Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico

Quem já fez algum exame de psicotécnico como os testes psicotécnicos Detran ou testes para entrevistas de trabalhos possivelmente já “sofreu” com o teste das pirâmides coloridas onde ao candidato são apresentadas algumas pirâmides desenhadas, cada uma com todos os espaços em branco e que o candidato deverá preencher com cartões coloridos, tendo total liberdade para escolher as cores que quiser de entre as disponíveis, e para fazer cada pirâmide da forma que entender, podendo também fazer alterações a cores previamente escolhidas (as cores antigas e novas nestes trocas também serão anotadas pelo avaliador).

O “sofrimento” está em não saber quais as cores certas, se há cores de devem ser usadas em detrimento de outras, se há cores “boas” e cores “más”. Na verdade há cores que devem ser evitadas sob pena do psicólogo interpretar a sua escolha como indicação de tendências depressivas, estrese, irritabilidade fácil, e outras coisas que poderão significar a rejeição para o objetivo pretendido. Se esse objetivo for conseguir a habilitação para conduzir ou um emprego muito desejado as consequências poderão ser desastrosas para o candidato ou pelo menos significar um atraso nos planos de futuro.

teste_piramides_coloridas

Exemplo de três pirâmides terminadas num teste de pirâmides coloridas. As pirâmides poderão também ser definidas como “pirâmides bonitas” ou “pirâmides feias” (cores preferidas vs cores rejeitadas).

Dicas para passar o teste das pirâmides coloridas no psicotécnico

Algumas dicas básicas para montar as pirâmides são manter a calma, seguir à risca as instruções do aplicador ou psicólogo (lembrando que todos os testes psicotécnicos apenas podem ser avaliados por um psicólogo qualificado), e em caso de dúvidas no momento de apresentação do teste por parte do examinador procurar esclarecê-las de imediato.

O bom entendimento por parte do candidato das regras do teste e do que tem de fazer é um ponto essencial para a boa conclusão do mesmo, bem como a realização dos testes num ambiente onde o aluno se sinta perfeitamente à vontade e confortável, com boa iluminação da sala, etc. Evite fazer este tipo de testes de “cabeça quente” ou quando tenha alguma preocupação séria no pensamento, ou esteja com raiva de alguém por algo que aconteceu recentemente.

Em relação às cores a usar ou evitar, algumas regras básicas são não fazer toda uma pirâmide de uma só cor, não abusar de determinadas cores como por exemplo preto, vermelho, ou amarelo já que estas cores estão associadas a factores normalmente considerados negativos como depressão por exemplo, usar cores bem variadas, preferir cores claras, evitar repetir padrões como usar sempre as mesmas três ou quatro cores em determinado ponto de cada pirâmide (apenas um exemplo), se você tiver uma cor favorita resista à tentação de abusar dela apenas porque é a sua cor favorita e você quer que todo o mundo saiba disso, e usar cores bem diferentes podendo até usar quase todas as cores disponíveis.

O que é e para que serve o teste das pirâmides coloridas

Já agora o verdadeiro nome do teste é Teste das pirâmides coloridas de pFister , por vezes chamado teste TPC, mas os psicólogos parecem fazer segredo disto e nunca referem os testes pelos seus nomes reais, e como já deve suspeitar ele é um teste de avaliação de personalidade, tal como o teste do tracinho por exemplo, que é outro dos testes psicotécnicos que mais confusão fazem nas pessoas que não sabem porque têm de desenhar tracinhos numa folha de papel e como isso pode determinar se eles poderão ou não conseguir a habilitação para conduzir.

No caso do testes das pirâmides de cores o foco está mais em elementos de perturbação na personalidade e alguns dos elementos que o psicólogo poderá analisar no teste são o número de cores e tons usados, quais as cores dominantes, organização na colocação das cores (pirâmides ordenadas ou desordenadas), uso das cores primárias, uso ou não de simetria, padrões repetitivos, desenvoltura e comportamento geral do candidato na escolha das cores e desempenho global, tempo para completar o teste, etc.

Também é notado se a pirâmide é começada pelo topo ou pela base e é curioso o detalhe que normalmente pessoas adultas preferem começar cada pirâmide pela base enquanto que crianças preferem começar pelo topo. Na avaliação do resultado dos testes serão usadas fórmulas matemáticas reduzindo assim o factor subjetivo na análise por parte do psicólogo.

Mas não deixe que tudo isto o assuste, afinal é apenas um teste…

Nos cursos de psicologia cada cor tem os seus significados mas isso é apenas a ponta do iceberg, no entanto se pretender saber mais sobre o assunto procure um bom manual ou livro de exames psicotécnicos. Existem também à venda livros de psicologia dedicados inteiramente ao tema das pirâmides coloridas de Max pFister e até kits com as pirâmides para praticar em casa.

Leia mais sobre o teste psicológico Detran.

512 thoughts on “Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico”

  1. Eu sou analfabeto ignorante. Honestamente nunca estudei sei ler e escrevo bem. Passei aos 22 anos em todos os testes. Do Detran fis adição de Cat. E hoje sou motorista de caminhão. Nuca. Min envolvi em nenhum tipo de acidente. Fiz os mesmos testes 3 vezes. Para vaga de motorista. E não passei. Nunca briguei na mão. Com ninguém nem dei soco em ninguém mais a psicóloga. Agora aq de salvador. De um hospital psiquiátrico. Matou um servidor do mesmo hospital foi jogado de uma altura de prédio não sei dizer qual a altura mais o cara tá morto é essa assacina min reprovou no teste. Quando fui fazer adição a clínica era dela vagabunda. Desonesta..

  2. FIZ TESTE DAS PIRAMIDES NO EXAME DA POLICIA FEDERAL PRA O CURSO QUE LIBERA O REGISTRA DA ARMA DE FOGO – PT.

    USEI AS CORES QUE GOSTO.

    ESCURAS – VERMELHO – VERDE – AZUL

    FUI APROVADO DEPOIS DE CONVERSA O PORQUE DAS CORES.

    NÃO FOI APENAS AS CORES.. TEVE UMA CONVERSA POSTERIOR.

    VERMELHO – MEU TIME

    VERDE – NATUREZA

    AZUL – MAR.

    SIMPLES… APROVADO.

  3. Conforme a cientista Masaru Emoto que pesquisou os efeitos do observador nas moléculas, e conforme a fenda dupla,os psicólogos de má fé e energia ruim gera decaimento atômico no observador a ser examinado,as psicologas de São Paulo capital São as de melhor energia positiva que não gera decaimento nos clientes ,GRATIDÃO a Todas as psicólogas de energia boa aí sabe o que faz.

      1. Ok, Edmundo, espero que seja aprovado.

        Se quiser publicar o seu testemunho de como foram os testes e se os achou fáceis ou difíceis etc. deixe como comentário para ajudar outros visitantes que ainda não fizeram esse teste. Poderei até publicar o seu comentário como post/artigo e incluirei um link para alguma página sua, como Facebook ou outra, que queira divulgar.

        1. Bom dia como eu Tinho comentado quer fiz a avaliação com o teste das pirâmide coloridas e fui aprovado mas alí é um conjunto de fatores quer os profissional avaliam eu dei início montando a pirâmide pela base sendo que nós tem diversas cores do universo para usar as cores quem são da preferência de cada um candidato quer está sendo avaliado eu usei as cores quer gosto verde,branca,azul,laranja,amarela e creme,verde limão e preto sendo quer a cor preta eu só usei em uma pirâmide quer ela mim perguntou qual a pirâmide más bonita e a mais feia eu falei quer a feia era a que tinha a cor preta más também eu não sabia o significado mas sei quer tirei ela não sei se tem algo a ver é também da onde começar a montar a pirâmide mais tem uma coisa quer eu observei muito na profissional quer estava avaliando os candidatos na minha visão esse teste você tem quer está bem com sigo mesmo pra fazer e outa além eles também aprova as pessoas quer eles vai com acara porque na clínica quer eu fiz tinha muitos candidatos quer era particular sendo reprovado e sendo quer tinha muitos candidatos quer já está trabalhando em algumas empresas todos estava sendo aprovado e outras pessoas quer foi reprovadas tem quer aguardar 30 dias para fazer novamente e muitos mudou de clínicas e aí alguns foi aprovado não dar para entender oquer de fato eles querem.

          1. Que estranho isso de algumas pessoas serem aprovadas numa clínica e em outra não. Talvez alguns testes deixem um pouco de margem para subjetividade por parte do psicólogo, ou talvez seja como você falou: um psicólogo vai com a sua cara e o outro não.

  4. acabei de fazer esse teste psicológico, achei interessante a avaliação final da psicóloga,discordei de algumas conclusões e concordei com outras, porém comecei as piramides de cima para baixo, usei cores fortes como vermelho,preto rosa claro em uma, nas demais usei tons mais alegres e claros,FOI REPROVADA, segundo a psicologa ela concluiu que o teste mostrou uma personalidade forte e agressiva !!! também um pouco impulsiva e com picos de stress… eu sinceramente fiz o teste bem devagar com cautela utilizei as cores que sempre gostei, não sou uma pessoa nem se tirada do sério agressiva como ela falou, eu coloquei o meu ponto de vista e falei com ela que discordei em alguns pontos, mas fazer o que se ela avaliou dessa forma? pagar de novo mais uma taxa ??? das 5 pessoas que fizeram comigo apenas uma foi aprovada! pra mim acredito que em alguns casos as clinicas aproveitam de certas situações para faturar mais!!!

    1. É, se a psicóloga reprovou, você vai ter de fazer o teste de novo. Acho que pode refazer o teste após 30 dias, certo? O pior é ter de pagar de novo, mas não tem outro jeito. Pense que daqui a alguns meses tudo isto vai estar no passado e vai ser apenas uma má recordação; terá sido apenas um obstáculo temporário no seu caminho para o sucesso!

  5. Hoje fiz uma entrevita e foz a piramide toda colorida usei todas as cores que eu gosto mais tons claros e comecei pelo topo.sera que fui bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.