Teste Para Escrever Mais Rápido

Você pode fazer o teste para escrever mais rápido no computador no site keybr.com . Antes de começar o exercício é boa ideia ir à página de configurações e definir o teclado a usar como sendo teclado brasileiro, escolher entre contar palavras ou contar caracteres, e se quer que o cursor do rato pare a cada erro; recomendo que não altere esta última definição, afinal de que adianta ficar escrevendo se está pressionando as teclas erradas? Veja como pode personalizar o esquema de teclado usado para os testes:

Teclado Portugues Brasileiro keybr

O site permite testar o seu desempenho escrevendo um texto de exemplo ou um texto fornecido por você, ou ainda o texto de uma qualquer página na internet. Infelizmente o site está em inglês, e não vi nenhuma opção para o colocar em português.

Gostei da definição que é dada na página de ajuda sobre a escrita sem olhar para o teclado (escrita por toque) comparando-a a tocar piano, afinal os pianistas também não olham para o teclado do piano enquanto tocam e usam todos os dedos para percorrer as teclas.

Ao testar a sua velocidade escrevendo no site, você pode ainda aprender quantas palavras consegue escrever por minuto – sem erros – e tentar ser mais rápido do que os seus amigos ou tentar ir melhorando o seu próprio tempo. Há também uma página com os usuários que conseguiram os melhores tempos; será que você vai conseguir digitar tão rápido quanto eles?

O keybr consegue determinar quais as letras ou teclas com as quais você tem mais dificuldade e ajusta o teste para que as teclas menos fáceis apareçam mais vezes, para que você aprenda como escrever rápido todas as teclas e não apenas as teclas fáceis. Ele também começa os testes com um número relativo pequeno de teclas e vai introduzindo novas letras ao perceber que você já consegue um bom desempenho com as atuais; e começa a lição com as letras mais frequentes passando gradualmente para as menos frequentes.

Escrever sem olhar para o teclado permite escrever mais depressa e com menos erros. É uma habilidade que faz você ser mais produtivo e por isso merece ser aprendida, embora no início possa parecer um pouco difícil, mas é como andar de bicicleta: depois de aprender já nunca mais esquece.

Talvez a melhor característica do site keybr é que você pode começar imediatamente a praticar digitação, mesmo se for a sua primeira visita à página e sem ter configurar nada. Comece a digitar o texto de exemplo que aparece para saber quais as suas estatísticas, como por exemplo, o número de palavras que consegue escrever por minuto, etc. Não esqueça de manter o olhar na tela e não no seu teclado, encontre as teclas com os dedos e não com os olhos. Se está a começar, procure apenas decorar onde ficam as teclas e em escrever sem erros, antes de tentar escrever rápido, pois a velocidade virá naturalmente.

Muitas pessoas que nunca aprenderam a escrever por toque adquiriram o mau hábito de olhar para o teclado e procurarem a tecla que querem, pressioná-la, depois procurarem a seguinte, pressionar, e ficarem repetindo isto o tempo todo; quando poderiam estar escrevendo mais rápido no computador se tivessem dedicado algum tempo a decorar o teclado para saberem onde fica cada tecla ou pelo menos para saberem onde fica cada letra do alfabeto.

O pior é que algumas destas pessoas trabalham durante anos escrevendo no computador mas apesar disso nunca aprendem a escrever mais rápido! Sites para praticar a escrita, como o keybr, são muito úteis para quem está começando a praticar, e o melhor de tudo é que este é grátis. 😉

Leia também como colocar os dedos no teclado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.