Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico

Quem já fez algum exame de psicotécnico como os testes psicotécnicos Detran ou testes para entrevistas de trabalhos possivelmente já “sofreu” com o teste das pirâmides coloridas onde ao candidato são apresentadas algumas pirâmides desenhadas, cada uma com todos os espaços em branco e que o candidato deverá preencher com cartões coloridos, tendo total liberdade para escolher as cores que quiser de entre as disponíveis, e para fazer cada pirâmide da forma que entender, podendo também fazer alterações a cores previamente escolhidas (as cores antigas e novas nestes trocas também serão anotadas pelo avaliador).

O “sofrimento” está em não saber quais as cores certas, se há cores de devem ser usadas em detrimento de outras, se há cores “boas” e cores “más”. Na verdade há cores que devem ser evitadas sob pena do psicólogo interpretar a sua escolha como indicação de tendências depressivas, estrese, irritabilidade fácil, e outras coisas que poderão significar a rejeição para o objetivo pretendido. Se esse objetivo for conseguir a habilitação para conduzir ou um emprego muito desejado as consequências poderão ser desastrosas para o candidato ou pelo menos significar um atraso nos planos de futuro.

teste_piramides_coloridas

Exemplo de três pirâmides terminadas num teste de pirâmides coloridas. As pirâmides poderão também ser definidas como “pirâmides bonitas” ou “pirâmides feias” (cores preferidas vs cores rejeitadas).

Dicas para passar o teste das pirâmides coloridas no psicotécnico

Algumas dicas básicas para montar as pirâmides são manter a calma, seguir à risca as instruções do aplicador ou psicólogo (lembrando que todos os testes psicotécnicos apenas podem ser avaliados por um psicólogo qualificado), e em caso de dúvidas no momento de apresentação do teste por parte do examinador procurar esclarecê-las de imediato.

O bom entendimento por parte do candidato das regras do teste e do que tem de fazer é um ponto essencial para a boa conclusão do mesmo, bem como a realização dos testes num ambiente onde o aluno se sinta perfeitamente à vontade e confortável, com boa iluminação da sala, etc. Evite fazer este tipo de testes de “cabeça quente” ou quando tenha alguma preocupação séria no pensamento, ou esteja com raiva de alguém por algo que aconteceu recentemente.

Em relação às cores a usar ou evitar, algumas regras básicas são não fazer toda uma pirâmide de uma só cor, não abusar de determinadas cores como por exemplo preto, vermelho, ou amarelo já que estas cores estão associadas a factores normalmente considerados negativos como depressão por exemplo, usar cores bem variadas, preferir cores claras, evitar repetir padrões como usar sempre as mesmas três ou quatro cores em determinado ponto de cada pirâmide (apenas um exemplo), se você tiver uma cor favorita resista à tentação de abusar dela apenas porque é a sua cor favorita e você quer que todo o mundo saiba disso, e usar cores bem diferentes podendo até usar quase todas as cores disponíveis.

O que é e para que serve o teste das pirâmides coloridas

Já agora o verdadeiro nome do teste é Teste das pirâmides coloridas de pFister , por vezes chamado teste TPC, mas os psicólogos parecem fazer segredo disto e nunca referem os testes pelos seus nomes reais, e como já deve suspeitar ele é um teste de avaliação de personalidade, tal como o teste do tracinho por exemplo, que é outro dos testes psicotécnicos que mais confusão fazem nas pessoas que não sabem porque têm de desenhar tracinhos numa folha de papel e como isso pode determinar se eles poderão ou não conseguir a habilitação para conduzir.

No caso do testes das pirâmides de cores o foco está mais em elementos de perturbação na personalidade e alguns dos elementos que o psicólogo poderá analisar no teste são o número de cores e tons usados, quais as cores dominantes, organização na colocação das cores (pirâmides ordenadas ou desordenadas), uso das cores primárias, uso ou não de simetria, padrões repetitivos, desenvoltura e comportamento geral do candidato na escolha das cores e desempenho global, tempo para completar o teste, etc.

Também é notado se a pirâmide é começada pelo topo ou pela base e é curioso o detalhe que normalmente pessoas adultas preferem começar cada pirâmide pela base enquanto que crianças preferem começar pelo topo. Na avaliação do resultado dos testes serão usadas fórmulas matemáticas reduzindo assim o factor subjetivo na análise por parte do psicólogo.

Mas não deixe que tudo isto o assuste, afinal é apenas um teste…

Nos cursos de psicologia cada cor tem os seus significados mas isso é apenas a ponta do iceberg, no entanto se pretender saber mais sobre o assunto procure um bom manual ou livro de exames psicotécnicos. Existem também à venda livros de psicologia dedicados inteiramente ao tema das pirâmides coloridas de Max pFister e até kits com as pirâmides para praticar em casa.

Leia mais sobre o teste psicológico Detran.

This entry was posted in Dicas Internet and tagged , . Bookmark the permalink.

375 Responses to Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico

  1. fernanda brant says:

    fiz esse teste e fui reprovada ,sem entender o que estava acontecendo a Psicologa por sinal muita mal educada ja comecou a me criticar sobre a piramide que estava montando,quando terminei ela me disse que eu nao passei.tudo bem ate ai ta bom só que ela começoua me dizer que seria daquelas que parava em lugar errado e me dissemuitas outras coisas desagradaveis, sabe o que acho dessas pessoas que aproveitam do momento fraco da gente pra montar em cima,resumindo INCOPETENTES ,MAL EDUCACADOS .

    • Priscila says:

      Fernanda se essa psicóloga que te atendeu foi mal educada . é poque ela é mal educada, não culpe a categoria de profissionais dessa área. Pois assim como existem psicólogos mal educados, existem médicos, advogados, comerciantes etc e tal. São pessoas como todo mundo. Psicólogos não estão livres de erros, como toda e qualquer pessoa…

  2. luiz santos says:

    eu fiz esse teste e foi reprovado e a psicologa pediu pra vouta dez dias e pagar uma
    taxa 58.00 reais e eu mi recusei a fazer e nao vou poder trabalhar por que nao posso
    colocar as cores preferidas ni uma porcaria de piramide eu so quero saber o que tem
    aver cores com atencao no transito eu acho que e mais um meio de tomar o nsso
    dinheiro e isso ai que eu penco se estou errado mim desculpe.

  3. Luciana says:

    Sinto muito que não tenha passado, mas esse teste não avalia a atenção, e sim, traços da personalidade que são importantes para quem está tirando carta, como impulsividade e agressividade. Outras características como depressão e sentimentos que estejam interferindo no seu comportamento atualmente, tb são identificáveis

  4. Anna Laura says:

    eu fiz ha 1 mes atras e nao passei porque a psicologa disse que eu tinha taxa de estresse alto.Não entendo o fato de você montar uma piramide e ter as cores certas.Amo preto e roxo.Mas voce acha que seu eu colocar essas cores eu vou passar? NUNCA.. é uma questao que fica a desejar,pois nunca vou entender isso.Sexta agora vou fazer novamente..vamos ver o que vai dar.No fundo acho que não nos passam pra ganhar dinheiro.Pois na hora ali quem não fica nervosa,ansiosa? AFF

  5. Gabriela says:

    Eu entendo perfeitamente a indignação de vocês. Muitas vezes nos sentimos incapazes e não temos mais dinheiro pra gastar com o tal teste psicotécnico ou os demais testes para habilitação. No entanto, não culpem o psicólogo. Todos nós que pretendemos tirar carteira, temos um objetivo que é o de passar nos testes e conseguir logo se livrar desse peso, mas o psicólogo também tem o objetivo dele, que é avaliar se você está apto para isso e com certeza tem capacidade dentro de sua formação para fazê-lo. Fiquem tranquilos! Quase nunca conseguimos resolver nossos problemas com tanta fúria. :)

  6. Dauto says:

    Eu passei nesse teste de renovação, dirijo a mais de 20 anos, inclusive caminhão, nunca tive acidente, mas fui criticado pela psicóloga por “gostar das coisas do meu jeito”. Ai perguntei: se não gostar do meu, gostarei de qual? ou de quem? Desculpe mas pra dirigir tem coisas muito mais importantes para serem avaliadas. E cores são o subjetivo do subjetivo. E você gosta das coisas do seu jeito? Ou se gostar do jeito de outra pessoa poderá ser outro alguém??? kkkk.
    De 6 a 9 mil km por mês e nunca tive acidente, e colocar a cor azul com alguma frequência em um teste bobo, gerou críticas.

    • Verônica says:

      Boa noite! Sou psicóloga e faço uso desse teste. Só me responda uma coisa que fiquei curiosa, por favor! Quanto tempo depois de vc ter feito as pirâmides, a psicóloga lhe deu o resultado? Pois demoro muitas horas, se não dias, para fazer um psicodiagnóstico preciso com esse teste, além de outros testes que confirmem características centrais da personalidade e claro, após uma boa entrevista. Pelo o que estou vendo, esse teste foi aplicado e corrigido de qlqr jeito. E a instrução não é essa que o Osmair citou. Deve ser dito exatamente isso: “preencha a pirâmide de forma que você ache que ela ficará bonita” e não com as cores preferidas. Isso influi no resultado do teste e tira sua cientificidade.

      • Gabriel says:

        Veronica , fiz essa teste semana passada juntos com outros tres testes nos quais consegui pontuação necessária.. Mas nesse teste ela disse que eu não consigo me adaptar as novas situações do dia dia e mais outras coisas sem sentindo para mim , quando ela me deu as piramides ela disse para mim faze-las bem coloridas e desde o momento que peguei nos cartões com as cores ela não parou de falar isso.. No meu ponto de vista , ela me influenciou o máximo para colocar cores que eu não colocaria se ela não tivesse me enchendo o saco para faze-las bem coloridas.. Entao fica a pergunta , ela poderia ter feito isso ( ter ficado me pressionando o maximo para por cores bastantes coloridas ) ?? E sinceramente , e um teste muito simples e difícil de entender , ou seja se qualquer um achar que a psicologa reprovou por que ela quis e fácil demais , pois ninguém pode reclamar com ela , pois so ela entende .. E um detalhe vou ter que pagar tudo de novo para fazer so esse exame daqui trinta dias ..

        • Verônica says:

          Nossa! De maneira alguma ela poderia ter feito qualquer comentário a respeito das cores que vc deveria colocar. Desta fora, claro que você não projetou sua personalidade de forma concisa. Pelo jeito, esta psicóloga não entende deste teste e não sabe aplicá-lo. E ela deveria buscar características relacionadas ao TRÂNSITO. E estas que vc disse que ela mencionou, tem a ver com problemas emocionais que vc deveria tratar em terapia e em nada influencia para quem queira dirigir.

          • Gabriel says:

            Complicado.. Imagina como eu fiquei depois que ela me disse isso.. Também acho que ela não sabe aplica-lo .. Escutei boatos que essa clinica faz isso de proposito para ganhar mais .. Ha algum jeito de denunciar ( caso descobrisse algo mais concreto ) , reclamar ou algo do tipo ? E onde ? Vou refazer o teste em breve , quais as orientações que vc pode me dar pra refazer esse teste ? Como devo estar psicologicamente ? Desde ja agradeço por ter parado no que vc estava fazendo para me responder .. Ajudou bastante a entender melhor o que aconteceu .. Obrigado !

          • Verônica says:

            Bom, o melhor lugar para reclamar seria o próprio CRP (Conselho Regional de Psicologia). Entre no site que lá tem telefone e e-mail que te direcionarão para este fim. Apenas diga o que aconteceu e eles irão avaliar a postura desta psicóloga. Se constatarem que ela está aplicando e interpretando o teste de forma errônea, ela poderá ser advertida. Psicologicamente vc deve estar calmo, sem problemas emocionais que poderiam interferir nesse momento. Se estiver bem, automaticamente o teste irá transparecer. Vc não precisará saber como fazer as pirâmides e quais cores usar, se estiver bem. A projeção positiva, ocorrerá naturalmente no teste. Não é mágica, é científico, te garanto isso.

          • josilaine da silva says:

            FIZ o teste psicologico pela terceira vez e viu reprovada. nau entendo aqueles livros de gravuras.sera que eu tenhu algum problema e a psicologa nao que mi fala

          • Verônica says:

            Josilaine
            De qual teste vc está falando? Figuras deve ser outro teste e não este que estamos nos referindo aqui. Este avalia o fator geral de inteligência (inteligência fluída). Se quiser mesmo entender, creio que deva procurar um psicólogo particular especializado em avaliação psicológica. Estas psicólogas de trânsito entendem pouco sobre qualquer transtorno mais grave. Mas tente perguntar para elas. Se não, faça o que eu disse.

  7. elizangela says:

    Signficados das cores o que cada cor repreta na vida psicicologica

  8. Osmair says:

    Esse teste é engraçado, os psicólogos dizem ” Eu quero que vocês façam uma pirâmide com as suas cores FAVORITAS!” certo e logicamente que o candidato ira colocar sem discutir suas cores favoritas e por ventura ira cair uma das cores que dizem ser “ruim” e pronto mais um reprovado, no meu entender o certo a ser dito pelos psicólogos seria “faça uma pirâmide com as cores que agrade a “clinica e a mim”. Ou mais, perguntar o por que certos candidatos colocaram certas cores “ruim” isso ajudaria e muito a aprovação mas como VARIOS psicólogos vamos dizer que “incompetentes” não estão nem ai para saber o motivo do candidato por ter colocado certo tipo de cor.

    • Verônica says:

      Não existem corem “boas” e cores “ruins”. E sim, a combinação e harmonia entre elas. Todas as cores do teste podem trazer conotação boa ou ruim, se forem utilizadas em combinação com outras cores. Além da frequência de cada cor presente nas pirâmides. Esse teste é quase impossível de burlar, a não ser que a pessoa se especialize em avaliação psicológica com esse teste. Vc tem que entendê-lo muito bem para conseguir burlar e estudá-lo muito. Ele é utilizado em contexto jurídico para beneficiar ou prejudicar prisioneiros, devido sua dificuldade em burlá-lo.

    • Verônica says:

      O certo a ser dito pelo psicólogo, é EXATAMENTE como manda a instrução do teste, ou seja, a mesma instrução dada durante a validação do teste. Se muda a instrução, tira a cientificidade.

  9. elizangela says:

    Nunca devo colocar cores escuras no exame

  10. manoel says:

    Fico muito preocupado quando as pessoas postam na internet informações de instrumentos científicos que não conhecem e não sabem para que servem. Em primeiro lugar é bom lembrar que esta prática é crime sujeitas a sanções legais. Segundo tal prática está favorecendo, quando tenta ensinar ao publico em geral como burlar testes psicológicos, pessoas que não no momento da avaliação, perfil psicológico para os processos a que concorrem, como por exemplo, no trânsito.
    É bom lembrar que muitos dos que burlam os testes, farão o mesmo com as normas de trânsito, e muitas vezes, por algum traço ou transtorno psicológico, podem ser pessoas contra-indicadas ao transito, podendo provocar acidentes, às vezes fatais, envolvendo vidas de outras pessoas. pensem nisso, pois estas pessoas podem ser pessoas próximas a vocês.

    • Ant.Cláudio says:

      Todo mundo preso, negrada!

    • silvia says:

      concordo com voce mas o problema é que nao tem habilitaçao dirige sem ha as pessoas que dirigem com carteiras compradas e tem as que aprendem a dirigir com o pai ou algum amigo nao consegue habilitaçao mas continua dirigindo
      colocando em risco sua propria vida e a dos outros

  11. João says:

    Na semana passada fiz esse teste n não passei, mas a psicóloga não me instruiu direito, ela disse: escolha uma cor favorita para cada pirâmide, dai escolhi uma cor pra cada uma, resultado? Pau !!!

  12. Reinaldo says:

    Eu penso que quem não está apto hoje não estará daqui a dez dias, e que esse teste e tudo para arrancar dinheiro do cidadão que trabalha e paga impostos, pois no Brasil e assim, os dois psicologos que tive o desprazer de conhecer em testes como esses são loucos vou citar a personalidade de um:
    Psicologo em minha cidade que dirige um carro Mercedes que faz 4 Km com um litro de gasolina, sua sala e escura e estranha, ele e mal educado e trata os funcionarios com muita falta de educação.
    Como os colegas disseram e se eu gostar mais de vermelho ou laranja o que tem de mais nisso? O brasil tem problemas mais sérios a ser tratado e ningem se importa se esse teste fosse bom ningem brigava no transito ou desrrespeitava o outro, pra mim não existe forma de saber se alguem e um serial killer até que ele começe a matar em série.

  13. Alessandra Mavszak says:

    deve ser por isso que ela me perguntou se eu estava ansiosa. kkkkkk acho que nao passei =(

  14. Italo says:

    “Detesto psicologia, é uma ciência suave”

  15. vanessa says:

    usei cor amarela no topo da minha piramide preferida, e ainda disse que a cor amarela era a cor que eu mas gostava, não irei passar né? já que amarelo é uma cor depressiva???

  16. vanessa says:

    usei cor amarela no topo da minha piramide preferida, e ainda disse que a cor amarela era a cor que eu mas gostava, não irei passar né? já que amarelo é uma cor depressiva???

    • Verônica says:

      Não, o amarelo não é considerado uma cor depressiva. É todo o conjunto das 3 pirâmides que vai definir a dinâmica de sua personalidade e não um fator isolado.

  17. marcelo fernandes says:

    eu acho este tteste d piramide o seguinte:ele nao quer dizer nada,se eu gostar do preto,e dai ,serei negativo ou estarei estressado por isso,sinceramente pura mentira,a psicologia disso nao quer dizer nada,a questao e vc vai ser um motorista ruim por gostar desta ou daquela cor,vi uma esplicaçao que determinadas cores,indicam coisas ruins de uma pessoa,ta:amarelo,preto,vermelho por ex:indicam o que gente,entao a natureza esta estremamente estressada,pois o qua mais existe sao estas cores por ai,sabe vcs psicologos,voces no fundo,no fundo,nao sabem nada de nada…alias ninguem sabe nada de nada,sao so teorias,criadas e derrubas a toda hora.esta e minha opiniao,sobre esta imbecilidade de teste,pra dizer que vc esta estressado,nervoso etc,por colocar ou gostar de certas cores.atenaç pintores famosos..cuidado hem…

    • Verônica says:

      Nossa, quanta imbecilidade!!! Sabe, dá até preguiça de te responder, devido tanta falta de conhecimento seu e falta de base. Para vc me entender, eu teria que ficar aqui escrevendo escrevendo e escrevendo, para te dar a base da psicologia para vc COMEÇAR a entender. Como vc não vai compreender, melhor eu nem tentar…

      • Verônica says:

        Psicólogos não sabem nada? E quem sabe? Você? Então me explique :)

        • Anonymous says:

          Trabalhei com várias psicólogas em um hospital das Forças Armadas e eram todas loucas, extremamente problemáticas. Teste subjetivo idiota, isso sim. Acredito que uma entrevista bem realizada mostra muita coisa.

        • silvia says:

          e realmente não sabem mesmo teoria é uma coisa e pratica é outra conheço pessoas que passam pelo psicologo e conseguem transmitir o que ele quer que o psicologo entenda e ele consegue isso muito facilkkkkkkkjá trabalhei na aréa de saude e trabalhei com doentes mentais desde estado grave ate aquele menos grave agora me fale o que acha de uma paciente que nao quer voltar a trabalhar o inss libera ela para trabalhar e ela nao quer o que ela faz e consegue finge de doida bate na mulher do ex marido,entra na c&a vai fazer uma troca de roupa que nao levou a da troca segurança vem falar e ela pega a arara e senta na cabeça dela seria comico se nao fosse tragico
          ou seja ela continua no inss pros medicos ela nao melhorou e hilario kkkkkkkkkkkk vamos no caso Suzane matou os pais sua mae era psiquiatra e nunca percebeu na filha o que ela ao longo dos anos deve ter percebido em algum paciente mas que nunca cometeu crimes nenhum,mas nao enxergou o que a propria filha era capaz para mim psiquiatra e psicologos estudam mas nao sabem de nada ja vi diagnosticos errados eu como acs percebia claramente a necessidade de cada paciente que eles não percebiam

  18. marcelo fernandes says:

    olha sinceramente estes testes psicotecnicos do dtran sao uma verdadeira bobagem,se eles realmente tivessem algum sentido,nao teriamos tantos acidentes,os psicologos que entendem tanto,sera que nenhum deles ficam irritados,estressados,sao ruins ao volante,sabe isso de teste,para completar quadros,piramide de cores,isso nao quer dizer nada gente,por que o mundo sempre foi esta verdadeira merda,desde os primordios,entao por que os psicologos ainda nao resolveram,os problemas do mundo com estes testes ridiculos,para achar futuros terroristas,estupradores,assassinos,corruptos etc,na verdade so por que coloquei uma cor ou outra,nao quer dizer nada,dizem que o amarelo e uma cor depressiva…que legal a bluza da psicologa que aplicou o teste era amarela…entao ela estava com depressao ao me aplicar o teste ne.isso e so para ganhar grana.minha opiniao.

    • Verônica says:

      Leia um pouco de psicologia e sobre testes e quem sabe possa entender…

      • silvia says:

        e realmente não sabem mesmo teoria é uma coisa e pratica é outra conheço pessoas que passam pelo psicologo e conseguem transmitir o que ele quer que o psicologo entenda e ele consegue isso muito facilkkkkkkkjá trabalhei na aréa de saude e trabalhei com doentes mentais desde estado grave ate aquele menos grave agora me fale o que acha de uma paciente que nao quer voltar a trabalhar o inss libera ela para trabalhar e ela nao quer o que ela faz e consegue finge de doida bate na mulher do ex marido,entra na c&a vai fazer uma troca de roupa que nao levou a da troca segurança vem falar e ela pega a arara e senta na cabeça dela seria comico se nao fosse tragico
        ou seja ela continua no inss pros medicos ela nao melhorou e hilario kkkkkkkkkkkk vamos no caso Suzane matou os pais sua mae era psiquiatra e nunca percebeu na filha o que ela ao longo dos anos deve ter percebido em algum paciente mas que nunca cometeu crimes nenhum,mas nao enxergou o que a propria filha era capaz para mim psiquiatra e psicologos estudam mas nao sabem de nada ja vi diagnosticos errados eu como acs percebia claramente a necessidade de cada paciente que eles não percebiam e nao adianta apelar a verdade é essa kkkkkkkkkkk estudam e não sabem cuidar nem da propria vida deles aposto que a sua é cheia de problemas e voce nao sabe nem aonde está o fio da meada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Verônica says:

          Caramba, quanta IGNORÂNCIA em tão pouco escrito. Vc falou TANTA m… que dá até preguiça de te responder e esclarecer tudo o que foi tido por vc. Está lhe faltando tanta informação que eu deveria ficar aqui uma semana lhe escrevendo sem parar. Vc não estudou NADA sobre psiquiatria e psicologia (que por sinal, são áreas totalmente diferentes que nem caberiam esta comparação que vc fez), mas acha que sabe mais do que alguém com as duas faculdades. Quanta prepotência e arrogância!! Se entendesse, saberia que o fato da mãe ser psiquiatra, não permitiria diagnosticar a filha como sendo psicopata. Isto não é possível. E mesmo que ela tivesse percebido algum sinal, como ela poderia prever que a filha poderia mata-la?? Não é possível prever com certeza o comportamento de alguém, apenas possíveis sinais e com uma avaliação minunciosa que nada tem a ver com a convivência de mãe e filha. E vc está usando exemplos sem fundamento e únicos, que jamais poderiam servir para julgar duas classes de profissionais como um todo. Generalização é falta de conhecimento científico, que estou vendo lhe faltar aos montes. Mas se vc realmente sabe mais do que alguém que fez faculdade, pós graduação, mestrado e outros, sem ter feito nada disso, devo lhe parabenizar por uma inteligência que nunca existiu no planeta. Vc deve ser Deus :).

        • Verônica says:

          E não sei aonde está o fio da meada?? Hhahahahaha Sou psicóloga, tenho duas pós graduações e mestrado, todos na USP e na área de saúde mental, fora meus quase 15 anos de experiência nesta área. Será mesmo que vc sabe muito mais?

  19. marcelo fernandes says:

    ja que o problema sao as cores,por este ou aquele motivo,os psicologos deveriam aplicar o teste pelados,pra mim menos os homens,que nao curto ver homem pelado,as velhas,gordas e feias,alias geralmente sao feias e velhas…ja que determinadas cores indicam,depressao ,agressividade,etc…fui reprovado por uma psicologa usando blusa amarela e calça preta.o que pensar disso entao.respondam pra mim ai os psicologos entendidos no assunto,que sabem de tudo.

    • Verônica says:

      Olha, para começar, se quiser mesmo entender, deveria estudar sobre o assunto. Existe, diversos livros sobre avaliação psicológica que podem ser lidos por leigos. E em segundo lugar, só para vc saber, este teste tem comprovação científica e foi estudado na Suíça e com a ajuda de diversos profissionais que dedicaram anos de suas vidas para estudá-lo e comprová-lo. Ele é utilizados em diversos países e como um dos recursos principais para diagnósticos de transtornos mentais. Por isso, não o subestime e critique apenas se tiver base e conhecimento mínimo para tal. Se quer mesmo saber sobre esse teste, deveria fazer a faculdade e um curso de pós graduação, mas posso te adiantar que ele avalia a dinâmica da personalidade e não são apenas as cores em si e sim diversos outros fatores quem nem foram expostos nesse site. É a combinação das cores, existe fórmula cromática, porcentagem, etc. São estas informações somadas a informações clínicas e histórico do indivíduo que se faz uma conclusão. Não é tão simplista como vc mencionou.

    • Verônica says:

      Ah, além destas questões também é muito importante o conhecimento aprofundado em psicopatologia. Não sei como o psicólogo de trânsito o utiliza, mas esse teste é apenas um dos vários recursos que os psicólogos utilizam para se tirar conclusões e realizarem diagnósticos.

      • silvia says:

        eu nao estudei nao sou formada mas falo com a certeza que cores não diz quem voce é
        por ex: tinha uma paciente de 68 que transava com o filho de 30 que era doente mental ela dizia que era para acalmar ele .chegava na casa deles ele estava sempre sem roupa e esfregando os orgaos nela e ela simplesmente respondia espera que eu vou atender e ja vamos brincar ela passou pela tutoria medica que fiz o pedido a psiquiatra o psicologo a enfermeira coordenadora e o clinico geral simplesmente chegaram a conclusao qque ela era normal kkkkkkkkkkkk ai eu que pirei e se ela nao tiver nem um disturbio mental ninguem mais tem pensei é tudo doido estudaram e não sabem nem o que falam medicos e todos funcionarios da saude tinha que passar por uma prova como faz a oab para ver se realmente aprenderam ainda mais ser psicologo qualquer faculdade paga voce faz kkkkkkkkkkkkkk eu não faço porque náo quero inventar doenças que a pessoa não tem e quem tem de verdade eles não enxergam então se for por cores minha filha é forte candidata a serial killer pois ama roxo lilas preto e vermelho se comprar alguma coisa rosa ou outra cor clara joguei dinheiro fora na usa

        • Verônica says:

          Nossa!! Logo se vê que vc realmente não é formada por tudo isso que vc disse. O que este teste tem a ver com este caso que vc contou?? NADA. O que os médicos tem a ver?? Médico não aplica teste psicológico. E o que vc sabe sobre como este psicólogo avaliou esta pessoa da sua história?? Existem diversas forma de se diagnosticar um transtorno mental e não apenas este teste das cores. Existem sim evidências científicas com ligações com os circuitos cerebrais sobre a influência das cores em nossas vidas. Portanto, estude antes de dar opiniões tão infundadas.

    • Verônica says:

      A propósito, os psicólogos não sabem de tudo. Eu tb não sei de tudo. Apenas dediquei anos da minha vida estudando sobre um determinado tema, me especializando, fazendo trabalhos e pesquisas sobre um assunto que vc não tem a mínima ideia. Fazendo esta comparação com quem nunca leu nada sobre isso, fica parecendo que sabemos de tudo.

  20. marcelo fernandes says:

    gostaria que algum psicologo me respondese o seguinte,no caso das cores,existem na natureza,uma enormidade de variaçoes de cores,em bichos,plantas etc..entao alguns passaros sao exageradamente coloridos,principalmente amarelo,azul,preto vermelho…entao estes passaros estao indicando serem depressivos,estressados,com sinais de furia?esta e minha pergunta a voces.

  21. marcelo fernandes says:

    ha tambem gostaria de saber de algum advogado que ler este artigo o seguinte:eu paguei o exame medico e psicotecnico,fui reprovado no psicotecnico e nao fiz exame medico,entao a clinica teria que devolver a parte do exame medico,ou entao eu pagar so o psicotecnico,nao esta errado isso?paguei por 2 exmes so fiz 1 e fui reprovado temporariamente e tenho que pagar os 2 novamente ,mais so fiz 1…isso se chama roubo ou tem outro nome?me informem sobre isso.

  22. marcelo fernandes says:

    e uma imbecilidade a tal de psicologia,como um cara disse e uma ciencia suave,kkkkk.

  23. Bruno says:

    Eu fiz as piramides com apenas uma cor em cada linha… será que vou reprovar? usei muitas cores claras.. mas nao fiz tudo misturado como a maioria…
    por exemplo: na base coloquei azul, na linha de cima coloquei só amarelo e por ai vai.. até o topo…

  24. lui says:

    Sao testes que nao dao certeza alguma, tudo o que acontece no exato momento, e subjetivo , depende do dia do candidato .

  25. Eduardo Pereira says:

    A régua de aferição da eficiência do teste psicotécnico são os milhares de aprovados neste teste e que só de mortes no trânsito soma 50 mil mortes por ano. Foram os acidentes sem vítimas que deve ser umas 4 vezes mais. Tenho 36 anos de habilitação, já percorri mais de 500 mil km em quase todos os estados brasileiros. Nunca bati carro, nunca atropelei ninguém, nem animais. Nunca tive uma infração gráve. Nos últimos 5 anos não tive infração média. E nos últimos 12 meses não tive qualquer infração. Ao renovar a minha habilitação a psicóloga disse que eu não fui bem neste teste e pediu para eu repetir noutra data. O teste das cores vale mais que os meus 36 anos de vida no trânsito. Para mim este é o teste da babaquisse! Ridículo!

  26. Anonimo says:

    Na verdade a idoneidade desses testes psicotécnicos já virou polemica, em concursos públicos se os critérios avaliados não obedecerem aos princípios de objetividade e isonomia o candidato pode entrar com recurso na justiça.

  27. Cristina says:

    Eu fiz este teste mas para fins de contratação de uma vaga e não exame de direção.
    Em uma das Pirâmides eu utilizei tons e sobretons de vermelho, contudo fiz está escolha pois está era a única cor que tinha uma série de sobretons suficientes para eu montar um degrade de cores, que no momento me surgiu como ideia. Gostaria de saber se isto tem algum significado, pois o resultado deste teste não me será divulgado,

    • Verônica says:

      Estranho, pois toda pessoa avaliada em testes psicológicos tem o direito de saber o resultado, assim como todo psicólogo avaliador, tem a obrigação de fazê-lo. Se vc pedir, eles tem que te dar o resultado sim. Só uma pergunta. Vc disse que só tinham os sobretons de vermelho? É isso mesmo? Pois se sim, o teste não tem significado algum e perde sua validade e cientificidade.

  28. Angelita says:

    Fiz o teste hoje, nem sabia do que se trataria, preferi assim. A psicóloga, muito mal educada por sinal, me disse para fazer uma pirâmide bem colorida, depois me perguntou qual a cor que mais gosto e a que menos gosto, como não tenho 1 única cor preferida, nem me lembro o que respondi. A influência dela foi total no teste, já que jamais faria nada colorido daquele jeito. Passei aparentemente bem. Nunca havia feito estes testes e hoje descobri o grande enigma que coloca o Brasil no topo da pirâmide das mortes no trânsito, pirâmide que os profissionais dos Detrans não conseguem avaliar, sinal que não dá para conhecer ninguém avaliando suas cores preferidas ou a forma como ele monta o desenho, seria simplista demais achar que o cérebro humano é assim tão óbvio. Descartam influências culturais por exemplo (para descendentes de indianos o branco é sinal de luto). Não vejo como profissionais tão mal humorados, parece até frustração (aparentemente é generalizado pelos comentários na net), têm condições de avaliar com 3 testes, em 30 minutos quem psicologicamente está apto ou não para encarar o trânsito.

  29. Soraia Maria says:

    Olha fiz o teste e fiquei muito triste, não passei….. vou tentar de novo, mais se não conseguir desisto cores influencia em que???? gosto de azul e preto e daí sou uma louca por causa disso…. kk

  30. Cristiano Roberto Salazar says:

    nao concordo com este teste, fui reprovado, na primeira piramide comecei de baixo, cada carreira de uma cor a comecar pelo preto. a seg e terc piramide fiz totalmente verde num tom degrade, uma a comecar pelo claro e outra escuro. si fisece outras jamais repetiria, pensei nelas como uma obra de arte. nao e pocivel q se conheca alguem pelas cores q escolhe. a maioria dos carros vendidos sao pretos ou prata, ou seja, quase todo motorista gosta de preto. a porf do meu filho de 5 anos me chamou e dice q estava preocupada pois ele so coloria de preto, entao eu escondi seu lapis preto por um mes e quando eu o devolvi ele ja nem o usava. este teste me deichou muito triste, perdi um emprego de motorista sendo que trabalho com isto a mais d 10 anos.

  31. Márcia says:

    Hahahahahahahah nossa!!! Nunca vi tantos erros de português juntos. Você realmente assassinou o português rs. Se escreve: “deixou”, “fizesse”, “possível”, “disse”? Isto é falta de leitura, pois quem lê, percebe que a palavra ficou digamos “estranha” quando se escreve errado. Se tem dúvida, consulte o dicionário que é melhor.
    Bom, quanto ao teste, não foi ele quem te reprovou e sim, o psicólogo(a). Em outras palavras, quem avalia a personalidade é o psicólogo e não o teste. E sim, as cores dizem sobre a personalidade, já que existem uma gama de estudos sobre o histórico que as cores tem dentro de um contexto cultural (realizado por Max Lucher, em 1974, Herman Rorchach, neurologista suíço, em 1920 e pelo próprio Max Pfister na década de 1950 e Villemor Amaral, 1978.) A associação que fazemos das cores é aprendida socialmente e tem raízes biológicas também. Tanto que utilizamos o sistema límbico no cérebro quando fazemos escolhas de cores. Esta área está associada com a afetividade e as emoções, por isso, verificou-se sua relação com a dinâmica da personalidade.

  32. Márcia says:

    Vocês já ouviram falar num site que tem um tal de Google?? É só pesquisar por lá que irão verificar diversos artigos a respeito, demonstrando empiricamente a capacidade que as cores tem de influenciar nossas vidas, nossas emoções e sentimentos. E este teste tem padronização em que verificou-se quais cores e em determinada quantidade são escolhidas por pessoas normais. A partir daí, se compara a realização da sua pirâmide com esta padronização para ver o quanto você se desvia ou se aproxima destas pessoas.

  33. Fernanda says:

    Não concordo com vc Márcia, aliás, esses testes projetivos são uma bobagem, não avaliam nada. Se assim fosse, não teriam soltado o “Cadu”, é aquele mesmo que assassinou o jovem Raoni e o pai dele, o cartunista Glauco e após solto, assassinou um jovem de 21 anos friamente. Não foi culpa do juiz, mas sim de um laudo estúpido que afirmou que ele poderia viver em sociedade. O mesmo aconteceu com aquele estuprador de Luziânia, a culpa não foi do juiz que soltou, ele cumpriu a lei, havia um laudo, vejam a declaração dos dois juizes: “O juiz apresentou laudos de psicólogos da Vara de Execuções Penais que atestaram que Adimar não apresentava transtornos mentais e não necessitava de medicação como forma de justificar a decisão de libertá-lo”, “Ele foi solto com base nos laudos psiquiátricos. A Justiça estava acompanhando o quadro de Cadu mensalmente. O último relatório que recebi foi em julho, onde o psicólogo atestou que ele mantinha a esquizofrenia sob controle” – See more at: http://www.aredacao.com.br/noticias/47779/juiza-que-concedeu-liberdade-a-cadu-afirma-que-ele-estava-sendo-monitorado#sthash.isEPuvCM.dpuf.
    E é claro que os psicólogos vão defender esses testes, é o ganha pão deles, mas não me venham com esse blá blá blá de que esses testes realmente funcionam. Nada é exato, por mais que o homem deseje, menos ainda a personalidade humana.

  34. Márcia says:

    E não estou sendo leviana e defendendo apenas por seu meu “ganha pão”, o que tb não é real. Psicólogo não trabalha apenas com testes, assim como não é todo psicólogo que sabe aplica-los. Defendo porque sei de sua autenticidade e também como foram realizadas as pesquisas, já que também realizei pesquisas a respeito e comprovei empiricamente sua eficácia. Falo porque sei e porque comprovei. Conheço as pesquisas e os trabalhos. Falo por conhecimento de causa e não me baseio apenas em achismos como vc. Quando vc os critica, está menosprezando e subestimando sem conhecimento científico nenhum, algo tão trabalhoso, valioso e que levou tantos anos para ser realizado. Imagina vc trabalhar tanto tempo com algo, estudar e comprovar um estudo, para vir alguém que não sabe NADA e dizer que é tudo balela? Baseado em um fato de senso comum?? Só isso?? Me dê bases científicas para questionar. Assim como eu que mencionei os estudos, autores e anos das pesquisas.

  35. Anônimo says:

    Fazer esses caras entenderem, é o mesmo que insistir em fazer um gato entender de física aquântica. Quer dizer, não vai rolar, não vai acontecer… Ele só vai ficar te olhando com cara de NADA enquanto vc se desdobra. É o mesmo que está acontecendo aqui. Vc vai falar, repetir e explicar e o entendimento será sempre o mesmo. ZERO!!

  36. Anônimo says:

    Nossa, vc está falando de outra questão que nada tem a ver com esta. Vc leu o que eu escrevi??. Leu o que vc escreveu?? Acho que nem prestou atenção e nem leu nada. Isto é outra coisa. Laudo judicial nada tem a ver com este teste aplicado em um conceito de trânsito. Vou repetir. QUEM FAZ A AVALIAÇÃO É O PSICÓLOGO E NÃO O TESTE!! Leu agora??? E o fato do teste funcionar, não depende de vc concordar ou não. Ele não depende de opinião. É EMPÍRICO. E claro que não é exato, pois a psicologia não faz parte das ciências exatas e sim, das ciências humanas. O teste não dá diagnóstico. É apenas um instrumento do psicólogo e se este não sabe interpretá-lo e utiliza-lo como APOIO, claro que não irá funcionar mesmo. E outra coisa. No contexto jurídico que vc mencionou, o psicólogo e o psiquiatra (este segundo que concluiu a esquizofrenia controlada do homem e nada teve a ver os testes. É laudo psiquiatrico e não psicológico. Pesquise a diferença) não tem como adivinhar qual o comportamento que a pessoa irá ter. Não somos adivinhos e nem tarólogos. Damos apenas indícios. E quem soltou foi o juiz. Não podemos afirmar o que realmente estava escrito no laudo. Teria que ler este laudo por completo, o que não é o caso. E não sabemos quais testes foram aplicados pelo psicólogo. Existem vários, que são diferentes um do outro. Eu estou falando deste teste; o PFister. O que mencionei está associado com pesquisas empíricas baseados em muitos anos de estudos o que não depende de sua opinião subjetiva. Ou seja, o único que está dizendo blábláblá aqui, é vc :).

  37. João Júlio Teixeira Neves says:

    Eu fiz o teste de categoria B pra D, pirâmide de cores, a psicóloga falou assim, coloque as cores que você acha mais bonita aqui, eu nunca tinha feito este teste. Se é pra colocar as cores da maneira que a gente gosta não quer dizer que o meu gostar é de um gosto de outra pessoa ou da psicóloga, se eu gosto do azul , se eu gosto do verde , o gosto é meu e isso não quer dizer que eu sou stressado, que to passando por problemas psicológicos, eu então pergunto a psicóloga está vestida de cor amarelo será que ela escolheu a roupa no dia por causa do psicológico dela? ou abriu seu guarda roupas e pegou a primeira peça e vestiu, eu abro o meu guarda roupas pego a primeira camisa que está passada e visto com uma calça jeans e pronto. Não vai ser uma cor que vai far que estou assim ou assado. Mas passei no teste depois de ter sido reprovado depois de uma semana voltei e fiz novamente e passei. Acho este teste insignificante pra conduzir um automóvel ou um veículo pesado, o que vale é sua responsabilidade no trânsito e respeito as placas de sinalização e ao motorista alheio.

    • Ivan says:

      Você pode até achar insignificante, mas não é. Mesmo com a aplicação DOS TESTES (sim, DOS, porque não é só um, é uma bateria de testes que deve ser considerada no processo de avaliação) ainda tem muita gente fazendo barbáries no trânsito, imagine se não contássemos com essas ferramentas, como seria? A grande questão é que os testes apontam um resultado que muitas vezes não são o que as pessoas QUEREM ouvir, e daí elas ficam frustradas. É perfeitamente normal uma pessoa se sentir assim ao ter uma reprovação. Agora, extravasar discordância de forma agressiva, daí já não é um bom sinal e inclusive pode indicar que o teste estava mais certo do que se imaginava!

    • Verônica says:

      Justamente. A responsabilidade e o respeito do indivíduo que vai conduzir um automóvel, é também avaliado por uma bateria de testes de personalidade.

  38. Márcia says:

    João, vc está totalmente equivocado quando a maneira em que teste avalia os transtornos psicológicos. Ele não se baseia ao que a psicóloga vai gostar. A forma que vc faz a pirâmide e as cores utilizadas são comparadas em uma única tabela realizada em uma pesquisa feita durante anos com centenas de pessoas comuns e sem problemas psicológicos. Outra pesquisa foi feita com pessoas com diversos problemas psicológicos. Constatou-se a presença de diferença significativas nas porcentagens das cores utilizadas nas pirâmides dentre pessoas “normais” e com transtornos. Sua pirâmide é comparada com a destas pessoas. A partir daí, verifica-se o quanto vc se desvia ou se aproxima com a destas pessoas. Se está mais próximo com as pessoas comuns ou com alterações psicológicas. Mas a comparação é numa tabela única e totalmente objetiva em que todos os psicólogos se baseiam nela.

  39. Márcia says:

    E este teste não é insignificante, já que é baseado em pesquisas renomadas com pesquisadores igualmente renomados. E pense. Claro que o vale é a responsabilidade, mas esta pode ser avaliada a partir de uma avaliação psicológica.

  40. Cristiano says:

    Ola, tudo bom Veronica, entendo que você tenha estudado muito para estar ouvido tantas reclamações, realmente analisando algumas tem sentidos outras não, claro isto é fato, mas positivamente acho necessário sim testes como estes, bem estudado indica sim se a pessoa esta apta para dirigir ou não, agora o que acredito ser indignação de muitas pessoas é a cor que cada um gosta dependendo não pode coloca-la no exame senão reprova, também acredito que a Psicologa deve instruir dizendo para colocar as cores que acha bonitas e não PREFERIDA, isto ajuda a pessoa a errar, não acha? obrigado pelo espaço para opinar.

    • Verônica says:

      Não é que a pessoa não pode colocar determinadadas cores. Pode colocar a cor que quiser. O que demonstra características negativas é a combinação entre elas e a porcentagem que se coloca de cada cor. Estes dados de porcentagem considerados para mais ou para menos, estão no próprio livro do teste em que só o psicólogo tem acesso. Existe uma porcentagem esperada para cada cor.

      • Ivan says:

        E complementando a resposta, além do que a Verônica disse, existe sim uma sentença específica que deve ser anunciada ao aplicar o teste, e não é a cor preferida. Aliás, o manual até sugere que o psicólogo leia exatamente a frase que ele descreve para não correr risco de trocar nenhuma palavra.

  41. Thais says:

    Hoje fui fazer exame psicotectico e caiu o tenebroso teste da piramede. Coloquei muito as cores branca, rosa e amarelo, e tomei pau por ser ansiosa demais. Saí de la morrendo de raiva

    • Ivan says:

      Você ter saído morrendo de raiva e vir expressar isso já justifica parte do resultado. Sinal de que o teste pode ter funcionado! A dica é refletir mais sobre seus comportamentos e perguntar a outras pessoas se elas vêem você dessa forma. Feedbacks de conhecidos sinceros podem te ajudar a entender melhor sobre você mesma, já que às vezes temos uma visão de nós mesmos diferente da forma como outras pessoas nos vêem.

  42. Roselaine says:

    Ola Verônica, tudo bem?
    Me tire uma dúvida fui reprovada no teste do livrinho no qual pede para achar uma gravura parecida com o que se pede, no entanto ela disse que seria um determinado tempo mais particularmente descordo, pois na minha opinião o tempo foi menos, ela falo que deveria ter feito mais gravura só que quando eu sai o engraçado era que comigo eramos eram em 4 dentro da sala só que dois passaram e dois reprovaram. Tenho minhas dúvidas o teste será o mesmo desde do inicio ou irá continuar mo qual fui reprovada ?
    Obrigada pela atenção

  43. maria tania says:

    oi verônica eu também fiz este teste da pirâmide, mais não passei, foi a primeira vez que fiz, e quando comecei a fazer, o rapaz também me disse que eu tinha que deixar as pirâmedes, coloridas e bem bonitas, ai apelei pro vermelho, um pouco do amarelo e 3 pretos e outras cores, em umas das perâmides se destacou mais foi o verde, eu gosto muito desta cor mais,a minha cor preferida e o vermelho….. entendi quando vc disse que não tem nada ha ver a respeito de sua cor preferida, na verdade não devemos usá-las demais no teste, temos que fazer tudo com naturalidade e não ficar nervosos, só que certas cores foi escolhida pra destacar o grau de personalidade da pessoa independente de sua cor preferida ou não e nem tem nada a ver com as cores de roupa que ela usa no momento, ex: eu estava com uma causa cinza listrada de preto e uma blusa branca!! psicóloga, estava com um vestido florido, estava linda por sinal….mais irei fazer u novo teste e agora ja sei como fazer, farei do contrario do que fiz , Há detalhe não pode ser as mesma cores numa só linha né .. bom bjs, obgda!!

  44. joão. says:

    Fui reprovado no dia 12/12, meu resultado constatou que sou Ansioso, e Agressivo,,, Uma tremenda idiotice (na minha opinião até porque sou super calmo) quanto a ansiosidade quem não tem? afinal, é um exame essencial para obter a CNH,,, realmente fiquei muito triste com o resultado e mais triste ainda com o Prazo Estabelecido para Refazer o Exame,,, 30 dias?? é sério isso? (ate perguntei para a psicóloga)
    recapitulando… montei as 3 piramides, primeira com as cores que eu mais gosto (verde claro-Verde Escuro- Verde Limao) e a segunda com as cores (vermelho – Branco – roxo) e a ultima com diversas cores como (branco – rosa – preto) e fui reprovado,,,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>