GearBest

Teclados de Computador Personalizados

Neste artigo vou falar um pouco sobre uma ideia para teclados de computador personalizados que encontrei no site guru-board.com quase tão boa como a de usar leds para iluminar o teclado, e que são os teclados MiniGuru (infelizmente o autor diz no blog que o projecto do miniguru foi cancelado e as fotos no site são de protótipos), teclados em que o utilizador pode definir “camadas” de teclas com diferentes funções.

Isto parece confuso, vou tentar explicar: na camada 1 por exemplo estão todas as teclas normais com as suas funções normais; ao clicar numa tecla especial (um atalho) chamada de “swirl key” o utilizador activa a segunda camada, e nesta camada muitas das teclas (possivelmente todas se o utilizador desejar?) têm uma função diferente.

Teclados de computador personalizados

 Teclado Miniguru personalizado - Teclas normais

Imagem: O teclado miniguru com as teclas personalizáveis e um mini joystick no centro para clicar em vez de usar o rato. Esta seria a “primeira camada” onde as teclas têm a função normal.

Teclado Miniguru personalizado - Teclas com funções personalizadas

Imagem: A “segunda camada” de teclas, depois de usar as teclas modificadoras “swirl” ao lado da tecla de espaços, a função das teclas muda, por exemplo algumas delas assumem as funções das teclas de setas (o texto das teclas é apenas para melhor se perceber o exemplo, claro que o texto real não muda, apenas as funções mudam). fonte: http://www.guru-board.com/.

As funções das teclas podem ser personalizadas por cada utilizador para que se adaptem às suas necessidades, e com estas “camadas” o utilizador pode reduzir ao mínimo o abandonar das teclas principais para por exemplo levar os dedos às teclas de setas (frequente ao navegar por páginas e documentos), e até para levar a mão ao rato através da colocação inteligente de um pequeno “joystick” no centro do teclado!

Então como funciona este teclado personalizado é que o utilizador escreve normalmente usando a camada 1 (funções normais das teclas), e sempre que precisar usar as setas por exemplo, clica na tecla especial que activa a camada 2 e agora pode – sem mover a mão direita fora das teclas J, K, L, I, (no exemplo da imagem) usar estas mesmas teclas como se fossem as teclas de setas! E para o rato usa o joystick.

O utilizador pode personalizar as camadas para atribuir as funções de quaisquer teclas às teclas principais que estão sempre perto dos dedos durante o uso normal do teclado ao escrever.

A grande vantagem de tudo isto é que os utilizadores podem personalizar o teclado do computador exactamente da forma que melhor e mais eficientemente lhes permita trabalhar em vez de serem eles a terem de se adaptar ao teclado, que infelizmente é o que acontece quase sempre. Com isto podem realmente aumentar a produtividade ao computador sobretudo no caso de pessoas que passam o dia escrevendo.

Este sistema de teclados personalizados é mais adequado para utilizadores que escrevem normalmente usando todos os dedos das mãos e sem necessidade de olharem para a teclas, isto é escrita rápida por toque (“touch-typing”).

A única desvantagem que vejo neste sistema é a mesma de todos os teclados personalizados: é que após muito tempo de uso e habituação seria mais difícil para o utilizador usar um teclado normal não personalizado.

Leia também dicas para trocar o teclado do computador

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.