre “Programa Para Atualizar Drivers – SlimDrivers”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.