Vídeos das Provas do Detran – Psicotécnico

Tem vários vídeos das provas do Detran para o psicotécnico no YouTube, com dicas e exemplos de testes que os candidatos a condutores deverão passar para serem aprovados. Escolhi esse abaixo com várias dicas, ele mostra, entre outras coisas, como fazer o teste que tem a imagem do cavalo sem rabo:

Dicas para o exame psicotécnico do Detran

Transcrição do vídeo usando o programa Express Scribe:

Olá, estamos aqui num novo vídeo com dicas e informações de utilidades para todos. E nesse vídeo aqui vamos falar um pouco sobre dicas para o psicotécnico do DETRAN. Pois quem está fazendo a carteira de habilitação pela primeira vez vai ter que enfrentar o teste de psicotécnico ou exame de psicotécnico, como preferirem, e não tem jeito, tem que fazer esse teste para conseguir avançar o próximo nível que é começar a fazer as aulas práticas na autoescola.

Pois bem, quando o assunto é psicotécnico Detran tem muita gente que fica com medo, dúvidas, mas o negócio não tem muito segredo, não. O psicotécnico do Detran é importante porque é avaliado se você tem condições psicológicas de dirigir um carro, vão verificar nesse teste também se você tem algum tipo de ansiedade, enfim; um teste também parecido com esse mas talvez um pouco diferente é usado para quem quer ter porte de arma para ver se a pessoa tem condições de ter uma arma para ver se não vai fazer bobagem, digamos assim, com uma arma, para ver se ela tem condições psicológicas, e um carro também, a gente sabe que, se mal usado, é uma arma também na mão de quem não tem condições de dirigir.

Pois bem, então vamos diretos ao assunto. Para você que vai fazer o teste psicotécnico a primeira dica que eu deixo é manter a calma, é como em qualquer outro teste, é normal as pessoas terem um pouco de ansiedade, de nervosismo e isso acaba prejudicando, é importante manter a calma, pois você sabe, e você com certeza vai estar atento na autoescola também, nas aulas teóricas, alguma informação a respeito do psicotécnico, do que se trata, por isso é importante manter a calma, você sabe, não tem que estudar muito nada, não é?

É só manter a calma e fazer as questões conforme o enunciado. Por isso é importante ler com atenção a descrição de cada questão, o que cada questão está pedindo, não é? Não se afobar, leia com calma, não vai ficar perdendo muito tempo, não é? Leia com calma que vai correr tudo bem, e emendando a questão que eu comentei apesar de ter de ler com calma todas as questões, enfim, em caso de dúvida não perca tempo, vá para o próximo, se tem um desenho lá meio estranho, alguma coisa estranha que você, sei lá, não tem a noção do que fazer, não perca tempo, vá para o próximo que o tempo é curto e para tirar muitas questões, entendeu?

Aqui, aproveitando, vou dar um exemplo de questão que cai no psicotécnico, um exemplo clássico de questão, qual a parte que está faltando nesse desenho? [desenho do cavalo sem rabo] Tem um rabinho, uma cabecinha, e duas patas. Claro, vendo os exemplos claro que está faltando o rabo. E esse é um exemplo do que pode cair, de questões similares, como as questões também podem mudar de tempos em tempos, isso é só um exemplo para ter uma ideia do tipo de questão que cai no psicotécnico, ok?

É algo muito importante no psicotécnico também, e provavelmente vão pedir que se desenhe alguma coisa, tá? Então é muito comum pedir uma paisagem, uma casa, um homem, enfim. Nesse caso – até deixei em vermelho – atenção aos detalhes do desenho. Quando o assunto é desenho psicotécnico não precisa ser um artista, entendeu? Só que o desenho precisa ter lógica, tá?

Por exemplo, se vai fazer uma paisagem, não esqueça de desenhar o chão, o chão fica numa linha. Vai ter uma casa? Não esqueça de fazer a casa em cima do solo; como é que a casa vai ficar? Vai ficar voando? Não tem lógica, entendeu? É isso que eu estou falando. Vai fazer uma casa, faz um risco primeiro, de ponta a ponta, desenha a casinha bem certinha em cima do solo, a casa não pode estar voando; se vai desenhar uma árvore, a árvore não pode estar voando também, tem que estar grudada no solo, depois desenhe o céu, faça algumas nuvens, o sol, esses detalhes.

São detalhes simples, mas importantes no caso do psicotécnico. Por exemplo, se vai desenhar um homem não esqueça de desenhar as mãos dele, os olhos, os dedos, dois olhos, (os dedos, no caso, cinco em cada mão,) pés, pescoço, etc. Eles não vão avaliar a sua habilidade de desenhar mas se você está bem, se tem lógica o seu desenho, se esse homem tem, digamos, cinco dedos; um homem com saúde tem cinco dedos, dois olhos, um nariz, a boca. São esses detalhes, ok?

Fora isso, vai sem esse trauma aí, não fique se encanando muito com o teste, não, lá é tranquilo, é só manter a calma. Isso é importante, manter a calma, porque às vezes o que atrapalha muito os candidatos a um teste psicotécnico – conversando com quem não foi aprovado – é que ficou nervoso ou nervosa e acabou dando branco, acabou não passando o teste psicotécnico, ok, pessoal?

Espero que essas dicas, apesar de simples, são fundamentais, não vou-me alongar muito para não ficar longo o vídeo, e espero que tenha ajudado, que já dá para refletir um pouquinho sobre o teste psicotécnico que é aplicado pelo Detran, e aproveitando vou deixar aqui um link no finalzinho para um vídeo explicando alguns desenhos de lógica para você saber da continuidade nos desenhos que também é muito cobrada no psicotécnico. Ok, pessoal? Espero que tenham gostado do vídeo e até à próxima. Tchau, tchau!

Leia também sobre o Teste Psicotécnico DETRAN .

 

Um pensamento em “Vídeos das Provas do Detran – Psicotécnico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.