Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico

Quem já fez algum exame de psicotécnico como os testes psicotécnicos Detran ou testes para entrevistas de trabalhos possivelmente já “sofreu” com o teste das pirâmides coloridas onde ao candidato são apresentadas algumas pirâmides desenhadas, cada uma com todos os espaços em branco e que o candidato deverá preencher com cartões coloridos, tendo total liberdade para escolher as cores que quiser de entre as disponíveis, e para fazer cada pirâmide da forma que entender, podendo também fazer alterações a cores previamente escolhidas (as cores antigas e novas nestes trocas também serão anotadas pelo avaliador).

O “sofrimento” está em não saber quais as cores certas, se há cores de devem ser usadas em detrimento de outras, se há cores “boas” e cores “más”. Na verdade há cores que devem ser evitadas sob pena do psicólogo interpretar a sua escolha como indicação de tendências depressivas, estrese, irritabilidade fácil, e outras coisas que poderão significar a rejeição para o objetivo pretendido. Se esse objetivo for conseguir a habilitação para conduzir ou um emprego muito desejado as consequências poderão ser desastrosas para o candidato ou pelo menos significar um atraso nos planos de futuro.

teste_piramides_coloridas

Exemplo de três pirâmides terminadas num teste de pirâmides coloridas. As pirâmides poderão também ser definidas como “pirâmides bonitas” ou “pirâmides feias” (cores preferidas vs cores rejeitadas).

Dicas para passar o teste das pirâmides coloridas no psicotécnico

Algumas dicas básicas para montar as pirâmides são manter a calma, seguir à risca as instruções do aplicador ou psicólogo (lembrando que todos os testes psicotécnicos apenas podem ser avaliados por um psicólogo qualificado), e em caso de dúvidas no momento de apresentação do teste por parte do examinador procurar esclarecê-las de imediato.

O bom entendimento por parte do candidato das regras do teste e do que tem de fazer é um ponto essencial para a boa conclusão do mesmo, bem como a realização dos testes num ambiente onde o aluno se sinta perfeitamente à vontade e confortável, com boa iluminação da sala, etc. Evite fazer este tipo de testes de “cabeça quente” ou quando tenha alguma preocupação séria no pensamento, ou esteja com raiva de alguém por algo que aconteceu recentemente.

Em relação às cores a usar ou evitar, algumas regras básicas são não fazer toda uma pirâmide de uma só cor, não abusar de determinadas cores como por exemplo preto, vermelho, ou amarelo já que estas cores estão associadas a factores normalmente considerados negativos como depressão por exemplo, usar cores bem variadas, preferir cores claras, evitar repetir padrões como usar sempre as mesmas três ou quatro cores em determinado ponto de cada pirâmide (apenas um exemplo), se você tiver uma cor favorita resista à tentação de abusar dela apenas porque é a sua cor favorita e você quer que todo o mundo saiba disso, e usar cores bem diferentes podendo até usar quase todas as cores disponíveis.

O que é e para que serve o teste das pirâmides coloridas

Já agora o verdadeiro nome do teste é Teste das pirâmides coloridas de pFister , por vezes chamado teste TPC, mas os psicólogos parecem fazer segredo disto e nunca referem os testes pelos seus nomes reais, e como já deve suspeitar ele é um teste de avaliação de personalidade, tal como o teste do tracinho por exemplo, que é outro dos testes psicotécnicos que mais confusão fazem nas pessoas que não sabem porque têm de desenhar tracinhos numa folha de papel e como isso pode determinar se eles poderão ou não conseguir a habilitação para conduzir.

No caso do testes das pirâmides de cores o foco está mais em elementos de perturbação na personalidade e alguns dos elementos que o psicólogo poderá analisar no teste são o número de cores e tons usados, quais as cores dominantes, organização na colocação das cores (pirâmides ordenadas ou desordenadas), uso das cores primárias, uso ou não de simetria, padrões repetitivos, desenvoltura e comportamento geral do candidato na escolha das cores e desempenho global, tempo para completar o teste, etc.

Também é notado se a pirâmide é começada pelo topo ou pela base e é curioso o detalhe que normalmente pessoas adultas preferem começar cada pirâmide pela base enquanto que crianças preferem começar pelo topo. Na avaliação do resultado dos testes serão usadas fórmulas matemáticas reduzindo assim o factor subjetivo na análise por parte do psicólogo.

Mas não deixe que tudo isto o assuste, afinal é apenas um teste…

Nos cursos de psicologia cada cor tem os seus significados mas isso é apenas a ponta do iceberg, no entanto se pretender saber mais sobre o assunto procure um bom manual ou livro de exames psicotécnicos. Existem também à venda livros de psicologia dedicados inteiramente ao tema das pirâmides coloridas de Max pFister e até kits com as pirâmides para praticar em casa.

Leia mais sobre o teste psicológico Detran.

501 thoughts on “Teste das Pirâmides Coloridas do Psicotécnico”

  1. Na verdade a idoneidade desses testes psicotécnicos já virou polemica, em concursos públicos se os critérios avaliados não obedecerem aos princípios de objetividade e isonomia o candidato pode entrar com recurso na justiça.

  2. Eu fiz este teste mas para fins de contratação de uma vaga e não exame de direção.
    Em uma das Pirâmides eu utilizei tons e sobretons de vermelho, contudo fiz está escolha pois está era a única cor que tinha uma série de sobretons suficientes para eu montar um degrade de cores, que no momento me surgiu como ideia. Gostaria de saber se isto tem algum significado, pois o resultado deste teste não me será divulgado,

    1. Estranho, pois toda pessoa avaliada em testes psicológicos tem o direito de saber o resultado, assim como todo psicólogo avaliador, tem a obrigação de fazê-lo. Se vc pedir, eles tem que te dar o resultado sim. Só uma pergunta. Vc disse que só tinham os sobretons de vermelho? É isso mesmo? Pois se sim, o teste não tem significado algum e perde sua validade e cientificidade.

  3. Fiz o teste hoje, nem sabia do que se trataria, preferi assim. A psicóloga, muito mal educada por sinal, me disse para fazer uma pirâmide bem colorida, depois me perguntou qual a cor que mais gosto e a que menos gosto, como não tenho 1 única cor preferida, nem me lembro o que respondi. A influência dela foi total no teste, já que jamais faria nada colorido daquele jeito. Passei aparentemente bem. Nunca havia feito estes testes e hoje descobri o grande enigma que coloca o Brasil no topo da pirâmide das mortes no trânsito, pirâmide que os profissionais dos Detrans não conseguem avaliar, sinal que não dá para conhecer ninguém avaliando suas cores preferidas ou a forma como ele monta o desenho, seria simplista demais achar que o cérebro humano é assim tão óbvio. Descartam influências culturais por exemplo (para descendentes de indianos o branco é sinal de luto). Não vejo como profissionais tão mal humorados, parece até frustração (aparentemente é generalizado pelos comentários na net), têm condições de avaliar com 3 testes, em 30 minutos quem psicologicamente está apto ou não para encarar o trânsito.

  4. Olha fiz o teste e fiquei muito triste, não passei….. vou tentar de novo, mais se não conseguir desisto cores influencia em que???? gosto de azul e preto e daí sou uma louca por causa disso…. kk

  5. nao concordo com este teste, fui reprovado, na primeira piramide comecei de baixo, cada carreira de uma cor a comecar pelo preto. a seg e terc piramide fiz totalmente verde num tom degrade, uma a comecar pelo claro e outra escuro. si fisece outras jamais repetiria, pensei nelas como uma obra de arte. nao e pocivel q se conheca alguem pelas cores q escolhe. a maioria dos carros vendidos sao pretos ou prata, ou seja, quase todo motorista gosta de preto. a porf do meu filho de 5 anos me chamou e dice q estava preocupada pois ele so coloria de preto, entao eu escondi seu lapis preto por um mes e quando eu o devolvi ele ja nem o usava. este teste me deichou muito triste, perdi um emprego de motorista sendo que trabalho com isto a mais d 10 anos.

  6. Hahahahahahahah nossa!!! Nunca vi tantos erros de português juntos. Você realmente assassinou o português rs. Se escreve: “deixou”, “fizesse”, “possível”, “disse”? Isto é falta de leitura, pois quem lê, percebe que a palavra ficou digamos “estranha” quando se escreve errado. Se tem dúvida, consulte o dicionário que é melhor.
    Bom, quanto ao teste, não foi ele quem te reprovou e sim, o psicólogo(a). Em outras palavras, quem avalia a personalidade é o psicólogo e não o teste. E sim, as cores dizem sobre a personalidade, já que existem uma gama de estudos sobre o histórico que as cores tem dentro de um contexto cultural (realizado por Max Lucher, em 1974, Herman Rorchach, neurologista suíço, em 1920 e pelo próprio Max Pfister na década de 1950 e Villemor Amaral, 1978.) A associação que fazemos das cores é aprendida socialmente e tem raízes biológicas também. Tanto que utilizamos o sistema límbico no cérebro quando fazemos escolhas de cores. Esta área está associada com a afetividade e as emoções, por isso, verificou-se sua relação com a dinâmica da personalidade.

  7. Vocês já ouviram falar num site que tem um tal de Google?? É só pesquisar por lá que irão verificar diversos artigos a respeito, demonstrando empiricamente a capacidade que as cores tem de influenciar nossas vidas, nossas emoções e sentimentos. E este teste tem padronização em que verificou-se quais cores e em determinada quantidade são escolhidas por pessoas normais. A partir daí, se compara a realização da sua pirâmide com esta padronização para ver o quanto você se desvia ou se aproxima destas pessoas.

  8. Não concordo com vc Márcia, aliás, esses testes projetivos são uma bobagem, não avaliam nada. Se assim fosse, não teriam soltado o “Cadu”, é aquele mesmo que assassinou o jovem Raoni e o pai dele, o cartunista Glauco e após solto, assassinou um jovem de 21 anos friamente. Não foi culpa do juiz, mas sim de um laudo estúpido que afirmou que ele poderia viver em sociedade. O mesmo aconteceu com aquele estuprador de Luziânia, a culpa não foi do juiz que soltou, ele cumpriu a lei, havia um laudo, vejam a declaração dos dois juizes: “O juiz apresentou laudos de psicólogos da Vara de Execuções Penais que atestaram que Adimar não apresentava transtornos mentais e não necessitava de medicação como forma de justificar a decisão de libertá-lo”, “Ele foi solto com base nos laudos psiquiátricos. A Justiça estava acompanhando o quadro de Cadu mensalmente. O último relatório que recebi foi em julho, onde o psicólogo atestou que ele mantinha a esquizofrenia sob controle” – See more at: http://www.aredacao.com.br/noticias/47779/juiza-que-concedeu-liberdade-a-cadu-afirma-que-ele-estava-sendo-monitorado#sthash.isEPuvCM.dpuf.
    E é claro que os psicólogos vão defender esses testes, é o ganha pão deles, mas não me venham com esse blá blá blá de que esses testes realmente funcionam. Nada é exato, por mais que o homem deseje, menos ainda a personalidade humana.

  9. E não estou sendo leviana e defendendo apenas por seu meu “ganha pão”, o que tb não é real. Psicólogo não trabalha apenas com testes, assim como não é todo psicólogo que sabe aplica-los. Defendo porque sei de sua autenticidade e também como foram realizadas as pesquisas, já que também realizei pesquisas a respeito e comprovei empiricamente sua eficácia. Falo porque sei e porque comprovei. Conheço as pesquisas e os trabalhos. Falo por conhecimento de causa e não me baseio apenas em achismos como vc. Quando vc os critica, está menosprezando e subestimando sem conhecimento científico nenhum, algo tão trabalhoso, valioso e que levou tantos anos para ser realizado. Imagina vc trabalhar tanto tempo com algo, estudar e comprovar um estudo, para vir alguém que não sabe NADA e dizer que é tudo balela? Baseado em um fato de senso comum?? Só isso?? Me dê bases científicas para questionar. Assim como eu que mencionei os estudos, autores e anos das pesquisas.

  10. Fazer esses caras entenderem, é o mesmo que insistir em fazer um gato entender de física aquântica. Quer dizer, não vai rolar, não vai acontecer… Ele só vai ficar te olhando com cara de NADA enquanto vc se desdobra. É o mesmo que está acontecendo aqui. Vc vai falar, repetir e explicar e o entendimento será sempre o mesmo. ZERO!!

  11. Nossa, vc está falando de outra questão que nada tem a ver com esta. Vc leu o que eu escrevi??. Leu o que vc escreveu?? Acho que nem prestou atenção e nem leu nada. Isto é outra coisa. Laudo judicial nada tem a ver com este teste aplicado em um conceito de trânsito. Vou repetir. QUEM FAZ A AVALIAÇÃO É O PSICÓLOGO E NÃO O TESTE!! Leu agora??? E o fato do teste funcionar, não depende de vc concordar ou não. Ele não depende de opinião. É EMPÍRICO. E claro que não é exato, pois a psicologia não faz parte das ciências exatas e sim, das ciências humanas. O teste não dá diagnóstico. É apenas um instrumento do psicólogo e se este não sabe interpretá-lo e utiliza-lo como APOIO, claro que não irá funcionar mesmo. E outra coisa. No contexto jurídico que vc mencionou, o psicólogo e o psiquiatra (este segundo que concluiu a esquizofrenia controlada do homem e nada teve a ver os testes. É laudo psiquiatrico e não psicológico. Pesquise a diferença) não tem como adivinhar qual o comportamento que a pessoa irá ter. Não somos adivinhos e nem tarólogos. Damos apenas indícios. E quem soltou foi o juiz. Não podemos afirmar o que realmente estava escrito no laudo. Teria que ler este laudo por completo, o que não é o caso. E não sabemos quais testes foram aplicados pelo psicólogo. Existem vários, que são diferentes um do outro. Eu estou falando deste teste; o PFister. O que mencionei está associado com pesquisas empíricas baseados em muitos anos de estudos o que não depende de sua opinião subjetiva. Ou seja, o único que está dizendo blábláblá aqui, é vc :).

  12. Eu fiz o teste de categoria B pra D, pirâmide de cores, a psicóloga falou assim, coloque as cores que você acha mais bonita aqui, eu nunca tinha feito este teste. Se é pra colocar as cores da maneira que a gente gosta não quer dizer que o meu gostar é de um gosto de outra pessoa ou da psicóloga, se eu gosto do azul , se eu gosto do verde , o gosto é meu e isso não quer dizer que eu sou stressado, que to passando por problemas psicológicos, eu então pergunto a psicóloga está vestida de cor amarelo será que ela escolheu a roupa no dia por causa do psicológico dela? ou abriu seu guarda roupas e pegou a primeira peça e vestiu, eu abro o meu guarda roupas pego a primeira camisa que está passada e visto com uma calça jeans e pronto. Não vai ser uma cor que vai far que estou assim ou assado. Mas passei no teste depois de ter sido reprovado depois de uma semana voltei e fiz novamente e passei. Acho este teste insignificante pra conduzir um automóvel ou um veículo pesado, o que vale é sua responsabilidade no trânsito e respeito as placas de sinalização e ao motorista alheio.

    1. Você pode até achar insignificante, mas não é. Mesmo com a aplicação DOS TESTES (sim, DOS, porque não é só um, é uma bateria de testes que deve ser considerada no processo de avaliação) ainda tem muita gente fazendo barbáries no trânsito, imagine se não contássemos com essas ferramentas, como seria? A grande questão é que os testes apontam um resultado que muitas vezes não são o que as pessoas QUEREM ouvir, e daí elas ficam frustradas. É perfeitamente normal uma pessoa se sentir assim ao ter uma reprovação. Agora, extravasar discordância de forma agressiva, daí já não é um bom sinal e inclusive pode indicar que o teste estava mais certo do que se imaginava!

      1. é mesmo pensei nisso também, ivan ! mais quando a pessoa não passa da primeira vez, fica claro que realmente naquele dia ela não foi bem psicológicamente fazer o teste, no fundo no fundo algo aconteceu! ou ela, estava bem estressada naquele dia, sinal de que o teste vale realmente para o momento, de que como a pessoa vai sair , por isso que devemos estar bem calmos rsrs, e tambem na verdade devemos, escolher as cores mais claras, ta certo que na verdade, as pessoas mudam, tanto que por isso que na Bíblia nos aconselhas a mudar nosso proceder, quero dizer que mesmo sendo aconcelhados por Deus de mudar, ainda ensistimos em achar que estamos certos em tudo , devemos aprender, que tudo esta ai pra nos ensinar mais devemos aproveitar as coisas boas da vida!! bjs atodos

    2. Justamente. A responsabilidade e o respeito do indivíduo que vai conduzir um automóvel, é também avaliado por uma bateria de testes de personalidade.

  13. João, vc está totalmente equivocado quando a maneira em que teste avalia os transtornos psicológicos. Ele não se baseia ao que a psicóloga vai gostar. A forma que vc faz a pirâmide e as cores utilizadas são comparadas em uma única tabela realizada em uma pesquisa feita durante anos com centenas de pessoas comuns e sem problemas psicológicos. Outra pesquisa foi feita com pessoas com diversos problemas psicológicos. Constatou-se a presença de diferença significativas nas porcentagens das cores utilizadas nas pirâmides dentre pessoas “normais” e com transtornos. Sua pirâmide é comparada com a destas pessoas. A partir daí, verifica-se o quanto vc se desvia ou se aproxima com a destas pessoas. Se está mais próximo com as pessoas comuns ou com alterações psicológicas. Mas a comparação é numa tabela única e totalmente objetiva em que todos os psicólogos se baseiam nela.

  14. E este teste não é insignificante, já que é baseado em pesquisas renomadas com pesquisadores igualmente renomados. E pense. Claro que o vale é a responsabilidade, mas esta pode ser avaliada a partir de uma avaliação psicológica.

  15. Ola, tudo bom Veronica, entendo que você tenha estudado muito para estar ouvido tantas reclamações, realmente analisando algumas tem sentidos outras não, claro isto é fato, mas positivamente acho necessário sim testes como estes, bem estudado indica sim se a pessoa esta apta para dirigir ou não, agora o que acredito ser indignação de muitas pessoas é a cor que cada um gosta dependendo não pode coloca-la no exame senão reprova, também acredito que a Psicologa deve instruir dizendo para colocar as cores que acha bonitas e não PREFERIDA, isto ajuda a pessoa a errar, não acha? obrigado pelo espaço para opinar.

    1. Não é que a pessoa não pode colocar determinadadas cores. Pode colocar a cor que quiser. O que demonstra características negativas é a combinação entre elas e a porcentagem que se coloca de cada cor. Estes dados de porcentagem considerados para mais ou para menos, estão no próprio livro do teste em que só o psicólogo tem acesso. Existe uma porcentagem esperada para cada cor.

      1. E complementando a resposta, além do que a Verônica disse, existe sim uma sentença específica que deve ser anunciada ao aplicar o teste, e não é a cor preferida. Aliás, o manual até sugere que o psicólogo leia exatamente a frase que ele descreve para não correr risco de trocar nenhuma palavra.

  16. Hoje fui fazer exame psicotectico e caiu o tenebroso teste da piramede. Coloquei muito as cores branca, rosa e amarelo, e tomei pau por ser ansiosa demais. Saí de la morrendo de raiva

    1. Você ter saído morrendo de raiva e vir expressar isso já justifica parte do resultado. Sinal de que o teste pode ter funcionado! A dica é refletir mais sobre seus comportamentos e perguntar a outras pessoas se elas vêem você dessa forma. Feedbacks de conhecidos sinceros podem te ajudar a entender melhor sobre você mesma, já que às vezes temos uma visão de nós mesmos diferente da forma como outras pessoas nos vêem.

  17. Ola Verônica, tudo bem?
    Me tire uma dúvida fui reprovada no teste do livrinho no qual pede para achar uma gravura parecida com o que se pede, no entanto ela disse que seria um determinado tempo mais particularmente descordo, pois na minha opinião o tempo foi menos, ela falo que deveria ter feito mais gravura só que quando eu sai o engraçado era que comigo eramos eram em 4 dentro da sala só que dois passaram e dois reprovaram. Tenho minhas dúvidas o teste será o mesmo desde do inicio ou irá continuar mo qual fui reprovada ?
    Obrigada pela atenção

  18. oi verônica eu também fiz este teste da pirâmide, mais não passei, foi a primeira vez que fiz, e quando comecei a fazer, o rapaz também me disse que eu tinha que deixar as pirâmedes, coloridas e bem bonitas, ai apelei pro vermelho, um pouco do amarelo e 3 pretos e outras cores, em umas das perâmides se destacou mais foi o verde, eu gosto muito desta cor mais,a minha cor preferida e o vermelho….. entendi quando vc disse que não tem nada ha ver a respeito de sua cor preferida, na verdade não devemos usá-las demais no teste, temos que fazer tudo com naturalidade e não ficar nervosos, só que certas cores foi escolhida pra destacar o grau de personalidade da pessoa independente de sua cor preferida ou não e nem tem nada a ver com as cores de roupa que ela usa no momento, ex: eu estava com uma causa cinza listrada de preto e uma blusa branca!! psicóloga, estava com um vestido florido, estava linda por sinal….mais irei fazer u novo teste e agora ja sei como fazer, farei do contrario do que fiz , Há detalhe não pode ser as mesma cores numa só linha né .. bom bjs, obgda!!

    1. Não existe essa, de “não pode”. Como eu já disse e vou repetir, é a harmonia entre as cores e todo o conjunto das cores que formulam o funcionamento psicodinâmico da personalidade. A roupa que vc estava usando, nada tem a ver. Seja natural, faça a pirâmide como vc acha que ela ficará bonita. Não tem essa de “fazer colorida” como disse esse psicólogo. Assim, ele está induzindo as cores que vc vai utilizar, e isso tira a validade do teste. Não fique tentando saber como deve fazer a pirâmide para ser aprovado. Não é tão simples e dependerá da sua condição emocional do momento. O teste vai demonstrar a sua condição. Se vc não for uma completa maluca, o teste vai mostrar isso, não se preocupe rs.

  19. Fui reprovado no dia 12/12, meu resultado constatou que sou Ansioso, e Agressivo,,, Uma tremenda idiotice (na minha opinião até porque sou super calmo) quanto a ansiosidade quem não tem? afinal, é um exame essencial para obter a CNH,,, realmente fiquei muito triste com o resultado e mais triste ainda com o Prazo Estabelecido para Refazer o Exame,,, 30 dias?? é sério isso? (ate perguntei para a psicóloga)
    recapitulando… montei as 3 piramides, primeira com as cores que eu mais gosto (verde claro-Verde Escuro- Verde Limao) e a segunda com as cores (vermelho – Branco – roxo) e a ultima com diversas cores como (branco – rosa – preto) e fui reprovado,,,

  20. Quando ele disse que vc demonstrou ANSIEDADE, claro que todos temos, mas a sua é acima da média, se não, não teria sido dito. A agressividade e todos o resto que pode ter aparecido, deveria ser confirmado com outro teste científico e entrevista clínica. Apenas um teste não dá subsídio para se concluir nada sobre alguém. Mas as avaliações feiras para a obtenção de CNH, infelizmente são feitas assim, com apenas um teste e sem mais nada para complementar. Todos psicólogos sabem (ou deveriam saber) que a avaliação da personalidade deve ser feita de forma muito minunciosa e com diversos instrumentos, além de entrevista longa para investigar a vida.

  21. FIZ ESTE TESTE ONTEM E PASSEI,POSSO DIZER Q O SEGREDO É USAR AS CORES CLARAS,NAO USE PRETO NEM ROXO JA Q NA CABEÇA DESSES PSICOLOGOS PSICOPATAS ESSAS CORES SAO RUINS,USE APENAS UM VERMELHO QUANDO PERGUNTAREM Q COR VC MAIS GOSTA DIGUE VERDER E A Q MENOS GOSTA PRETO,DENTRE AS DA PIRAMIDE DIGA VERDE PARA Q MAIS GOSTA E VERMELHO A MENOS

    1. que bom fodao, obrigado pela dica , então este é o segredo, ainda bem que não influencia na minha cor preferida,rs rs, bem vou treinar aki em casa e orar pra que quando estiver c aproximando o dia de fazer o teste novamente, eu esteja calma, e 100 nenhum problema psicológico, rs…. na verdade tudo na vida, acaba que nos afeta de uma forma ou de outra,sou Avó e Mãe por tempo integral, e aki em casa é uma bagunça total, pois nem as coisas eletronicas e capaz de alcalmar meus netos pra deixa-los quietinhos rs rs, que situação rsrs, bom quero passar no teste porque preciso ter minha carteira pra dirigir com segurança no sentido de não dever nada pra lei do detran, e parar de depender do meus parentes pra me levar em determinado lugar por não ter cnh…. mais por isso me esforçarei em tirá-la bjs a todos

  22. Eu entendo a parte técnica do teste, só que acho que há falhas, hoje fiz esse teste, não passei, na hora do teste ela pediu pra colocar as cores, eu disse El a ia ser tematico, e que ia usar a cores do semáforo CADa pirâmide fiz de um cor,, como fui tematico, ou seja , usei de motivações exterior ,, um padrão, acho que no se aplicaria técnica, já que não foi aleatório, ou cores de preferência, , e outra, gosto e gosto… o fato de uma pessoaggostar da cor vermelho não diz personalidade dela, , gostaria de alguém da área me da uma explicação a cerca do assunto

  23. Eu acho q tem mt pessoas se precipitando pois eu tb não passei de primeira porem o psicólogo nem me explicou nda so mandou eu colorir e nem cv cmg direito não ccada teve uma experiência ja minha mãe foi ótima e o psicólogo foi super atencioso e deu td as explicações enfim acho q e mais sorte msm.

  24. Então… Boa tarde a todos!
    Fiz a bateria de testes psicotécnicos em 30/12/2014.
    Fui mal em um dos testes (imaginei que foi o teste de Zulliger, que era o mais “arbitrario” de todos). Por isso, a Psicóloga iria repetir apenas um teste de características semelhantes a este pra mim, no dia 05/01/2015 às 13:00
    Dia 05/01 fui trabalhar e eu estava completamente ansioso. Passei a manhã lendo a respeito do teste de zulliger na internet, vi formas coerentes de responder e coisas pra dizer que fogem do “padrão” e nos fornecem aprovação no teste.
    Por estar trabalhando, tive que ir no teste no horário de almoço.
    Em Vitória-ES onde moro estava um $%#& sol forte, peguei ônibus pra ir ao local do exame.
    Chegando lá, cansado, fadigado, com fome, tenso e ansioso, fui fazer o teste.
    A Psicóloga me chamou na sala e eu brinquei: “Então quer dizer que não estou psicológicamente habilitado pra dirigir?” ela respondeu rindo “ainda não”.
    Perguntou como eu estava, e eu respondi que “bem”.
    Aí ela me explicou o teste e eu quase não acreditei: “Colorir as pirâmides de forma que eu achasse bonitas”.
    Fui completamente aleatório preenchendo as pirâmides.
    Na primeira, coloquei o primeiro quadrado da base esquerda de uma cor (nem lembro qual), aí o quadrado a direita e acima coloquei outra cor, mas a mesma nos dois quadrados, no terceiro e nos acima dele coloquei cor diferente, porém a mesma nos três e assim por diante, de forma que o ficou com 5 cores:
    Do topo à base direita (5 quadros) de uma cor.
    Os 4 a esquerda desses de outra cor
    Os 3 a esquerda desses de outra cor
    os dois a esquerda desses de outra cor
    e o ultimo, da base esquerda, de outra cor.

    Aí peguei o segundo quadrado, que pintei também de 5 cores, porém o topo claro e a base escura e cada linha entre ambas de uma cor, clareando proximo ao topo e escurecendo proximo a base.

    A terceira eu fiz diferente: na base esquerda fiz um triângulo usando uma cor qualquer (só lembro da cor usada no segundo, no primeiro e terceiro foi completamente aleatório) e um triângulo na base esquerda.
    Dessa forma eu tinha um quadrado branco na base e dois quadrados brancos na segunda linha de baixo pra cima.
    Fiz um triângulo de ponta cabeça usando uma cor qualquer. Assim completei as duas fileiras de baixo.
    Acima do triângulo de ponta cabeça, fiz outro triângulo de ponta cabeça, usando uma cor qualquer.
    Fazendo isso, só me sobrou completar o quadrado do topo, e os dois quadrados da ponta da terceira fileira de cima pra baixo.
    Aí coloquei os três da mesma cor (lembro que foi o verde-claro).

    Aí terminei. A Psicóloga perguntou: “Qual você achou o mais feio”. “O primeiro, respondi” aí ela perguntou “por que?”, “Porque esteticamente preferi os outros dois”. Aí ela perguntou “e qual o mais bonito?”, “O terceiro” respondi.
    Aí ela me perguntou qual a cor que mais gosto e menos gosto, respondi azul e preto, respectivamente.
    E acabou o teste!
    Saí de lá decepcionado e tinha certeza que iria reprovar. Aì achei esse site e li os comentários. Concordei com todos!

    Achei profundamente arbitrário e relativo o teste.
    Verônica, você tem que concordar comigo: O teste é válido, mas desde que o estado psicológico do candidato esteja apto e compatível pra participar de um teste tão “profundo”.
    Eu estava cansado, com fome, preocupado com a volta ao trabalho, fadigado. Definitivamente não estava em um estado mental propício à aplicação do teste.
    PORÉM EU PASSEI!

    Fiquei feliz, mas continuo batendo forte na tecla da arbitrariedade e relatividade do teste.

    Lendo MUITO sobre ele, fiquei abismado com uma coisa:
    “Apesar de estudos dos anos 60/70 já tenham demonstrado bons indicadores de validade e precisão este trabalho foi feito um estudo tanto com a população de não-pacientes quanto com a população de pacientes de seis grupos patológicos. O estudo com não-pacientes envolveu 111 indivíduos de ambos os sexos com níveis e escolaridade diversos e idades de 18 à 68 anos e um segundo grupo de não-pacientes universitários de diferentes cursos superiores, os estudos mostraram resultados muito significantes, sendo 86% de concordância para o aspecto formal, 92,4% para a fórmula cromática, resultados estes considerados altamente satisfatórios em termos da precisão de um teste.
    A validade do Teste de Pfister foi analisada em um estudo do Prof. Ricardo Primi. A estratégia escolhida para se buscar a evidência de validade no Pfister foi por meio da validade de critério, especialmente a validade concorrente. A medida de critério foi o diagnóstico psicopatológico. Todos os pacientes do grupo de validação foram avaliados individualmente, por meio de uma entrevista estruturada, para verificar a presença de transtornos do Eixo-I.
    O grupo clínico foi constituído por 15 alcoolistas, 20 esquizofrênicos, 19 depressivos, 15 pacientes com transtorno de pânico, 12 pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo, e 14 pacientes somatoformes. O grupo de não-pacientes foi composto de 111 pessoas que, na história pregressa nunca tiveram um episódio sintomático decorrente de transtorno mental.”

    A população é aparentemente MUITO pequena, porém na psicologia é considerada uma boa população.
    86% de concordância quer dizer que, a cada 100 pessoas que fazem o teste e passam, 14 NÃO DEVERIAM PASSAR.
    A cada 100 pessoas que NÃO passam no teste, 14 DEVERIAM passar.
    é uma margem MUITO grande.
    That’s all folks
    😀

    1. Por isso que a psicologia não é uma ciência EXATA, meu amigo. É uma ciência HUMANA. Todo teste psicológico tem esta margem, justamente por causa disso que falei. Isso não elimina sua validade e claro, ele não é o único teste que se utiliza para uma avaliação psicológica. Os outros 14% são preenchidos pela avaliação do psicólogo e não do teste. Quem avalia é o PSICÓLOGO e não o teste que é apenas um instrumento. Não sei como estes psicólogos avaliaram, mas deve ser apenas um teste, devem ter outros, além de uma boa entrevista. Se for realizada por um bom psicólogo, a margem de acerto chega a 100% tranquilamente.

    2. Outra coisa. De nada adianta vc ler MUITO sobre esse teste específico se não tiver o devido entendimento de toda a psicologia e da profundidade e complexidade de uma avaliação psicológica. Avaliação psicológica não se resume a isso tudo que falou? Tem muito mais coisas por trás, e vc deveria estudar muito mais para entender. Um bom psicólogo não pensa e nem avalia apenas pelo teste. Deve ver a PESSOA. O teste é apenas um guia.

  25. Eu coloquei cores fortes pois adoro cores fortes com a graça de deus passei mais depois de 2 anos tenho que repetir os exames acho um absurdo isso não é porque coloquei cores fortes que vou ser agressiva com os outros se eu ter respeito vou também ser respeitada então acho que isso é uma forma de tirar dinheiro das pessoas.

    1. Como já disse nosso amigo, várias explicações já foram dadas. Basta vc ler. É possível sim, verificar agressividade com a AJUDA deste teste. Já foi comprovado empiricamente, vc querendo ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.