GearBest

Routers 4G TMN

Procurei por routers 4G TMN compatíveis com a pen ZTE mf820d e Huawei e398 comercializadas pela TMN pois tanto quanto sei a operadora ainda não colocou nenhum router à venda específico para usar com as suas pens 4G LTE provavelmente porque ainda está a ver como é a adesão dos clientes ao 4G, mas em vez disso o que encontrei foi uma forma de fazer os modems que toda a gente já usa compatíveis com as novas placas… como essa aqui:

Modem ZTE mf820d TMN 4G

Lembrando que embora você talvez possa usar o seu router 3G com uma pen 4G ele não suportará a velocidade 4G (a tmn tem para compra vários routers 3G como o zte mf10 entre outros), além disso você necessita de um cartão SIM 4G na pen para usar com os novos tarifários enquanto os modems 3g usam cartões normais como o Huawei e1550 por exemplo.

Acho que a TMN deveria começar a vender os routers 4G o quanto antes melhor, e já agora, eliminar a velha limitação dos 15 Gb por mês nos tarifários erradamente chamados “ilimitados” pois estar limitado a 15GB / mês com velocidades de 100 mbps não cabe na cabeça de ninguém! Isto seria como estar casado com Angelina Jolie e sofrer de impotência. 😐

Angelina Jolie como Lara Croft

Imagem: A Angelina Jolie é o 4G das celebridades! Sobretudo quando veste as t-shirts apertadas da Lara Croft…

Como compensação a TMN tem outros equipamentos que suportam o 4G LTE que são o tablet Samsung Galaxy Tab e o smartphone Samsung sII o que já não é mau, embora os preços ainda me pareçam demasiado altos, mas deve ser pela novidade do 4G.

No fórum Zwame há uma thread chamada apropriadamente Router 4G para placa da TMN (link aqui) onde os utilizadores discutem este assunto e alguém colocou o link para o site do DD-WRT que é uma actualização de firmware para fazer o router aceitar as pens 4G, a lista de modems suportados é enorme mas o que importa aqui é que tanto a ZTE mf820d como a Huawei e398 da TMN estão na lista!

DD-WRT e marcas compatíveis

Antes de fazer download do DD-WRT é boa ideia ler a página de perguntas frequentes (link aqui), assim como consultar a lista de dispositivos compatíveis (link aqui), o site está em inglês. Certifique-se de descarregar a versão mais recente, mesmo sendo beta, para garantir a compatibilidade com o máximo de dispositivos.

Todas as marcas importantes estão na lista, use a função de pesquisa do seu navegador para verificar se o seu modem está nela, experimente procurar por “e398” encontrará a pen huawei e398 na categoria “4G LTE”. Veja algumas das marcas: Alcatel, Bandrich, D-Link, Huawei, Merlin (EVDO), Novatel, Mobidata, Nokia, Option, ZTE, etc. A Huawei é a que tem mais modelos na lista.

Vamos esperar que a tmn coloque brevemente à venda os primeiros routers 4G, ou então que sejam a Vodafone ou Optimus a fazê-lo pois certamente a primeira operadora a comercializá-los será imediatamente seguida pelas restantes, pois como se sabe cada operadora consegue “adivinhar” o que as outras irão fazer em questão de preços e novos equipamentos para logo (ou em simultâneo) fazer igual. 😉

Leia mais sobre os primeiros equipamentos 4G TMN

2 opiniões sobre “Routers 4G TMN”

  1. Boa noite, eu estou a pensar colocar a nova internet 4G na minha casa, mas tenho um problema, preciso de varios equipamentos ligados a internet , como a ps3 por exemplo, que apenas dá por Wi-FI , logo preciso de um router, mas nao entendi muito bem como fazer para que os routers 3G sejam compativeis com os equipamentos 4G, podiam-me explicar isso melhor por favor ? agradecia.
    Já agora gostaria de saber como seria a nivel de velocidades também.
    Muito obrigado desde já.
    e bom site (; muito util sem duvida.

    1. Boa noite, Sim com um router pode partilhar a ligação à net entre vários equipamentos incluindo a ps3, tablets, smartphones, laptops, etc. Sobre como usar o dd-wrt tem a página de dúvidas frequentes do site (http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Firmware_FAQ), ou pode também usar um router 4g como o da vodafone o b953.
      Sobre a velocidade com o 4g tem até 100Mbps e a banda será partilhada entre os vários equipamentos, o que significa que se todos estiverem em uso em simultâneo a fazer downloads por exemplo, a velocidade baixará em cada um, mas como estamos a falar de 4g isto não deve ser um problema como era antes com o 3g. 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.