Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico

Quem já fez algum exame de psicotécnico como os testes psicotécnicos Detran ou testes para entrevistas de trabalhos possivelmente já “sofreu” com o teste das pirâmides coloridas onde ao candidato são apresentadas algumas pirâmides desenhadas, cada uma com todos os espaços em branco e que o candidato deverá preencher com cartões coloridos, tendo total liberdade para escolher as cores que quiser de entre as disponíveis, e para fazer cada pirâmide da forma que entender, podendo também fazer alterações a cores previamente escolhidas (as cores antigas e novas nestes trocas também serão anotadas pelo avaliador).

O “sofrimento” está em não saber quais as cores certas, se há cores de devem ser usadas em detrimento de outras, se há cores “boas” e cores “más”. Na verdade há cores que devem ser evitadas sob pena do psicólogo interpretar a sua escolha como indicação de tendências depressivas, estrese, irritabilidade fácil, e outras coisas que poderão significar a rejeição para o objetivo pretendido. Se esse objetivo for conseguir a habilitação para conduzir ou um emprego muito desejado as consequências poderão ser desastrosas para o candidato ou pelo menos significar um atraso nos planos de futuro.

teste_piramides_coloridas

Exemplo de três pirâmides terminadas num teste de pirâmides coloridas. As pirâmides poderão também ser definidas como “pirâmides bonitas” ou “pirâmides feias” (cores preferidas vs cores rejeitadas).

Dicas para passar o teste das pirâmides coloridas no psicotécnico

Algumas dicas básicas para montar as pirâmides são manter a calma, seguir à risca as instruções do aplicador ou psicólogo (lembrando que todos os testes psicotécnicos apenas podem ser avaliados por um psicólogo qualificado), e em caso de dúvidas no momento de apresentação do teste por parte do examinador procurar esclarecê-las de imediato.

O bom entendimento por parte do candidato das regras do teste e do que tem de fazer é um ponto essencial para a boa conclusão do mesmo, bem como a realização dos testes num ambiente onde o aluno se sinta perfeitamente à vontade e confortável, com boa iluminação da sala, etc. Evite fazer este tipo de testes de “cabeça quente” ou quando tenha alguma preocupação séria no pensamento, ou esteja com raiva de alguém por algo que aconteceu recentemente.

Em relação às cores a usar ou evitar, algumas regras básicas são não fazer toda uma pirâmide de uma só cor, não abusar de determinadas cores como por exemplo preto, vermelho, ou amarelo já que estas cores estão associadas a factores normalmente considerados negativos como depressão por exemplo, usar cores bem variadas, preferir cores claras, evitar repetir padrões como usar sempre as mesmas três ou quatro cores em determinado ponto de cada pirâmide (apenas um exemplo), se você tiver uma cor favorita resista à tentação de abusar dela apenas porque é a sua cor favorita e você quer que todo o mundo saiba disso, e usar cores bem diferentes podendo até usar quase todas as cores disponíveis.

O que é e para que serve o teste das pirâmides coloridas

Já agora o verdadeiro nome do teste é Teste das pirâmides coloridas de pFister , por vezes chamado teste TPC, mas os psicólogos parecem fazer segredo disto e nunca referem os testes pelos seus nomes reais, e como já deve suspeitar ele é um teste de avaliação de personalidade, tal como o teste do tracinho por exemplo, que é outro dos testes psicotécnicos que mais confusão fazem nas pessoas que não sabem porque têm de desenhar tracinhos numa folha de papel e como isso pode determinar se eles poderão ou não conseguir a habilitação para conduzir.

No caso do testes das pirâmides de cores o foco está mais em elementos de perturbação na personalidade e alguns dos elementos que o psicólogo poderá analisar no teste são o número de cores e tons usados, quais as cores dominantes, organização na colocação das cores (pirâmides ordenadas ou desordenadas), uso das cores primárias, uso ou não de simetria, padrões repetitivos, desenvoltura e comportamento geral do candidato na escolha das cores e desempenho global, tempo para completar o teste, etc.

Também é notado se a pirâmide é começada pelo topo ou pela base e é curioso o detalhe que normalmente pessoas adultas preferem começar cada pirâmide pela base enquanto que crianças preferem começar pelo topo. Na avaliação do resultado dos testes serão usadas fórmulas matemáticas reduzindo assim o factor subjetivo na análise por parte do psicólogo.

Mas não deixe que tudo isto o assuste, afinal é apenas um teste…

Nos cursos de psicologia cada cor tem os seus significados mas isso é apenas a ponta do iceberg, no entanto se pretender saber mais sobre o assunto procure um bom manual ou livro de exames psicotécnicos. Existem também à venda livros de psicologia dedicados inteiramente ao tema das pirâmides coloridas de Max pFister e até kits com as pirâmides para praticar em casa.

Leia mais sobre o teste psicológico Detran.

457 opiniões sobre “Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico”

  1. sabe o engraçado nisso tudo,que pessoas de mal caráter,sem educação alguma e sem respeito…tem acesso a tudo na internet…vão la fazem e passam… quem não tem maldade alguma,vão até lá e reprova,simplesmente por gostar da cor escura…kkkk, acorda Brasil…Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

      1. todos nós temos que fazer o melhor para sermos aprovado naquilo que fazemos. errar não é burrice mais sim humano pensa o melhor e não o pior boa sorte.

      1. ignorante pq? ele tem toda razão, ate pq a pscologia é uma ciencia mto nova, o que hj é lei, amanha passa a não valer de nada, na psicologia nada é totalmente correto, olhe um pouco para o passado e veja como doenças banais eram tratadas como loucura, pra mim a psicologia está muito longe de ser uma ciencia séria, eles inventam testes de Q I entre outros testes q ja foram diversas vezes mudados de acordo com que se vai aprendendo.

    1. Essas pessoas que você se refere, so passam nesses testes, poque existem sites como esse, ensinando “técnicas” de como passar. Assim, claro que vai ter um monte de gente despreparada digirgindo.

    2. Gostei Sergio!!! Fiz este teste hoje, não para o Detran, foi por outro motivo, todavia, se fosse para o Detran possivelmente eu seria reprovado, pois na hora que a psicóloga mandou montar as pirâmides e escolher as cores aleatoriamente fiquei sem saber, pois desconhecia este teste e não tenho preferência por cor… ” Sigo o padrão: Se a casa tem pouca luminosidade uso tinta clara, o quarto de dormir com uma tinta suave clara”, Bem, no dia do teste os meus times preferidos Atlético Mineiro e Flamengo iriam jogar, então usei como base da pirâmides as cores dos meus times e como eu estava com uma camisa amarela usei também o amarelo, Preto, Vermelho, branco…. Lendo sobre as pirâmides aqui e agora, concluí: Sou estressado, irritabilidade fácil, agressivo, depressivo, Ave Maria!!!! sou quase um marginal… Possivelmente estaria reprovado para Detran, no entanto, dirijo há 50 anos, e graças a Deus, e a minha habilidade, nunca me envolvi em nenhum acidente grave, apesar de rodar em média de 2500 a 3000 Km por mês. Uma única vez um ônibus bateu em meu carro, conversei com o motorista sem estresse e sem briga, tive que ir para a justiça, mas fui indenizado pela empresa do ônibus. Já fiz M…. dá uma fechada sem querer… e já fui xingado no trânsito, pedi desculpas, mas nunca briguei…
      Infelizmente, “no meu entendimento”, estes testes psicológicos são deficientes, pois reprovam, muitas vezes pessoas honestas, trabalhadoras e aprovam marginais, políticos que roubam merenda escolar, da saúde, criminosos, bandidos, drogados, bastam que eles antes dos teste vá para a internet e aprendam a fazer o teste e qual a cor que não deve usar…. PQP…

      1. Nunca pense que é o TESTE quem reprova. Quem faz a avaliação é o psicólogo e não o teste. Ele é apenas um INTRUMENTO e cabe o psicólogo com diversas outras técnicas, realizar a sua avaliação psicológica. O teste é apenas um guia. Pq se fosse assim, qlqr um poderia aplicá-lo.

  2. É um teste mais absurdo que o outro. Quer dizer que pela cor que monto a pirâmide o psicólogo me define como ansioso, agressivo, egoísta, equilibrado, prestativo, etc.?
    Vai pra puta que pariu! Credibilidade zero para qualquer exame psicológico.

    1. Conhecimento ZERO em psicologia. Hahahahahahahahahahahah só me resta rir.
      Dá preguiça de te responder mais do que isso… Te falta muito ainda…

      1. Vc se ferrou para se formar e agora quer justificar o seu diploma. Esses testes são uma piada, aceite que dói menos. (se vc não gostou deste comentário procure um piscicologo)

      2. falta ainda mais a vc, q se diz entender mto de psicologia ne? pois bem, entao sabe q é uma ciencia nova, cheia de coisas a serem descobertas, como certras doenças banais eram tratadas como loucuras e certos testes como o de QI ja foi modificado,vc é q da preguiça por achar q sabe mto e na verdade, coitada, parou de descobrir.

        1. Muito mais do que vc, tenho certeza de que sei. Tenho duas pós graduações, mestrado e estou terminando o doutorado em avaliação psicológica. Não tenho MESMO que te explicar nada. Só acho que devemos ficar quietos, quando sabemos claramente menos do que outra pessoa em determinado assunto. Se NUNCA estudou sobre testes, QUEM É VC para emitir uma opinião e criticar sem o MENOR teor científico??

    2. Sergio,

      Vai pesquisar a respeito das fundamentações teóricas antes de valar besteira meu caro! Caso sua ignorância não o deixe saber, existem estudos e mais estudos, pesquisas e mais pesquisas para a elaboração de um teste psicológico.
      Procure saber melhor antes de falar qualquer asneira.

      1. Sergio,
        A pessoa estuda pra fazer o teste, os fundamentos e razoes na internet, Pessoa maldosa. Um cidadao vai fazer o exame e é reprovado por demonstrar ansiedade e/ou nervosismo, mas no cotidiano é um cara super tranquilo e prestativo. ESTES TESTES DEVERIAM ENTAO SER CONTÍNUOS E NAO ISOLADOS PARA REALMENTE DETERMINAR O PERFIL DO CANDIDATO.

        1. por esse motivo que não é recomendado fazer teste psicologico quando não se está bem..como vc disse irritado ou nervoso, isso com certeza influencia. e outra um bom psicologo irá perguntar antes do teste se vc se sente bem para faze-lo.

  3. Não acredito nestes testes pois, há pessoas de mal carater,má indole e por ai a fora que passam nesta merda. Outros até assassinos. Acredito que não tem como avaliar a mente de uma pessoa. É o mundo dele e, você pode mentir e falar o que achar melhor pra você no momento.

        1. Já tentou ESTUDAR???
          Teste psicológico para ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia passa ANOS em processo de estudo e para obter a comprovação científica. Para vir um imbecil e dizer que é tudo adivinhação. Esse teste é reconhecido internacionalmente em diversos países e com estudos COPROVADOS de que funciona. Mas claro, se em conjunto com uma boa entrevista e outros testes psicológicos para se fazer a associação. Não fale besteiras, por favor!!

          1. só nao tentei estudar como o fiz durante anos, e concordo com o pessoal, vc que nao deve ter estudado tanto pq sabe q psicologia é uma ciencia nova e muda a cada dia oq hj é amanha não é mais, o teste de QI por exemplo ja foi feito de outra forma, e certas doenças tao banais ja foram tratadas como loucuras, imbecil é vc que esta defendendo seu diploma e arrasando com os outros, vc é mto mais ignorante do q eles, me espanta ter psicologos com o seu perfil, como pode ne? considerando os testes, repgnancia de vc….

          2. Franciane, o que o fato de eu ser psicólogo, tem a ver com meu perfil? Vc acha que a pessoa deve mudar a personalidade pq se formou num determinado assunto? O que eu estudei, é uma coisa. Minha personalidade é outra. Menos asneiras, por favor!

    1. Concordo. Só que tem algo que precisa levar em conta. O assassino que passa nesse teste vai saber se controlar numa situação de trânsito. O teste apenas revela quem não saberá se controlar… rsrs

  4. Acho que é mais uma maneira de ganharem dinheiro. Já que na clinica que eu fiz é necessário pagar mais 92.00 para refazer o teste. A psicóloga pode alegar o que ela quiser uma vez que tudo que for feito ali será voltado contra o candidato que é quem está precisando.
    Acho isso mais uma forma de enriquecer donos de clinicas credenciadas do detran.

    1. Concordo em gênero, número e grau, uma vez que se avalia o candidato e não há como avaliar a idoneidade da clínica e nem do profissional que muito das vezes visam simplesmente lucro; haja visto que existem dederminadas clínicas cujo índice de reprovação é mais elevado que a média geral

      1. Não é apenas pela pirâmide. Avaliação psicológica não se resume em aplicação de testes. Quem faz a avaliação é o PSICÓLOGO e não o teste. Inclui diversos instrumentos de avaliação. Estude antes de falar asneiras.

  5. Cara isso tudo e uma brincadeira vc faz um risco no papel ai a psicologa q p mim parece mais uma cigana pois nesse maldito risco ela descreve sua vida roda sabe ate o tamanho do seu penis hahahhahahhaa
    Psicologos vao a merda seus fdps……..

  6. Já fiz essas porcarias desses testes várias vezes e concordo com vcs. Acredito que para se conhecer uma pessoa, temos que conviver com ela no dia a dia. Não é um risco ou outro que vai determinar o caráter de um ser humano. De repente vc está em um dia não muito bom, dormiu mal, teve um ou outro problema, mas vc é uma pessoa de bem, só que faz o maldito teste e se deu mal. Ai vem uma pessoa que não te conhece e Ta avalia como uma pessoa desestruturada. Esse tal psicotécnico tinha que ser eliminado

      1. Esse “anonimo” é psicologo, mas nao tem argumentos! Ja deve ter se esquecido. Isso é Brasil! Vao mentir no exame, e se estudarem um pouco na internet , saberão o que fazer e conhecerão a mente do examinador antes que ele entre na sua.

        1. Tenho muitos argumentos sim. Mas tenho preguiça de dizer já que lhes faltam tanta informação que para eu argumentar e vcs entenderem, precisaria ficar por horas, o dia todo aqui escrevendo. E outra coisa, se vc voltar os comentários, muitos psicólogos já vieram aqui e já explicaram e argumentaram. Não serei repetitivo. E pelo jeito, não adiantou, já que as pessoas continuaram com os mesmo comentários ignorantes, sem pensar em NADA do que já foi escrito aqui. Por isso, não me darei ao trabalho.

          1. Realmente perdi muito tempo. Afinal, demorei mais de dez dias para escrever este pequeno parágrafo. Não dormi, não comi e nem fui ao banheiro de TANTO tempo que perdi. Estou com os dedos doendo até e os olhos sangrando de tanto tempo olhando pro computador.
            Aff!! É cada uma…

  7. Reprovei na primeira tentativa para obter a CNH, a justificativa foi minha escolaridade, segundo a psicóloga como tenho graduação superior, deveria ter um desempenho acima dos demais, confesso que fiquei frustrada, amanhã irei tentar pela segunda vez.

  8. Tudo e dinheiro, empresas de RH estão se espalhando como vírus, as dinâmicas de grupos viraram um circo, sou gerente de uma empresa e maioria dos candidatos que as empresas de RH enviava era trambiqueiro e não tinha futuro dentro da empresa, se saia bem nas dinâmicas pois todo trambiqueiro e boa praça e xavecador mas me dava dor de cabeça na empresa, resultado, deixamos de pagar 1500 reais de honorários dessas empresas o processo e feito por nos mesmo e muito mais proveitoso! Sem piramide, tracinhos, pauzinhos e retângulos, agora nos pegamos quem quer trabalhar!

  9. Esse teste é bem raso e tira conclusões precipitadas. Absurdo, pseudo-científico!!! O grau de subjetividade é imenso e é muita pretensão tirar conclusões através do mesmo para taxar o sujeito.
    Sem contar com os espertalhões que burlam simplesmente “se preparando”.
    O mais engraçado é que muitos psicólogos aplicam esses testes e dinamicas e definem a personalidade da pessoa como se fossem verdades reais, quase matemáticas, sem o menor ceticismo e aprofundamento.
    A psicologia como um todo é muito rasa, há muito ainda que evoluir… a maioria dos profissionais não têm a menor bagagem, preparo, leitura, vivência.
    Claro que muita gente é ajudada por esses profissionais, mas a massificação dos psicotécnicos é alarmante.

  10. Se vcs acham dos testes é problema de vcs. Só aceitem que dói menos! E continuem assim, lendo essas páginas de “técnicas” para passar…..vc vao arrasar nos testes!!!!!! Se realmente vcs fossem psicologicamente saudáveis, não estariam aqui nesta site procurando a resposta do teste.

  11. Testes psicológicos são de uso exclusivo do psicólogo. Acesso a qualquer teste por leigos é crime. As críticas que li aqui, quanto as avaliações psicológicas para CNH, são infundadas. A Psicologia é uma ciência. Testes psicológicos são instrumentos científicos e portanto o tipo de divulgação deste site é ilegal.
    A falta de discernimento das pessoas que aqui criticam procedimentos profissionais, sem deter o menor conhecimento para tanto, somente evidenciam a irresponsabilidade, a falta de condições e limites, em lançar mão de procedimentos fraudulentos, para serem aprovados em cargos almejados ou obtenção de CNH.
    Vou denunciar o site.

  12. engraçado que em algumas clinicas como na minha cidade quem aplica o exame é uma estagiaria e sem a supervisão de um psicológico, e ainda da bomba pra todo mundo pra lucrar em cima dos outros. Absurdo , tinha que haver mais fiscalização…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.