Vantagens do Facebook para Empresas

Sobre o tema vantagens do Facebook para empresas e para contrariar um pouco o efeito negativo do texto sobre desvantagens do Facebook do outro dia vou deixar aqui uma lista de empresas que obtiveram sucesso com campanhas de publicidade e divulgação da marca no Facebook. Os exemplos mostrados a seguir foram retirados da página de casos de sucesso do Facebook, na categoria para empresas da América Latina, e é claro que isto é apenas um pequeno exemplo, há muitíssimos mais caso de sucesso na página do Facebook, e com empresas de todo mundo.

Talvez você já se tenha perguntado qual é a vantagem e a desvantagem do Facebook… Bem, acho que no final deste texto não deverão restar dúvidas de que as empresas apenas têm a ganhar em usar os recursos disponibilizados pelo Facebook para campanhas publicitárias.

TIM: A empresa de telecomunicações brasileira usou publicidade em vídeo para aproximar a marca dos torcedores, utilizando um criativo para cada time, e segmentando o público-alvo. Com isto conseguiu alcançar 75% dos jovens com idades entre 18 e 20 anos; conseguiu um aumento de 46% no alcance dos vídeos; e conseguiu fazer cair o custo de cada visualização de vídeo para 38%.

Hand Talk: Esta empresa, que criou em 2013 um aplicativo capaz de traduzir em tempo real Português para Libras (linguagem brasileira de sinais usada por surdos), conseguiu que 12% dos visitantes do seu site venham do Facebook; conseguiu 8% de aumento dos downloads do aplicativo; e conseguiu 15% mais conversão através do Facebook do que em outras mídias.

Friso Gold: A empresa que criou uma comunidade de mães mexicanas, conseguiu, através do Facebook, ter a página mais popular sobre nutrição infantil em todo o mundo; conseguiu aumentar as vendas em 27%; e conseguiu ter mais 11% de alcance em relação ao público-alvo do com campanhas na TV.

J. Simões Engenharia: Através da criação de uma app através da qual os usuários podem criar o seu próprio condomínio, esta empresa cearense conseguiu obter 3 milhões de visualizações da app em 8 semanas; conseguiu 90% de crescimento no número de fãs da página em 60 dias; e conseguiu que 300 condomínios fossem criados através da app. Com a divulgação da empresa no Facebook, esta conseguiu atingir os objetivos da campanha em apenas 10 dias quando a previsão inicial era de 60 dias.

Elvis Calçados: A empresa, fundada nos anos 90 em São Paulo, conseguiu, através da utilização do Facebook e da interação com os visitantes da página, que a sua loja virtual passasse a realizar 35% das vendas a visitantes vindos da rede social; e conseguisse alcançar todas as semanas cerca de 2 milhões de potenciais clientes no Facebook. Esta empresa está no Facebook apenas desde 2012.

Multiplus: Esta rede de fidelização que permite juntar os pontos obtidos através de compras de produtos e serviços em milhares de lojas e estabelecimentos numa única conta, conseguiu 5,5x de redução do custo por cada ponto resgatado pelo Facebook; e 2x de aumento no resgate de passagens aéreas, através de notificações. Só no primeiro mês de uso do aplicativo de notificações a empresa conseguiu mais de 34.000 solicitações de passagens através do Facebook.

Hotel Urbano: A agência de turismo online conseguiu, após usar o Facebook para aumentar a base de fãs, ROI (retorno sobre investimento) de 6x através de anúncios de página com links para venda de pacotes de turismo; 30% de redução no CPA quando comparado a outras mídias; e 70% de impressões no feed de notícias.

Vigor: Através da criação dos seus vídeos sobre “amor ao pão com requeijão” e da segmentação de anúncios do Facebook, a empresa conseguiu 20% de diminuição de CPA; 5 pontos na lembrança de marca; 5 pontos de aumento da intenção de compra; e ainda 3x mais pessoas assistiram o vídeo até ao fim em comparação com outras mídias.

Ambev: A empresa de varejo conseguiu, apenas com a sua primeira campanha de publicidade no Facebook, que 76% das conversões viessem do Facebook; que 64% das conversões fossem devido ao formato de anúncio multiproduto; e 4x de ROI. Com o Facebook a empresa pôde otimizar a campanha mesmo enquanto esta estava em curso de forma a obter melhores resultados.

Pampers: A empresa aproveitou as vantagens do Facebook para divulgação do seu vídeo sobre o Dia das Mães, e conseguiu alcançar 23,6 milhões de pessoas em apenas 3 dias; conseguiu 30% mais visualizações em relação ao objetivo inicial; e conseguiu 20% mais envolvimento das pessoas num anúncio quando comparado com a média da marca.

A segmentação do público-alvo para campanhas publicitárias é uma das vantagens de ter Facebook permitindo aproveitar melhor os recursos, assim como a possibilidade de chegar rapidamente a milhões de pessoas, de atrair muitos visitantes para uma loja virtual em pouco tempo, de divulgar novos produtos através de links na página ou de anúncios, ou de interagir com potenciais clientes respondendo a dúvidas ou indicando qual o melhor produto para eles.

Leia mais vantagens e desvantagens do Facebook .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.